melhorias do som!

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

melhorias do som!

Mensagem por Abner » 26 jan 2012, 22:36

Ola a todos!
estou com problemas em relação ao som! Tenho percebido que o som da minha trompa esta muito "estralado"
se vocês entrarem aqui http://www.youtube.com/watch?v=nPIlMab7NRs poderão ver, ou melhor ouvir. esta é
uma apresentação que fizemos na Av. Paulista. Oque fasso para melhorar o som?

Obrigado :tr1: :tr1: :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: melhorias do som!

Mensagem por Gil Brasil » 29 jan 2012, 21:19

A Paz de Deus, meu caro Abner.

No vídeo, como envolve muitos sons dos outros instrumentos, não consegui ouvir em destaque a sua trompa e ter noção deste "estralado".

Se você postasse sozinho quem sabe seja possível ouvir o estralado.

No entanto, entendo que som estralado significa que sua trompa está com o som totalmente aberto (trompa bastante tocada e que 'abre' o som dela) e sua embocadura está em dia (por isso, qualquer força a mais o som satura). Ou seja, trompa com som aberto na verdade é o sonho da maioria dos trompistas porque facilita a passagem de ar e consequentemente a tocada, porém se o trompista manda mais volume e intensidade de ar, geralmente o som satura, ficando estralado ou "rachando", como dizem por aí.

Também pode ser um problema físico estrutural, tais como soldas quebradas que vazam ar, furos nos canos, avarias diversas, rotores com problemas, canos enferrujados por dentro ou por fora, perda de ar nos respiros de água, etc. Pode ser muita coisa, tem que verificar com um profissional de consertos.

De qualquer forma, creio que você deva equilibrar mais o fluxo, a intensidade e o volume de ar que envia para a sua trompa. Você vai controlar isso com a embocadura. Talvez sua embocadura esteja tão forte que não perceba o quanto está soprando excessivamente e isso gera a "vibração estraladora".
Gil Brasil

Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

Re: melhorias do som!

Mensagem por Abner » 30 jan 2012, 00:03

Essa trompa que estou tocando no vídeo é da escola, ela só é tocada nos sábados. e só por mim pois ou o único trompista.
a minha trompa mesmo quando toco com mais volume de ar ela não estrala ou racha, e eu notei que o material da minha
trompa é mais grosso. Será que isso influencia em algo?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: melhorias do som!

Mensagem por rmatosinhos » 30 jan 2012, 00:30

A material do instrumento tem influência directa na "cor" do som. Mas há inúmeros factores físicos no instrumento como mossas e de limpeza simples do instrumento que podem contribuir para abrir / abafar o som.

Passe por um técnico especializado e efectue uma manutenção, e pode ser que ajude, caso contrário pode ter que ver com as características da própria trompa.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: melhorias do som!

Mensagem por Gil Brasil » 30 jan 2012, 22:36

Abner, a espessura do latão pode causar diferenças sensíveis de timbre e sonoridade. O músico pode sentir de ouvido ressonâncias advindas do próprio material que é feito o instrumento e isso também pode ser o que está havendo com a sua trompa. Existem estudos que afirmam que espessuras mais finas tendem a aumentar o volume de decibéis gerados pelo instrumento.
Gil Brasil

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: melhorias do som!

Mensagem por hugoleo » 04 fev 2012, 03:59

Abner entao voce e o Trompista... era pramim ter tocado com voce ai neste concerto porem eu perdi o onibus ele nao parava no ponto e deu mo rolo... o Maestro e o Tio chico ele me convido mais infelizmente nao deu certo mais parabens ae pelo video queria ter ido ^^

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes