Bocal Iniciante, qual usar?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
abner5687
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 set 2011, 00:07

Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por abner5687 » 20 set 2011, 13:14

Bom dia, sou estudante de trompa....
Preciso de um bocal que me auxilie nos agudos, com bordas maiores, o copo pode ser menor...
Alguma sugestão?
abraço
:-"

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por Gil Brasil » 20 set 2011, 18:30

Primeiro, não existe bocal que atenda todos os interesses.

Se quiser somente alcançar os agudos, pura e simplesmente, deve optar por um bocal com copo raso, furo pequeno (entre 4 e 4,6 mm), diâmetro interno não muito grande (isso depende do perfil físico, sobretudo da espessura dos lábios). Conseguirá um som fácil, agudo, rápido, resistente, mas em contrapartida o som perderá estabilidade, projeção, flexibilidade e massa sonora escura, ou seja, seu som será mais brilhante do que escuro.

Sugestões (não necessariamente nesta ordem):
- Josef Klier (JK), das linhas M e K, com modelo terminados em CM, DM, EM e FM e CK, DK, EK, FK.
- Stork, linhas Studio Master (tem furos de 3,57 e 3,65 mm) e Orval (furo de 4,64 mm, não tem bordas muito largas)
- Marcinkiewicz: modelos 15 e 17.
- Denis Wick: 7, 7N, 6, 6N e a linha Paxman (menos DWPAX 4).

Evidente que há outros muitas marcas de bocais excelentes, mas que me veio à cabeça agora são esses. Tenho certeza que estará bem servido.

Abraço.
Gil Brasil

MLopes
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 11 nov 2011, 02:13

Re: Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por MLopes » 04 dez 2011, 18:34

Ola
Dentro do que o colega perguntou, tenho uma duvida sobre a classificação dos bocais JK,