Posiçoes da boca na Flexibilidade

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Posiçoes da boca na Flexibilidade

Mensagem por brenda » 30 set 2011, 20:27

Ola eu estava vendo um Masterclass de um trompista que dizia que quando fazemos o exercicio de flexibilidade temos que mexer nossaa boca pensar em Ó quando for mais grave e em E medio e I agudo so que no video eu vi o trompista mechendo a boca na hora de mudar do Fa no 1 espaso da clave de sol para o La do segundo espaco ele meche a boca quando sobe e dece isso e correto?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posiçoes da boca na Flexibilidade

Mensagem por rmatosinhos » 01 out 2011, 11:38

Existem 2 abordagens: com ou sem movimento. Em cada uma das vertentes há trompistas a comprovar a sua eficácia. Preferencialmente sem mudança. Se esta tiver que existir, nesse caso trabalhar para que nao exista quebra no volume sonoro, timbre ou articulação.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Posiçoes da boca na Flexibilidade

Mensagem por Gil Brasil » 01 out 2011, 18:35

Brenda, no meu caso, ficar pensando em vogais na hora de tocar não me ajuda muito, já que os movimentos me parecem naturais quando tocamos a trompa. Apenas as consoantes D e T me fazem sentido em se tratando de tocar mais suave e legato (D) ou mais stacatto (T).

Quanto a mover os lábios, li num método de trompa que se deve apenas mexer o maxilar inferior (mandíbula) para alternar notas graves, médias e agudas. Se está na região aguda, apenas desça o maxilar um pouco para alcançar notas médias, e para as graves, baixe ainda mais, mas nunca ficar alternando os lábios. O maxilar é o segredo de alternar notas sem perder a embocadura.
Gil Brasil

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Posiçoes da boca na Flexibilidade

Mensagem por brenda » 02 out 2011, 03:38

entendi... Brigadu ajudo muuito haha

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes