procedimentos

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

procedimentos

Mensagem por hugoleo » 27 dez 2011, 02:38

Ola pessual eu estava pensando alem da rotina eu queria saber se tem um procedimento para o "controle das notas" que tipo de exercicio vamos dizer assim que eu possa fazer para controlar uma nota seja ela aguda ?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: procedimentos

Mensagem por rmatosinhos » 29 dez 2011, 02:58

Será que podia ser um pouco mais preciso na sua pergunta?
O objectivo é controlar o ataque de uma nota aguda, a sustentação de uma nota aguda, a afinação?
Qual o aspecto que deseja melhorar?
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: procedimentos

Mensagem por hugoleo » 29 dez 2011, 18:50

segura la por mais tempo e conseguir articula ela com mais clareza

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: procedimentos

Mensagem por Gil Brasil » 30 dez 2011, 14:54

Para mim, isso demanda estudos e prática de notas longas, médias e rápidas nas notas que pretende mais sustentação.

Ex.: digamos que sua gama pretendida seja de Dó5 a Fá5; dê a escala com as notas do período mencionado (ou outro de sua necessidade), faça 10 minutos com notas longas, segurando a nota no seu tempo adequado (breve, semibreve); em seguida, descanse 5 minutos e mais 10 minutos nas médias (mínima, semínima); descanse mais 5 minutos, e mais 10 minutos de notas rápidas (colcheias, semicolcheias e fusas). Em outra prática, pegue somente uma nota e faça os mesmos exercícios. Sua embocadura será educada e sustentará suas notas.

Muitas vezes, o trompista consegue notas agudas dando uma escala ou aleatoriamente, mas o que realmente importa é sustentar a nota pelo período exigido na partitura.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: procedimentos

Mensagem por rmatosinhos » 30 dez 2011, 23:55

hugoleo Escreveu:segura la por mais tempo e conseguir articula ela com mais clareza
Há vários exercícios que poderá fazer mas são diferentes para o ataque e para a sustentação da nota.

É difícil de escolher sem ver e ouvir o aluno e depende também da situação do repertório etc.

Alguns exercícios possível (de entre muitos)

______________________
EXERCÍCIO DE ATAQUE Nº1

Para o ataque de uma nota específica, um bom exercício passa por ligar o metrónomo a uma velocidade por exemplo 60 batimentos por minuto com um clique mais agudo a cada 4 pulsações.

Coloque a trompa em posição de descanso e execute com metrónomo a nota pretendida da seguinte forma.

No 1º tempo (de 4), dever-se-á preparar (com a trompa em posição de repouso)
No 2º tempo , levante a trompa
No 3º tempo, aproxime a trompa dos lábios
No 4º tempo, inspire
No 1º tempo toque a nota

Assim que conseguir tocar essa nota com sucesso desta forma por 3 vezes, passe para o passo seguinte...

No 1º e 2º tempos (de 4), dever-se-á preparar (com a trompa em posição de repouso)
No 3º tempo, levante a trompa
No 4º tempo, aproxime a trompa dos lábios enquanto inspira
No 1º tempo toque a nota

Assim que conseguir tocar essa nota com sucesso desta forma por 3 vezes, passe para o passo seguinte...

No 1º, 2º e 3º tempos (de 4), dever-se-á preparar (com a trompa em posição de repouso)
No 4º tempo, levante a trompa, aproxime-a dos lábios enquanto inspira
No 1º tempo toque a nota

O objectivo deste exercícios, primeiro é o que preparar e consciencializar os vários passos de um ataque. Em segundo lugar reduzir o tempo que demora a preparar-se, em terceiro não permitir que se formem tensões.

__________________
EXERCÍCIO DE ATAQUE Nº2

O exercício anterior poderá igualmente ser feito com uma série de notas...
Escreva uma serie aleatória de notas, ora com saltos, ora com notas seguidas, não interessa.
Toque uma das notas a cada quatro pulsações.

__________________
EXERCÍCIO DE ATAQUE Nº3

Se a preparação do ataque é suficientemente rápida mas mesmo assim às vezes falha uma nota, um bom exercício passa por fazer o exercício nº1 mas desta vez apenas com um ataque de ar, depois adicione um pouco de língua, mas não em demasia. O ataque é feito pela passagem do ar a alta velocidade pelos lábios, a língua ajuda, mas sem ar não há som, por sua vez pode haver ataque sem língua, se aumentarmos a velocidade do ar...

__________________
EXERCÍCIO DE ATAQUE Nº4
Executar a nota pretendida inspirando com um movimento vertical descendente e tocando com um movimento ascendente (nunca falha mesmo em ppp) :D


______________________
Exercício para Sustentação Nº1
Ligar o metrónomo e tocar uma escala até à nota pretendida em pianíssimo, segurar a nota por alguns batimentos, voltando a descer.
é importante que seja feito em pianíssimo para que se aumente a velocidade do ar e não a quantidade.

_______________________
Exercício para Sustentação Nº2
Ligar o metrónomo e o afinador.
Tocar a nota em questão durante 4 tempos com o seguinte padrão de dinâmica
1º tempo - pp
2º tempo - p
3º tempo - p
4º tempo - pp

Tocar a nota em questão durante 6 tempos com o seguinte padrão de dinâmica
1º tempo - pp
2º tempo - p
3º tempo - mp
4º tempo - mp
5º tempo - p
6º tempo - pp

Tocar a nota em questão durante 8 tempos com o seguinte padrão de dinâmica
1º tempo - pp
2º tempo - p
3º tempo - mp
4º tempo - mf
5º tempo - mf
6º tempo - mp
7º tempo - p
8º tempo - pp

_______________________
Exercício para Sustentação Nº3
Fazer o exercício nº1 e 2 só com o bocal e depois com a trompa
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: procedimentos

Mensagem por hugoleo » 02 jan 2012, 22:51

nossa muito obrigado mesmo deus abençoe voces eu imprimi isso e coloquei na minha pasta pramim faze lo todo dia... tem uma outra coisa que acho que faz part desse post... quando eu ataco a nota FF meus labios inteiros atacam junto eles vibram forte e fa um barulho delees vibrando aos lados porem eu estava conversando com meu maestro sobre isso ele e um trombonista... ai ele me falou para eu ficar atakando todas as notas da escala FF e pp e eu comesei a fazer isto hoje isso pode ajudar a parar a vibraçao nos ataques?


eu preparei um planejamento mensal de exercicios eu esse mes vou fixar mais as notas do Fa do 1 espaço ate o Dó do 3 espaço e vou fazer muita flexibilidade e nota longa nessa regiao e muita articulaçao entre escalas e intervalos... isso e oque eu vou dar mais atençao esse mes mais sem deixar peças metodos musicas e otros exercicios de lado, pois tenho 5 horas de estudo diarias e este post vai fazer parte da rotina + aqueles das notas descrito aqui tambem eu quero fixar as notas e acabar com o problema de vibraçao e cansaso rapido mais com cauma e paciencia sem extress hahaha muito obrigado

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: procedimentos

Mensagem por Cátia » 03 jan 2012, 00:10

Oi Matosinhos, como vai?
Puxa! Que aula fantástica! Também imprimi, e seguirei estas orientações. Obrigada.
Ah!
Não entendi o que seria tensões, quando disse:

O objectivo deste exercícios, primeiro é o que preparar e consciencializar os vários passos de um ataque. Em segundo lugar reduzir o tempo que demora a preparar-se, em terceiro não permitir que se formem tensões.

Poderia ser...algo relacionado à saúde, ou a embocadura?

Grata.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: procedimentos

Mensagem por rmatosinhos » 04 jan 2012, 22:07

"O objectivo deste exercícios, primeiro é o que preparar e consciencializar os vários passos de um ataque. Em segundo lugar reduzir o tempo que demora a preparar-se, em terceiro não permitir que se formem tensões."

São 3 coisas distintas.

- Preparar e consciencializar os vários passos de um ataque - Ou seja, para corrigir, nada melhor do que trabalhar "em câmara lenta" os vários passos de um ataque e assim poder corrigir o que poderá estar errado

- reduzir o tempo que demora a preparar-se - O ataque de uma nota deverá ser rápido pois habitualmente não terá muito tempo para reagir. Quanto mais rápido for o processo melhor.

- não permitir que se formem tensões - As tensões desnecessárias advêm dos dois pontos anteriores e não necessariamente de um problema de saúde. O ataque de uma nota e a expiração deverão ser resultado da inspiração, como: dia/noite, bem/mal, cão/gato, ying/yang, :D pois, se houver uma pausa entre a inspiração e a expiração, há tendência a criar tensões desnecessárias nos músculos. Inspirar/Expirar, sem pausa no meio
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: procedimentos

Mensagem por Cátia » 04 jan 2012, 23:53

:-k Han... Entendi.
Muito grata, Matosinhos!
Acho que esta tensão muscular acontece comigo, ás vezes. :?
Tentei realizar o primeiro exercício. Pensei que fosse mais fácil. Mas descobri que é necessário muita concentração.
Tenho muito pra treinar. rsrs

Mais uma vez, obrigada por dividir teus conhecimentos conosco.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: procedimentos

Mensagem por Gil Brasil » 05 jan 2012, 01:35

Grande aula Matosinhos, detalhado e completo, vou por em prática também.
Gil Brasil

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: procedimentos

Mensagem por hugoleo » 05 jan 2012, 22:34

perfeito

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: procedimentos

Mensagem por Wagner Bracci » 12 jan 2012, 15:16

Perfeito, Ricardo Matosinhos,muito bem colocado com agir de forma coinsciente na maneira de estudar. Parabéns.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes