Mão Direita e Afinação

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
José Luís Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 jun 2011, 22:35

Mão Direita e Afinação

Mensagem por José Luís Moreira » 05 abr 2012, 02:55

Olá, estou com algumas duvidas sobre mão direita, afinação e digitação.

Apesar de eu tocar em uma trompa dupla (fá/Sib) eu sempre toco apenas em Sib. Apenas em algumas notas graves eu toco em Fá. Como Sol abaixo da pauta.
O problema é que a afinação de algumas notas em Sib não estão muito boas.

A principal delas é o Sol da segunda linha. Eu toco ele na primeira chave, mas fica muito baixo. Tenho que forçar a embocadura pra chegar na afinação.Agora quando é nota longa às vezes faço o sol utilizando 1 e 3. Fica mais afinado. O problema é em trechos mais rápidos.

Outro problema que tenho notado é que a minha afinação geralmente fica muito alta. Tenho que abrir quase toda a bomba para chegar na afinação como o restante dos músicos. Isso na frequência 442. E nos agudos a afinação tem tendencia de baixar. Gostaria de ter esse controle de afinação utilizando a mão direita. mas tenho dificuldade na mobilidade da mão.

Como vocês resolvem esses tipos de problemas? E todos tem esse problema com a nota Sol da segunda linha quando tocada em Sib? (na 1ª chave)

Rúben Barbosa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 08 fev 2012, 12:58

Re: Mão Direita e Afinação

Mensagem por Rúben Barbosa » 05 abr 2012, 15:07

tenta dar o sol da segunda linha em fá

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Mão Direita e Afinação

Mensagem por rmatosinhos » 05 abr 2012, 22:41

Caro José Luís Moreira não há nada de errado com a sua trompa.
É normal que a sol3 com a primeira chave fique baixo (sendo um 5º harmónico), da mesma forma que com o "1•3" é natural que fique demasiado alto (por ser um 6º harmónico, agravado com o facto de a dedilhação 1+3 ser demasiado alta). Em trompa Fá com a dedilhação "0" como é o 6º harmónico ficará um pouquinho alto, mas não em demasia.
A pensar nessas questões, incluí no meu Guia de Bolso uma secção inteira com as tendências de afinação.
Para afinar o sol em trompa Sibemol deverá subir a afinação com a embocadura e com a mão direita.
Deverá aprender a tocar o som afinado tanto em trompa sibemol como em fá para, de seguida escolher qual a utilizar mediante a situação
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 72 visitantes