Ola ;D

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Ola ;D

Mensagem por hugoleo » 06 dez 2011, 02:08

Ola pessual estou aqui eu queria fazer uma pergunta. Eu tenho uma duvida q esta me encomodando d+ to a 8 meses na trompa e des desses 8 meses do Fa do 1 espaço ao dó do 3 espaço eu tenho uma coisa q eu nao sei mt bem explicar eu toco nessa regiao dai tipo depois de uns 7 compasos tocando nessa regiao cai a qualidade nao quer articular mais e ate q a boca para de tocar... porem eu sigo o regulamento de rotina Notas longas Flexibilidade Articulaçao porem nao sei oque isso pode ser, oq voces acham que podem ser? pesso q me ajudem por favor

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Ola ;D

Mensagem por Gil Brasil » 06 dez 2011, 23:24

Já tive problema parecido com esse seu, e ainda acontece de vez em quando. Às vezes, quero tocar uma certa nota ou compasso e trava os lábios e articulação fica prejudicada.
Acho que isso ocorre com a maioria dos trompistas em alguma fase da vida.
E, que vida de trompista!!!
Para resolver, é treino, treino, prática, prática para melhorar a embocadura, adoçado com bastante persistência e paciência. Talvez seja o caso de tentar outro bocal, quem sabe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Ola ;D

Mensagem por Cátia » 06 dez 2011, 23:25

Oi!
Isto acontece comigo quando fico muito tempo sem tocar, e quando não faço um aquecimento adequado.
Meu orientador, sempre me chama a atenção pra aquecer com calma, e sempre lembrar de respirar corretamente.
Bom, sou aprendiz também, mas estas orientações que tive do meu professor, me foram de muito valor. Por isto, divido com vc, e espero que sejam úteis.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Ola ;D

Mensagem por rmatosinhos » 07 dez 2011, 01:18

Pode ter várias origens, mas geralmente pressão excessiva no lábio superior.
Tente tocar normalmente e fazer um pouco de pressão com o bocal no lábio superior e avalie se é esse tipo de som.
Se for o caso, vá com calma, estudar mais ajuda, mas estudar demais não.
Um a solução passa por dividir o seu estudo em várias partes controlando para que em cada uma das sessões termina de tocar com os lábios em forma.
Pode sentir-se cansado, mas não com essa sensação em que o som está a piorar. Há um pequeno exercício milagroso...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Ola ;D

Mensagem por Cátia » 07 dez 2011, 01:32

rmatosinhos Escreveu:Pode ter várias origens, mas geralmente pressão excessiva no lábio superior.
Tente tocar normalmente e fazer um pouco de pressão com o bocal no lábio superior e avalie se é esse tipo de som.
Se for o caso, vá com calma, estudar mais ajuda, mas estudar demais não.
Um a solução passa por dividir o seu estudo em várias partes controlando para que em cada uma das sessões termina de tocar com os lábios em forma.
Pode sentir-se cansado, mas não com essa sensação em que o som está a piorar. Há um pequeno exercício milagroso...
Olá!
Segui esta orientação, e me ajudou muuuito!!! Agora procedo segundo este exercício. É excelente!

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Ola ;D

Mensagem por hugoleo » 07 dez 2011, 10:58

é verdade pelo q eu li acho q meu problema e usar mt o labio superior noto q quando estou tocando a maior parte do tempo eu uso somente ele e mt poco do labio inferior e vo tentar apertar menos o labio no bocal q sei q faço isso e um vicio ao subir pros agudos mt obrigado a todos hehe ;D

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Ola ;D

Mensagem por Cátia » 07 dez 2011, 11:07

Oi!

Lembrei de uma coisa! rsrs
Quando pegamos nossa trompa pra estudar, devemos nos lembrar de:
Relaxar a musculatura do nosso corpo, nos concentrar no exercício que vamos praticar, sem pressa.
Observar a partitura, como um todo. Dar atenção a cada nota, sempre com calma. Pois assim poderemos enviar o ar necessário para projetar o som que desejamos.
Eu sou muito apavorada. E meu orientador, o Matozinho, e o Gil, me fizeram entender, que ter calma é necessário.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes