Bocal Iniciante, qual usar?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
abner5687
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 set 2011, 00:07

Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por abner5687 » 20 set 2011, 13:14

Bom dia, sou estudante de trompa....
Preciso de um bocal que me auxilie nos agudos, com bordas maiores, o copo pode ser menor...
Alguma sugestão?
abraço
:-"

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por Gil Brasil » 20 set 2011, 18:30

Primeiro, não existe bocal que atenda todos os interesses.

Se quiser somente alcançar os agudos, pura e simplesmente, deve optar por um bocal com copo raso, furo pequeno (entre 4 e 4,6 mm), diâmetro interno não muito grande (isso depende do perfil físico, sobretudo da espessura dos lábios). Conseguirá um som fácil, agudo, rápido, resistente, mas em contrapartida o som perderá estabilidade, projeção, flexibilidade e massa sonora escura, ou seja, seu som será mais brilhante do que escuro.

Sugestões (não necessariamente nesta ordem):
- Josef Klier (JK), das linhas M e K, com modelo terminados em CM, DM, EM e FM e CK, DK, EK, FK.
- Stork, linhas Studio Master (tem furos de 3,57 e 3,65 mm) e Orval (furo de 4,64 mm, não tem bordas muito largas)
- Marcinkiewicz: modelos 15 e 17.
- Denis Wick: 7, 7N, 6, 6N e a linha Paxman (menos DWPAX 4).

Evidente que há outros muitas marcas de bocais excelentes, mas que me veio à cabeça agora são esses. Tenho certeza que estará bem servido.

Abraço.
Gil Brasil

MLopes
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 11 nov 2011, 02:13

Re: Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por MLopes » 04 dez 2011, 18:34

Ola
Dentro do que o colega perguntou, tenho uma duvida sobre a classificação dos bocais JK,
eu tenho um 01DM, o numero 01 eu sei o que é, mais as letras não sei!? :-k ](*,)
Estou querendo mudar para um bocal menor(o JK 1), só que não sei o que significam as letras e no que elas influenciam
se puder me ajudar ficarei muito grato.

Desde já agradeço a que se disponibilizou a me responder
Fiquem na paz!!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por rmatosinhos » 04 dez 2011, 20:18

Relativamente à pergunta do Mlopes, este tópico explica como funcionam os bocais JK.

Já no que diz respeito à questão que dá origem ao tópico, "Bocal Iniciante, qual usar?" colocada pelo abner5687...
Quando diz Bocal iniciante, penso que começou a tocar trompa à pouco tempo. Assim sendo recomendo que passe por uma loja de instrumentos e experimente alguns bocais médios, nem muito grandes, nem muito pequenos. Os extremos são sempre muito complicados e poderão trazer-lhe sérios problemas. o bocal deverá ser confortável, mas isso não tem que ver com o modelo.
É um pouco como experimentar sapatos: um posso dizer com muita convicção que estes são os melhores sapatos do mundo, se os experimentar poderá achar absurdo, porque não lhe servem :D
Assim sendo deverá desenvolver os músculos da sua embocadura e à medida que evoluir aí poderá fazer uma escolha mais acertada, caso contrário poderá cair no erro de andar sempre a trocar de bocal, pois este ajuda num aspecto e aquele ajuda noutro aspecto...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Bocal Iniciante, qual usar?

Mensagem por Gil Brasil » 05 dez 2011, 17:44

MLopes Escreveu:Ola
Dentro do que o colega perguntou, tenho uma duvida sobre a classificação dos bocais JK,
eu tenho um 01DM, o numero 01 eu sei o que é, mais as letras não sei!? :-k ](*,)
Estou querendo mudar para um bocal menor(o JK 1), só que não sei o que significam as letras e no que elas influenciam
se puder me ajudar ficarei muito grato.

Desde já agradeço a que se disponibilizou a me responder
Fiquem na paz!!
MLopes, primeiro veja a anatomia de um bocal.

Imagem

Quanto aos bocais Josef Klier (ou simplesmente JK), as letras simplesmente significam o tamanho do furo e da profundidade do copo dos bocais.
O furo é a passagem de ar no fundo do copo (taça), antes do cano final que encaixa no leadpipe da trompa. Furo maior = melhor para notas médias e graves; furo menor = melhor para notas agudas e agudíssimas.
Quanto mais profundo o copo (taça) mais escuro e projetado o som e mais propício para notas médias e graves. Quanto mais raso, melhor nos agudos, porém perde-se projeção e som escuro, tornando o som mais brilhante, em alguns casos, espremido, dependendo do gosto do trompista.


Toda a linha W01 tem diâmetro interno de 18,5 mm; linha 1 de 18 mm, linha 2, de 17,5 mm e assim por diante até a linha 4, com 16,5 mm.
Todos os bocais em que constam a letra A tem furo de 4,8 mm (e copo muito profundo); B = 4,6 mm (e copo muito profundo); C = 4,4 mm (e copo profundo); D = 4,2 mm (e copo médio); E = 4,0 mm (e copo raso); F = 3,8 mm (e copo muito raso).
Tudo que contiver a letra K é a linha mais tradicional da JK, que tende a ter som mais escuro e melhor desempenho em notas médias e graves.
Tudo que contiver a letra M é uma linha alternativa, que tende promover um som mais brilhante e específico para algumas dinâmicas.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes