Mudança de notas

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Mudança de notas

Mensagem por brenda » 25 out 2011, 23:30

oii gente tudo bem, eu dizer que quando eu estou tocando na regiao do fa3 pro fa 4 quando vou fazer uma mudança de fa3 para do e outras notas escroca demais e nao sai as notas eu nao sei explicar muito bem oque acontece tipo minha boca falha e eu nao consigo tocar, e quando eu vou tocar as musicas acontece muito disso porem quando estou fazendo escalas nao acontece oque pode estar havendo ?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Mudança de notas

Mensagem por rmatosinhos » 26 out 2011, 09:05

Provavelmente está a haver uma mudança excessiva de pressão entre as duas notas e a embocadura fecha.
Quando faz escalas vai aumentado gradualmente a tensão da embocadura e esta não fecha tão facilmente. Uma possível solução passa por estudar intervalos de de tamanho crescente. Por exemplo meios tons, depois passar a escalas maiores, arpejos e só finalmente o salto de oitava.
Há um exercício que costumo fazer com os meus alunos que passa por fazer intervalos simétricos originados a partir da divisão de uma oitava em partes iguais. Este exercícios é ao mesmo tempo mental (pelas notas enarmónicas) e físico ,com a vantagem de os intervalos serem sempre iguais.

No exemplo apresentado referia-se a Fá...

Divisão da oitava em 12 partes iguais (2ª menor) "fá, fá#, sol, sol#, lá, lá#, si, do, dó#, ré, ré#, mi, fá"
Divisão da oitava em 6 partes iguais (2ª maior) "Fá, sol, lá, si, dó#, mib, fá"
Divisão da oitava em 4 partes iguais (3ª menor) "Fá, láb, si, ré, fá"
Divisão da oitava em 3 partes iguais (3ª maior) "Fá, lá, dó#, fá"
Divisão da oitava em 2 partes iguais (4ª aumentada) "Fá, si, Fá"
E finalmente a famosa oitava "Fá-fá"

Um efeito parecido acontece se for numa escada ou tapete rolante a correr e de repente a escada terminar...
Assim que os seus pés pisam o primeiro o primeiro degrau após a escada rolante, como à velocidade de corrida se adicionava a velocidade da escada, o seu corpo vai ser projectado para a frente e com o desequilíbrio pode cair...
O que é feito com o exercícios acima é começar com um intervalo pequeno e aumentar gradualmente, mas sempre em partes iguais, para "não cair da escada".
Outra hipótese para ajudar passa por utilizar diferentes comprimentos de tubo escolhendo um tubo maior para a nota mais grave.
Ex:
Fá3 (F1)- Fá4 (1) ou Fá3 (2•3) - Fá4 (0)
Desta forma funciona como a metáfora da escada rolante, mas desta vez ao entrar na escada: como o tubo fica mais curto na segunda nota, se soprar da mesma forma para as duas notas, a velocidade do ar vai aumentar na nota mais aguda pois o tubo é mais curto. E não é apenas um pouco mais curto, uma vez que a diferença de tubo ente uma dedilhação da trompa fá e a mesma dedilhação na trompa sib é de cerca de um metro!!!!

Finalmente, se a oitava for tocada com sucesso mas fique curta (com a nota mais aguda demasiado baixa), uma escolha de dedilhações diferentes poderá ajudar, por exemplo Fá3 (2•3) - Fá4 (1)
A dedilhação 2•3 corresponde ao 5º harmónico da trompa fá# que é 14 cents mais baixo enquanto a dedilhação 1 corresponde ao 9º harmónico que é 2 cents mais alto em comparação a uma afinação temperada.
Ao baixar a nota mais grave e subir a nota mais aguda, vai aumentar o tamanho da oitava e vai dar uma ajudinha à sua embocadura que não necessita de trabalhar tanto.
À medida que evoluir no estudo da trompa e a sua embocadura se fortalecer, vai ser mais fácil fazer o salto de oitava mesmo que seja dentro da mesma série de harmónicos. Porém, no final de um concerto, quando o cansaço for muito, o conhecimento de diferentes dedilhações podem ser uma ajuda preciosa para afinar e tocar os saltos com maior facilidade.
Há um capítulo relativo às diferentes dedilhações possíveis para a mesma nota no Guia de Bolso da Trompa
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes