Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por hugoleo » 30 out 2011, 16:05

Qual é a Diferença de uma TROMPA normal e uma Wagneriana ?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Diferenças

Mensagem por rmatosinhos » 30 out 2011, 23:25

[Moderação:] Tópico movido para a secção de dúvidas
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Diferenças

Mensagem por rmatosinhos » 30 out 2011, 23:30

Imagem
Não se chama trompa wagneriana mas sim tuba wagneriana.

Tuba por ter um formato de uma tuba, apesar de ser tocada por trompistas.

É um instrumentos idealizado por wagner para estabelecer uma ligação entre os metais
Há tubas wagnerianas em fá em sib e em fá/sib tal como uma trompa.
A forma de tocar é igual o som esse, fica ligeiramente diferente.

Neste site poderá encontrar mais informação àcerca do instrumento
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferenças

Mensagem por mapereira » 05 nov 2011, 20:19

Nosso amigo Guira aqui do Fórum toca a tuba wagneriana e pode te dar mais detalhes, mas essa confusão do nome entre trompa ou tuba wagneriana existe bastante. Penso que essa tuba deve ser muito boa para tocar o tenor, sem ter que se preocupar com mão na campana.

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferenças

Mensagem por guira » 20 ago 2012, 18:10

Opa.
Realmente ela é boa para tocar tenor, mas gosto de tocar o baixo e principalmente o contralto, fica muito linda.
Ela tem mais para um Trombone baixo, qdo faz o Tenor/Baixo.
Além de ser bem mais fácil tocar forte, todavia, o tocar piano não é dificil.
Wagner teve a ideia pois achava que faltava algo entre os trombones e as trompas, assim criou essa Tuba Wagneriana.
Essa tuba fica muito linda qdo tocada ao lado dos Eufônicos, vulgos, bombardinos.

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Diferenças

Mensagem por jacksond » 20 ago 2012, 19:17

ApdD Guira, tem um irmão aqui na minha comum, ele toca trombone, que queria pegar um trombonito por ser mais leve, segundo ele.

O irmão ja passou dos sessenta e queria um instrumento mais leve, sera que essa tuba wagneriana seria uma boa pedida perante ao trombonito, ou o irmão sugere a trompa de marcha?

Deus abençoes.

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferenças

Mensagem por guira » 21 ago 2012, 18:44

Bom essa tuba wageriana usa a embocadura de trompa, pois na verdade é uma trompa, todavia, quem toca trombone vai conseguir tirar um som dela.
Como ela dá para apoiar na perna talvez fique mais leve para ele tocar, todavia acho que ela é mais pesada para carregar.

A Trompa de marcha tb usa a emboca dura de trompa, por ser trompa, para vc ter uma idéia eu toco em todas as trompas com o mesmo bocal, eu uso um Vincent Bach 11 em todas elas, ou seja, eu mudo o instrumento mas não mudo o bocal ,kkk.

Essa trompa de marcha não sei se para segurar seria mas leve, todavia eu acho que trompa de marcha para segurar mais desequilibrada, pelo menos o modelo que eu quis,segue o link:
http://www.ebay.com/itm/Schiller-Field- ... 6rk%3D1%26

Como ele já toca o trombone(caso seja em dó) eu sugeria um trombonito ou um trombone menor em dó, caso o trombone dele seja em sib, não creio que haja trombonito em sib, eu acho.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferenças

Mensagem por mapereira » 21 ago 2012, 21:54

Paz de Deus para todos
O correto da Wagneriana não seria entre as tubas e trompas ao invés de estar entre trompas e trombones?
Na minha comum os bombardinos fazem o baixo, o que dá dó, porque o tenor do bombardino é muito bonito, no baixo ele é engolido pelas tubas.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças

Mensagem por Gil Brasil » 21 ago 2012, 23:42

guira Escreveu:Bom essa tuba wageriana usa a embocadura de trompa, pois na verdade é uma trompa, todavia, quem toca trombone vai conseguir tirar um som dela. Como ela dá para apoiar na perna talvez fique mais leve para ele tocar, todavia acho que ela é mais pesada para carregar.
A Trompa de marcha tb usa a emboca dura de trompa, por ser trompa, para vc ter uma idéia eu toco em todas as trompas com o mesmo bocal, eu uso um Vincent Bach 11 em todas elas, ou seja, eu mudo o instrumento mas não mudo o bocal ,kkk.
Essa trompa de marcha não sei se para segurar seria mas leve, todavia eu acho que trompa de marcha para segurar mais desequilibrada, pelo menos o modelo que eu quis,segue o link:
http://www.ebay.com/itm/Schiller-Field- ... 6rk%3D1%26
Como ele já toca o trombone(caso seja em dó) eu sugeria um trombonito ou um trombone menor em dó, caso o trombone dele seja em sib, não creio que haja trombonito em sib, eu acho.
Então, guira, é exatamente isso, a trompa de marcha nada mais é que uma trompa com formato diferente, com o mesmo comprimento de tubo, no seu caso, da trompa Sib e por isso mesmo, pode-se usar o mesmo bocal. O que difere é a postura do trompista, que deve segurar o peso na horizontal, e a impossibilidade de usar a mão direita na campana.

Existe a trompa de marcha como a sua, que somente vi da Schiller (é muito diferente mesmo!!), e a outra versão (mais comum) do tipo melofone ou trombone de marcha.

No caso do irmão do trombone, tem o Sib (mais longo e mais pesado) e o Dó (mais curto e mais leve). Existe sim trombonito em Sib, aliás eu acho que a Weril não mais fabrica em Dó. Recentemente, juntamos uma turma de irmãos para doar um para um irmão, pois o dele estava muito detonado. O trombonito da Weril é fabricado pela Dynasty Band (EUA), vem afinado em Sib e tem as opções de laqueado ou niquelado.
Gil Brasil

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Diferenças

Mensagem por jacksond » 22 ago 2012, 15:22

jacksond Escreveu:ApdD Guira, tem um irmão aqui na minha comum, ele toca trombone, que queria pegar um trombonito por ser mais leve, segundo ele.

O irmão ja passou dos sessenta e queria um instrumento mais leve, sera que essa tuba wagneriana seria uma boa pedida perante ao trombonito, ou o irmão sugere a trompa de marcha?

Deus abençoes.

quando eu disse "pesado" eu queria dizer no soprar do instrumento, rsrs

não me expressei de form clara, os irmão me perdoem, rs

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferenças

Mensagem por guira » 22 ago 2012, 18:28

kkkkkkkk, nesse caso só ele fazendo o teste pessoalmente com a Tuba Wagneriana ou Trompa de Marcha.

Poderia pedir para ele soprar na trompa sem a mão na campana e ver o que ele sentiu ???

O trombone dele é em dó ou em Sib, sendo em Sib é o curto ou aquele grandão ??

Bom os trombones novos geralmente é mais leve para o sopro, pois o metal é mais fino (principalmente os chineses kkk)

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Diferenças

Mensagem por Eliabe Alamo » 23 ago 2012, 03:01

kkkkkkkkkkkkkk verdade guira, a weril está fazendo o mesmo com as trompas, está parecendo papel... rsrrsrs
vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Diferenças

Mensagem por jacksond » 23 ago 2012, 14:56

Caros irmãos, será que um bocal não resolveria o caso do trombone mesmo? por exemplo, um bocal com a garganta mais aberta em forma de v.

O trombone dele é um weril curto em do, o bocal é um adaptado, fabricação caseira, rsrs

Ontem fui na escolinha, mas ele não foi, não teve jeito dele experimentar a trompa.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças

Mensagem por Gil Brasil » 23 ago 2012, 17:01

mapereira Escreveu:Paz de Deus para todos
O correto da Wagneriana não seria entre as tubas e trompas ao invés de estar entre trompas e trombones?
Na minha comum os bombardinos fazem o baixo, o que dá dó, porque o tenor do bombardino é muito bonito, no baixo ele é engolido pelas tubas.
Concordo plenamente. Bombardinho no tenor fica muito bom, fazendo o baixo desaparecem.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças

Mensagem por Gil Brasil » 23 ago 2012, 17:08

jacksond Escreveu:Caros irmãos, será que um bocal não resolveria o caso do trombone mesmo? por exemplo, um bocal com a garganta mais aberta em forma de v.

O trombone dele é um weril curto em do, o bocal é um adaptado, fabricação caseira, rsrs

Ontem fui na escolinha, mas ele não foi, não teve jeito dele experimentar a trompa.
Jackson, permita-se palpitar. O bocal realmente faz diferença, mas o instrumento também.

Meu sogro toca trombone em Dó, Weril Rex, antigo, e ele me reclama que o trombone dele é duro, difícil de dominar. Talvez a antiguidade do trombone do irmão citado também traga essa dificuldade.

Pois bem: na minha opinião, o trombonito tem curvas mais fechadas em sua construção do que o trombone, que tem voltas muito mais suaves e longas. Em teoria, o trombonito não é mais leve (fácil) para tocar do que o trombone. Talvez seja o caso de que o trombone dele seja muito antigo e tenha realmente problemas para tocá-lo, a exemplo do meu sogro.

Trocar bocal parece ser um primeiro passo importante, pois se melhorar o desempenho já se descobriu o problema. Caso não melhore, o defeito é do instrumento.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes