Altura

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
95lucas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 11 fev 2012, 16:37

Altura

Mensagem por 95lucas » 11 fev 2012, 16:43

Olá, toco trompa faz 1 ano +/-, sou novo aqui, e estou com algumas dúvidas que me deixam muito frustado e que algumas vezes me fez pensar em trocar de instrumento, mas não consigo porque amo a trompa KKK. Então eu gostaria de uma ajuda, não consigo soprar notas graves fortes (do Fa do pentagrama para baixo), e não consigo alcançar muitas vezes durante a música notas como Mi, Fa e o Sol da suplementar superior. Meu colega da banda sempre conseguiu tocar grave digamos que bem forte, uma coisa que eu axo fundamental um trompista saber, tocar notas graves forte, e os agudos é claro ! *-* , Obrigado.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Altura

Mensagem por rmatosinhos » 11 fev 2012, 21:30

O desenvolvimento da tessitura da trompa vem com o tempo.
Em primeiro lugar, para evoluir deverá começar por estabelecer algumas regras e metas.
Uma primeira regra poderá ser por exemplo, definir um mínimo tempo de estudo diário (podendo este ser complementado com tempo de ensaios)
Como metas poderá por exemplo seguir um esquema como este num outro tópico

Relativamente ao registo grave, há um conjunto de 3 livros de estudos para trompa grave, muito progressivos escritos pelo trompista Friedrich Weingärtner "Etüden für tiefes Horn" divididos em 3 volumes, publicados pela Möhlin Verlag.
Os estudos são mesmo muito progressivos, com quadraturas bem definidas o que ajuda a respirar no sitio certo. Simples, básicos, mas eficazes!

A dificuldade de tocar trompa no registo grave provém de o bocal ser consideravelmente pequeno para uma tessitura muito extensa. Se os lábios abrirem demasiado, a embocadura deixara escapar demasiado ar e será produzido pouco som (logo será difícil tocar forte). Por outro lado, se a embocadura estiver demasiado fechada, o som ganhará um timbre anasalado. O objectivo é portanto encontrar o equilíbrio (também conhecido como centro da vibração de uma nota).

Exercício 1)
-Toque uma nota longa, abra demasiado a embocadura (até que o som fique com ruído) e volte a centrar (no ponto em que o som fique mais intenso e focado), feche demasiado (até que o som fique com um timbre anasalado) e volte a centrar. NOTA: O centro de vibração da nota varia consoante a dinâmica e altura do som.

Existe ainda o centro da afinação da nota:
Cada nota tem uma afinação natural, que depende da posição do harmónico e das características da trompa que estiver a utilizar. Se deslocar uma nota do seu centro, o som vai ficar mais pobre, começar a tremer até que por vezes "salta" de harmónico.


Exercício 2)
-Toque uma nota longa, baixe a afinação (até onde for possível) e volte a afinar, suba a afinação (até onde for possível) e volte a afinar. NOTA: Mais uma vez, o centro de afinação varia consoante a dinâmica e altura do som.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 83 visitantes