INICIANTE - AULAS

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
and7_luiz
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 16 mar 2012, 14:19

INICIANTE - AULAS

Mensagem por and7_luiz » 16 mar 2012, 14:38

Olá Pessoal!

Sou instrutor de um banda de concerto, e adquirimos duas trompas agora, sou músico da área de palhetas, e estou com dúvidas quanto a tessitura da trompa.

Queria saber qual a melhor região (grave - médio) de se iniciar.

A outra dúvida é quanto a leitura - na trompa a nota sol3 da partitura seria o mesmo som da nota ré3 do trompete, ou a nota dó3 do piano?

Obs: a tonalidade da trompa seria em Fá.

Obrigado pela atenção
André Luiz da Rosa

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: INICIANTE - AULAS

Mensagem por Gil Brasil » 16 mar 2012, 19:52

André, vamos aos poucos.

Sempre considere a trompa em Fá para seu aprendizado e execução. A afinação em Sib é uma opção que os fabricantes inventaram para facilitar as notas agudas, reduzindo o comprimento do tubo em cerca de 1 metro e afastando os harmônicos. Aqui, notas agudas poderiam ser consideradas a partir do Dó4 da escala própria da trompa Fá, ou seja, sem considerar a transposição para instrumentos em Dó, por exemplo. Há também trompas triplas afinadas em Fá/Sib/Fá-agudo, ou Fá/Sib/Mib-agudo, ou ainda as descants, afinadas em Sib/Fá-agudo ou Sib/Mib-agudo.

Queria saber qual a melhor região (grave - médio) de se iniciar.