INICIANTE - AULAS

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
and7_luiz
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 16 mar 2012, 14:19

INICIANTE - AULAS

Mensagem por and7_luiz » 16 mar 2012, 14:38

Olá Pessoal!

Sou instrutor de um banda de concerto, e adquirimos duas trompas agora, sou músico da área de palhetas, e estou com dúvidas quanto a tessitura da trompa.

Queria saber qual a melhor região (grave - médio) de se iniciar.

A outra dúvida é quanto a leitura - na trompa a nota sol3 da partitura seria o mesmo som da nota ré3 do trompete, ou a nota dó3 do piano?

Obs: a tonalidade da trompa seria em Fá.

Obrigado pela atenção
André Luiz da Rosa

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: INICIANTE - AULAS

Mensagem por Gil Brasil » 16 mar 2012, 19:52

André, vamos aos poucos.

Sempre considere a trompa em Fá para seu aprendizado e execução. A afinação em Sib é uma opção que os fabricantes inventaram para facilitar as notas agudas, reduzindo o comprimento do tubo em cerca de 1 metro e afastando os harmônicos. Aqui, notas agudas poderiam ser consideradas a partir do Dó4 da escala própria da trompa Fá, ou seja, sem considerar a transposição para instrumentos em Dó, por exemplo. Há também trompas triplas afinadas em Fá/Sib/Fá-agudo, ou Fá/Sib/Mib-agudo, ou ainda as descants, afinadas em Sib/Fá-agudo ou Sib/Mib-agudo.

Queria saber qual a melhor região (grave - médio) de se iniciar.
A trompa trabalha 4 oitavas, se quiser ou necessitar. Em trompa Fá, inicia-se em Fá#1 e vai até Fá5 (há alguns que chegam a incríveis Sib5). Porém, a região mais confortável ficaria entre Dó3 a Fá4 (trompa Fá), fazendo as vozes de tenor e contralto. Nada porém impede que se faça solos extremamente versáteis, agudos e velozes, como Leopold Mozart, em "Concert for Horn - 01- Allegro" ou realizar concertos que exijam notas super-graves, como Joseph Haydn, em "Horn Concerto Nº 1".

A outra dúvida é quanto a leitura - na trompa a nota sol3 da partitura seria o mesmo som da nota ré3 do trompete, ou a nota dó3 do piano?
Quanto ao trompete, se este for em Dó está equivocada a sua leitura. Veja abaixo.

Se na partitura em Dó (piano), estiver escrito Fá, toca-se Dó na trompa, exatamente uma quarta pefeita abaixo. Se tiver um Dó, toca-se Sol.
Na prática, a trompa está uma quarta perfeita abaixo da partitura em Dó. Quando vc toca no trompete em Dó a nota Dó3, na trompa é Sol2; se toca a nota Fá3, na trompa é Dó3.

Assim, para tocar a trompa Fá na partitura em Dó: tocar sempre uma quarta perfeita abaixo (2 tons e 1/2) e aumentar um # (sustenido) na tonalidade ou diminuir um ♭ (bemol), conforme a música. Acho que os acidentes avulsos continuam os mesmos.
Quanto à digitação, pode-se usar somente em Fá para aprender no início e, depois, com prática alternar entre Fá e Sib para facilitar a execução de notas agudas ou substituir notas naturalmente desafinadas nos chaveamentos (1-3) e (1-2-3).

Há muutos colegas poderão te ajudar também. Bons estudos.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: INICIANTE - AULAS

Mensagem por Eliabe Alamo » 18 mar 2012, 16:52

As notas avulsas permanecem!

Eu acho mais fácil comparar a trompa com o trombone! Se um trompista pegar a partitura de um trombone, que está lendo fá na 4ª linha, ele toca como se fosse clave de sol. se la tiver um fa (na clave de fa), quando você colocar a clave de sol será um ré. Para ficar o som igual ao do trombone deverá tocar envéz do ré, tocar um dó. E Quanto às alterações se o tom da partitura do trombone estiver em dó maior, você deverá tocar em sol maior. Sempre aumentando um sustenido ou diminuindo um bemol.

Simplificando: Você toca como se fosse clave de sol, e toca uma 9ª abaixo! Fica o som igual ao que o trombone toca.

Qualquer dúvida é só perguntar! Pois sempre falta partitura para trompa e eu toco com a do trombone :lol:
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: INICIANTE - AULAS

Mensagem por Eliabe Alamo » 18 mar 2012, 16:56

O conselho que eu deixo é que, ensine na escala média, e também faça exercícios na grave. Quando o aluno estiver bom nessas duas, as notas agudas irão sair naturalmente. E não deixe o aluno pressionar o instrumento contra os lábios (eu fiz isso e quase tive problemas nos dentes e nos lábios!)
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes