Sib Fa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Sib Fa

Mensagem por hugoleo » 11 out 2011, 13:24

Existe uma possibilidade de uma trompa em fa /si b virar Sib/fa ?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Sib Fa

Mensagem por rmatosinhos » 11 out 2011, 17:48

Sim, dependendo do tipo de instrumento, mas habitualmente sim.
Se o método de ligação das chaves for mini-ball ou com parafusos, habitualmente é só uma questão de desapertar um parafuso e apertar no parafuso ao lado.
Algumas marcas de trompas (como o caso da holton) fazem uma espécie de guerrilha de marketing em que apenas possibilitam inverter instrumentos de gama mais alta (a diferença é um parafuso apenas...)

Se a trompa utiliza fios, ainda mais fácil...

O processo é similar, mas tem a vantagem que, mesmo que a sua trompa não possibilite de fabrica inverter o sentido, tem sempre a possibilidade de fazer uma volta diferente no fio sem fazer o tradicional "8".

É dificil explicar pois cada instrumento tem uma mecânica diferente, mas se não conseguir, certamente um técnico de uma casa de instrumento fará isso em menos de um minuto (ou um pouquinho mais de for uma trompa com fios).
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Sib Fa

Mensagem por hugoleo » 11 out 2011, 18:06

a minha e uma dolphin tem esse sistema de parafuso sim meu amigo falo que é so inverter uma coisa q a dele e a mesma e ele fez isso so q eu nao tava botando muita fe hasuhsahuhas entao vou fazer hehe e mais facil pramim obrigado

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: Sib Fa

Mensagem por Marcelino » 24 out 2011, 15:40

Verifiquei várias chinesas que possibilitam esta mudança. :rolleyes:

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Sib Fa

Mensagem por hugoleo » 24 out 2011, 17:59

sim sim, eu mudei pois nao gostei o som em si b nao tem tanta qualidade como o som, em fa entao voltei ela e estou aprendendo a tocar em fa mesmo aos pocos

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Sib Fa

Mensagem por mapereira » 05 nov 2011, 20:31

Na trompa Si bemol tem dia que o som sai bem metálico, outro dia tá um pouco aveludado, isso depende de vários fatores, mas o som em Si bemol é um som bonito. Minha trompa é em Si bemol.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 12 visitantes