"Assovio" nos agudos...

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

"Assovio" nos agudos...

Mensagem por celsojr » 06 nov 2011, 15:46

Caros colegas, após experimentar vários bocais, seguindo orientação do matosinhos, escolhi um, o Stork Myers 7, furo 5,1mm, ao invés de ficar trocando a toda hora de bocais.

[-X Um parênteses: "Como um bocal novo nos dá a sensação de melhora por +/- 4 dias, então a cada quatro dias eu trocaria de bocal, ficando com a sensação de tocar bem... :oops: :tr1: :axe: "

Com este bocal Myers, está me acontecendo algo estranho, quando vou da região intermediária para a aguda aparece um assovio junto às notas, como se fosse uma rádio a sintonizar. Não estou conseguindo resolver isso, e peço ajuda no que pode ser e como resolver. Será má formação da embocadura? Posição dos lábios no bocal? O formato do bocal? Diâmetro do como pequeno para a formato dos lábios (16,7mm diâmetro do copo, mas já toquei com bocal 16,5mm e 17,0mm)?
Tenho tentado soprar com mais ou menos ar, mas não obtive sucesso.
Desde já, obrigado.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: "Assovio" nos agudos...

Mensagem por rmatosinhos » 06 nov 2011, 18:03

É normal agora durante alguns tempos sentir alguns ruídos no som.
Muitas vezes esse ruído deve-se a uma embocadura desfocada, pois os seus músculos ainda estão habituados a um bocal de tamanho diferente.
Vá com calma que acabará por ir ao sítio.
Para focar a embocadura poderá abrir a abertura dos lábios (e aumentar ainda mais o ruidos), e fechar (até não sair som). O ponto central da embocadura ficará algures no meio, nem muito aberto, nem muito fechado.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: "Assovio" nos agudos...

Mensagem por celsojr » 23 dez 2011, 00:10

Estou a aproximadamente três meses com este bocal myers 7, e praticamente nada mudou. Gosto do timbre de som que ele soa, mas meus lábios cansam rapidamente. Toco relativamente bem toda a gama de notas em um determinado dia, depois são 3 ou 4 de decepção. Às vezes o lábio fica dormente, outras vezes, por exemplo, ontem e hoje, o lábio parece papel, passo creme para facilitar ao tocar. As notas agudas saem fracas e com certo esforço.

E conversando hoje com um trompista profissional, e lá pelas tantas da conversa ele brincou: você quer tocar trompa com um bocal de trompete (16,8mm)... etc. etc...

Com base no comentário acima, e os sintomas que relatei, estou com esta dúvida: as dificuldades para obter uma embocadura consistente, com as consequências citadas, são normais da adaptação ou tenho problemas de fato com o bocal? Só resolveria trocando por outro maior?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: "Assovio" nos agudos...

Mensagem por Gil Brasil » 23 dez 2011, 19:08

celsojr Escreveu:Estou a aproximadamente três meses com este bocal myers 7, e praticamente nada mudou. Gosto do timbre de som que ele soa, mas meus lábios cansam rapidamente. Toco relativamente bem toda a gama de notas em um determinado dia, depois são 3 ou 4 de decepção. Às vezes o lábio fica dormente, outras vezes, por exemplo, ontem e hoje, o lábio parece papel, passo creme para facilitar ao tocar. As notas agudas saem fracas e com certo esforço.

E conversando hoje com um trompista profissional, e lá pelas tantas da conversa ele brincou: você quer tocar trompa com um bocal de trompete (16,8mm)... etc. etc...

Com base no comentário acima, e os sintomas que relatei, estou com esta dúvida: as dificuldades para obter uma embocadura consistente, com as consequências citadas, são normais da adaptação ou tenho problemas de fato com o bocal? Só resolveria trocando por outro maior?
A Paz de Deus, grande Celso.

No meu caso, eu não consigo tocar com bocal menor que 17,7mm, estou usando um JK 01DK com 18,5 mm de diâmetro interno e aro com espessura de 4 mm, e digo que é o melhor bocal que já toquei.

Quanto ao diâmetro interno, eu acho que o bocal precisa ter a borda maior para dar maior flexibilidade e liberdade para os lábios, maior volume de ar e projeção. Você já sabe minha opinião sobre bocal: eu recomendo no mínimo 17 mm para qualquer trompista.

Quanto ao aro externo, deve ser de médio a largo, talvez o meio-termo. Dois que me agradaram muito na largura do aro, foram este JK 01DK (aliás, toda a linha JK tem a mesma espessura de aro) e o Stork Orval. Aros finos arrebentam a resistência, tendem a dar menos apoio nos lábios e causar mais micro-ferimentos internos.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes