Lábios vibrando dos lados

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Lábios vibrando dos lados

Mensagem por brenda » 27 fev 2012, 17:41

Oi pessoal perdoe me a ausencia estava viajando ferias em familia porem nem assim larguei de minha trompa porem agora que estou com 10 meses de trompa aconteceu uma coisa estranha comigo a extençao aumento ate o fa da ultima linha porem meus labios vibram aos lados ainda ... mais meu som esta ficando mais escuto porem eu to perdendo a potencia nos ataques nao consigo mais articular as notas direito oque devo fazer? ou isso e normal

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Lábios vibrando dos lados

Mensagem por Gil Brasil » 27 fev 2012, 21:05

Que bom que aumentou sua gama de notas.

A vibração é normal, até mesmo por causa de sua idade. E, bah, 10 meses de trompa não é muito, então acalme-se.
É preciso trabalhar mais a sua embocadura, fortalecê-la com exercícios físicos sem bocal e com bocal.

Para fortalecer sua embocadura, recentemente postei um vídeo com exercícios sem bocal. Vai te ajudar com certeza.
Fortalecimento da embocadura - Exercícios.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Lábios vibrando dos lados

Mensagem por Eliabe Alamo » 04 mar 2012, 19:10

Olá Brenda. Comigo isso também acontece, estou "aprendendo" trompa a cerca de 1 ano e 3 meses. Não tenho professor específico de trompa, e na minha cidade não há nenhum trompista mais experiente que eu, e acho que essa vibração de lado, se deve pq deixamos os músculos da face muito a vontade, acho que o certo seria deixar mais firmes, eu sei que cansa mas creio que seja melhor.

Gil tenho uma dúvida: na orquestra que eu toco, tem de 50 a 60 músicos, e apenas 2 trompas (weril k840). A maioria dos músicos de lá, nos pressionam e querem que nosso som fique mais visto com mais intensidade.
Acho também que o motivo possa ser, o tamanho do ambiente, e que a campanula da trompa é voltada para trás.
Dê uma olhada nesse vídeo e por favor me diga o que devo fazer.
http://www.youtube.com/watch?v=5dfsGIDhd3Q
Obrigado :tr1:
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Lábios vibrando dos lados

Mensagem por Gil Brasil » 05 mar 2012, 00:46

Eliabe, vi o seu vídeo e gostei muito da orquestra, a maioria muitos jovens.

E você tem toda a razão quando diz que o fato de a trompa ter campana para trás e o tamanho do ambiente dificulta sua projeção e audição no ambiente. Isso é relatado até por profissionais de gravação, pois a trompa tem um leve "atraso" no som emitido (no bocal) e o som ouvido (audição no ambiente).

Isso pode ser corrigido antecipando-se uma fração de segundo quanto à orquestra, mas isso deve ser feito com bastante cuidado, pois corre-se o risco de atrapalhar outros músicos, induzindo-os a erro.

No mais, a trompa é realmente um instrumento de som aveludado, e efetivamente é mais difícil fazê-la se destacar na orquestra. Bem diferente dos trompetes e trombones que se ouvem no vídeo postado por você. Eles têm menor tubo e o som sai muito forte e projetado, teve até uns trombones exagerando na força, o que em particular considero feio.

Tente concentrar melhor o ar no bocal e nos tubos, fortalecendo sua embocadura e tomando todo o cuidado para sua mão na campana não serem obstáculos para a saída limpa e livre de som. Teve um amigo trompista que estava colocando a mão muito dentro da campana e sofria com a falta de potência.

Deus te abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Lábios vibrando dos lados

Mensagem por rmatosinhos » 05 mar 2012, 15:16

Às vezes a forma de corrigir passa por fazer errado propositadamente, ou seja:
Abra ainda mais a boca até que metade do ar saia pelos cantos da boca, depois faça o movimento contrário, corrigindo, até que os lábios estejam a fechar hermeticamente junto ao bocal.
De preferência faça este exercício em frente a um espelho para ajudar a visualizar que músculos são usados.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Lábios vibrando dos lados

Mensagem por Eliabe Alamo » 05 mar 2012, 17:00

Gil Brasil Escreveu: No mais, a trompa é realmente um instrumento de som aveludado, e efetivamente é mais difícil fazê-la se destacar na orquestra. Bem diferente dos trompetes e trombones que se ouvem no vídeo postado por você. Eles têm menor tubo e o som sai muito forte e projetado, teve até uns trombones exagerando na força, o que em particular considero feio.
É, a orquestra em si é muito jovem, nesse vídeo estavamos completando 6 anos.

Também acho, eu falo muito que eles devem se lembrar que não estão tocando sozinhos. E muitas vezes quando tenho alguma parte principal, eu coloco muita força pra ver se alguem consegue nos escultar, porque nossos amigos e irmãos as vezes exageram.

Amém
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Lábios vibrando dos lados

Mensagem por Cátia » 06 mar 2012, 19:28

:tr1: O pessoal da minha orquestra também me cobra isto. Principalmente quando tem um solinho básico! hehe
Agora, o que acontece na minha orquestra, é o seguinte:
Eu fico do lado oposto, do convencional. Na verdade não tenho posição certa. Mas na maioria das vezes, fico do lado do sax alto, pois eles fazem na maioria das vezes, o mesmo desenho. Então, ficando com a campanula voltada pro sax, o som da trompa difunde no meio da orquestra. Eu, particularmente falando, prefiro tocar voltada pra parede, não mto próxima, pois assim sinto que o som projeta na parede e volta com uma certa potência. Ou tocar na posição tradicional das trompas. Do lado esquerdo do maestro. Isto me deixa mais a vontade.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes