Ornamentos Musicais

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Ornamentos Musicais

Mensagem por Cátia » 29 dez 2011, 16:29

Olá!
Estou estudando uma peça, e nela contem alguns ornamentos, como o mordente e o trinado. ( Nem sei se é este o nome correto) :wink:
Então, poderiam me ajudar, a executar? Li num site, onde explica, mas não entendi.
Estou enviando uma parte da peça, pra vocês verem.
No trinado, eu executo a nota sol, mas não sei se está certo.
No mordente, eu não sei qual usar.

Agradeço a todos pela atenção.
Anexos
Cópia de arioso 156 trompa.jpg
Cópia (3) de arioso 156 trompa.jpg
Cópia (3) de arioso 156 trompa.jpg (11.05 KiB) Visto 11010 vezes

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Ornamentos Musicais

Mensagem por hugoleo » 29 dez 2011, 18:52

o trinado eu executo por ex: se é um trinado com mi natural eu executo ele com o fa dai fica mi fa mi fa mi fa... um tom a cima pois nao sei se esta certo pois sempre fiz isso ;S

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Ornamentos Musicais

Mensagem por Cátia » 30 dez 2011, 14:44

É assim que faço também, mas não sei se está certo. Tem hora que fica até bonitinho, mas às vezes, parece que algo está errado. :-k Dependendo da nota, subo meio tom, as vezes um tom.........Huurrrr!! ](*,)

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Ornamentos Musicais

Mensagem por Gil Brasil » 30 dez 2011, 15:17

Existem dois tipos de mordente: superior (este que você tem na sua partitura) e inferior (o m estilizado é cortado por uma reta vertical).

Imagem

Cátia, no caso em tela do mordente, em regra, você deve executar um semitom acima (cromática), ou seja, alterne Mi e Fá, haja vista que a melodia tem tonalidade de Dó maior. Mas, veja com o maestro como quer que seja executado, pois no caso da diatônica, aumenta-se um tom, então fica Mi e Fá#. O mordente pode ser executado meio tom (cromática), um tom (diatônica) ou em harmonia na pauta, que neste caso do Mi, poderia ser Sol ou Dó.

No caso do trinado, creio que o mais correto é alternar entre Fá# e Sol, pois a sinalização está sobre o Fá#, o qual está ligado a Sol. Se fosse a nota Fá isolada na pauta, poderia começar o trinado com Sol-Fá, e repetir.
No entanto, o trinado não segue uma regra rígida, já que também pode ser executado começando com a nota superior a que esta sinalizada para o trinado, com meio ou um tom de diferença ou outras formas particulares de cada músico, maestro ou partitura. O ideal é ouvir trinados dos grandes intérpretes para aprender como executá-los mais adequadamente. No mais, o trinado deve ser agradável ao ouvido e não prejudicar a harmonia.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Ornamentos Musicais

Mensagem por Cátia » 30 dez 2011, 15:42

Obrigada Hugoleo, e Gil, por terem me respondido.Vocês não imaginam como me ajudaram!!!
Eu pensava que tinha uma regra específica. Por isto dava certo um alguns casos, outros não.
Agora treinarei esta peça, seguindo as suas orientações. Valeu muito!
Tenham um ótimo dia!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Ornamentos Musicais

Mensagem por rmatosinhos » 30 dez 2011, 23:26

A interpretação dos trilos varia dependendo dos períodos da história da musica, e em alguns casos de compositor para compositor. No Período Barroco e Clássico, os trilos deverão sempre começar pela nota superior, com a excepção se a nota anterior ao trilo se aproximar por cima à distância de um tom ou 1/2 tom. Se por algum motivo estiver indicado na partitura para começar o trilo por pela nota superior (mesmo que estes já sejam antecedidos de notas superiores), para não ter a mesma nota repetida, deverá cortar a nota antes do trilo e começar o trilo com um pequeno acento.

Estes príncipios estão descritos nos diferentes tratados, mas o professor Michael Höltzel compilou uma explicação simplificada com exemplos musicais na página 70 do seu livro Mastery of the French Horn

O livro estava originalmente em alemão mas existe uma verão traduzida para inglês (ligeiramente mais cara)
Imagem

NOTA: Quando não exista indicação em contrário, o trilo deverá ser executado com a nota diatónica (a nota que naturalmente apareceria na escala, tendo em conta a actual armação de clave ou alterações anteriores dentro do mesmo compasso).Por vezes os trilos, ornatos, mordentes possuem um sustenido, bemol, ou bequadro acima ou abaixo do ornamento. Nesses casos a se a alteração estiver em cima significa que a nota superior deverá ser #, b, etc...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Ornamentos Musicais

Mensagem por Cátia » 31 dez 2011, 15:24

Obrigada Matosinhos, pelas orientações.
Achei muito interessante saber que os trilos depende também da época relacionada, entre outras coisas, que me apresentou aqui. Inclusive o livro sugerido.
Agradeço mais uma vez, a vc, e todos que me ajudaram nesta questão. A peça fica muito mais graciosa, com estes ornamentos. Faz toda a diferença!!

Valeeeuuu!!!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes