Pressão Bocal x Lábios

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

Pressão Bocal x Lábios

Mensagem por AndersonAndrade » 19 abr 2011, 16:57

Olá amigos,

Estou com uma dúvida em relação à pressão do Bocal que é exercida sobre os lábios. Li alguns estudos que desaconselham totalmente qualquer tipo de pressão. Farkas inclusive indica em seu livro que o trompista ao final de uma peça não pode ter marca alguma do bocal nos lábios.

Outros estudos indicam que uma leve pressão nos lábios ajuda a fechar hermeticamente os lábios impedindo qualquer saída de ar involuntária.

No meu caso, termino meus treinos com uma bela marca nos lábios. Por vezes até um pouco dolorido. Mas não consigo tirar notas agudas sem pressionar o bocal ao lábio, ou seja, no meu caso as marcas e a forte pressão são inevitáveis.

Será que estou totalmente errado e devo rever meus conceitos? Estou realmente preocupado...

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Pressão Bocal x Lábios

Mensagem por rmatosinhos » 19 abr 2011, 21:33

A pressão pode ou não ser um problema.
Caso a pressão impossibilite que toque notas no registo agudo é um problema, se não provocar dano é aceitável.
Para melhor se definir o ideal é utilizar a palavra pressão para tudo aquilo que é em excesso e tensão para definir a força necessária para selar hermeticamente os lábios.
Os estudo não são conclusivos relativamente essa temática pois já fizeram testes em laboratório com grandes instrumentistas e de facto alguns aparentam não fazer pressão nenhuma e de facto fazem mais do que a média.

Artigos publicado na revista New Scientist em 1986 abordam esta temática.
Há pessoas que necessitam de maior tensão e outras de menor tensão.
Cuidado com o mito de tocar sem tensão nenhuma na embocadura.
Existem alguns equipamentos que podem ser utilizador para reduzir a pressão utilizada e transformar numa tensão útil.
Imagem
Usado com moderação especialmente durante o aquecimento este pode ajudar a reduzir a pressão da embocadura. Contém uma rosca com a qual se ajusta o nível de pressão permitido. Começando na pressão máxima e reduzindo todos os dias um pouco, poderá ser útil, mas este equipamento mal utilizado pode ter efeitos adversos.

Um bom exercício para reduzir a pressão passa por fazer os exercícios de aquecimento todos os dias sem utilizar o dedo mindinho.
Desta forma, caso exerça demasiada pressão a mão vai escorregar. Após o aquecimento retome a sua posição habitual, caso contrário pode começar a ficar com demasiada tensão no pulso esquerdo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Pressão Bocal x Lábios

Mensagem por Gil Brasil » 20 abr 2011, 00:06

A Paz de Deus, Anderson.

Olha, não esqueci daquela nossa conversa não, é que o Adriel tá difícil de achar por esses dias.

Sobre a pressão dos lábios, creio ser uma característica de cada trompista.
Deve existir uma pressão moderada no bocal, para evitar perda de ar tanto pelas laterais quanto por cima e embaixo, bem como para te dar sustentação junto ao bocal.

Quando você cita Farkas, me parece que não é bem assim: o bocal não deve marcar a boca do trompista conforme o uso do bocal ao longo do tempo, ou seja, se consolida uma marca na boca, bem diferente da marca que fica nos lábios após tocar um concerto, uma apresentação, ou um ensaio cansativo. Principalmente, quem tem lábios e pele mais clara, é evidente que o exercício vai exigir mais circulação sanguínea na boca, e isso deixará uma marca por alguns minutos, é normal.

De fato, quem tem embocadura não consolidada, ou seja, aqueles que praticam/tocam poucas vezes e pouco tempo por semana, evidentemente terão maiores problemas com lábios inchados, cansados, vermelhos, marcados após tocar, tanto nas notas agudas como nas graves, pois que a embocadura não está fortalecida e isso causa dores, cansaço e inchaço. Caso contrário, se o músico exagera na prática/apresentações, os lábios certamente sofrerão danos também pelo excesso de trabalho.

Em relação às notas agudas, quem tem embocadura insuficiente tende a apertar os lábios contra o bocal, o que dá certo até determinado momento, pois isso gerará um mau hábito. Não é colocando pressão exagerada que se toca notas, a questão reside, como explanou Matosinhos, na tensão dos lábios, o que significa fechá-los um contra o outro de maneira a conseguir a exata abertura para alcançar cada nota pretendida.

Não se pode esquecer que tocar notas agudas envolve mais elementos, tais como o volume, velocidade e distribuição de ar, trabalho muscular abdominal e atenção aos movimentos e à tensão dos lábios. E, claro, notas agudas demandam treino, embocadura, ritmo, constância. Sem esses ingredientes duvido que alguém consiga tocar notas agudas satisfatoriamente.

Abraços.
Gil Brasil

AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

Re: Pressão Bocal x Lábios

Mensagem por AndersonAndrade » 20 abr 2011, 14:17

Obrigado pela orientação Senhores.

Amém Gil. Não esqueci não. Já estamos formando comitiva aqui :-)

Ainda sobre a pressão, vou tentar diminuir conforme vossas orientações. Sinto que me ajuda ao tocar agudos, porém me prejudica no que diz respeito à cansaço. Depois de 1h até 1h30min de treino ou ensaios, não consigo mais articular o conjunto lábios/Mandibula (Elas não me obedecem :-( ). E para não deixar tocar, fico na soprano uma oitava abaixo. Por incrível que pareça, isso me ajuda a descansar.

[]'s.

Anderson

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Pressão Bocal x Lábios

Mensagem por Gil Brasil » 20 abr 2011, 14:28

Anderson, é isso mesmo que se faz quando se cansa, alterne em outra parte momentaneamente, se possível.

Segundo o prof. Gilberto Spíndola, é isso que ele faz quando cansa, o que eu também passei a fazer e recomendo a outros trompistas que tenham esta alternativa. No entanto, não devemos tornar isso um hábito, é sempre recomendado tocar na sua parte, no seu caso, no contralto.

Particularmente te recomendo tocar no tenor para descanso, pois trabalha com notas mais próximas do contralto que o soprano, o que também te proporciona experiência em clave de Fá.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes