Embocadura para vários bocais

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Embocadura para vários bocais

Mensagem por celsojr » 04 set 2011, 20:49

É possível adquirir embocadura para vários bocais, afim de obter várias cores de som e facilidades para regiões grave, média e aguda? O que poderia ser observado para isso, por exemplo, a largura do copo (cup) ser a mesma, só mudar a profundidade, ou poderia mudar toda a especificação do bocal, ou não é aconselhável variar de bocal sempre?
Vi nos índices do forum audio e vídeo que David Guerrier toca trompa natural e trompete.
Grato.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura para vários bocais

Mensagem por rmatosinhos » 04 set 2011, 22:55

sim e não.
Habitualmente é recomendado que se use sempre o mesmo bocal. Com um bom conhecimento de como a sua embocadura é possível utilizar um anel e diferentes copos.
Existem alguns casos especiais que trocam de bocal e de instrumento. Esses são casos muito especiais, autenticos aliens vindo de outro mundo. Para os restantes, comuns mortais residentes no planeta terra o ideal é utilizar um único bocal.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Embocadura para vários bocais

Mensagem por celsojr » 05 set 2011, 00:40

Estou "importando" 4 bocais para testar qual eu irei me adaptar melhor, ao invés do standard da hans hoyer que tenho, e me perguntei: Por quê não usar todos? Muito obrigado pelo conselho. Grato.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura para vários bocais

Mensagem por Gil Brasil » 05 set 2011, 03:27

A Paz de Deus, Celso.

Arkady Shilkloper toca vários intrumentos, entre eles, trompa de rotores, trompa dos Alpés, trompa natural, flugelhorn, num mesmo concerto.
O tópico Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura? é interessante.

A maioria diz que trocar de bocal sempre não é bom negócio para um mesmo instrumento.
Na minha opinião, tocar dois instrumentos com qualidade total talvez seja um problema, pois se dedicar a dois intrumentos demanda muito tempo e técnicas bastante diferentes. Agora, se um for o principal e o outro for apenas um hobby, ou um recurso, não vejo problemas, estou com a trompa e um flugel, e não vejo problemas, apenas é preciso saber dividir as coisas.

Sei de um trompista que sempre tem dois bocais para tocar, alternando-os num mesmo concerto, mas reclamou que tem dificuldades acima do Dó4. Não acho que trocar de bocal sempre irá ajudar, pois o principal é descobrir seu perfil e focar em um bocal adequado a este perfil e ao que pretende de som: tem gente que prefere mais escuro, outros mais brilhante, outros gostam da trompa grave, outros da aguda, uns querem facilidade de conseguir a nota, outros querem melhor projeção e mais opções técnicas, é como carro, cada um tem suas características, preços, prós e contras.

Num só bocal é impossível achar todas essas combinações, há que se escolher um estilo e aprofundar nele até ter certeza que é aquilo que deseja para si.

Gil Brasil
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes