Afinação

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Afinação

Mensagem por Cátia » 09 abr 2012, 20:16

Olá! Certa vez uma pessoa me questionou a respeito da afinação da trompa, e eu não consegui responder à altura.
Aí vai a pergunta:
__ "Uma trompa dupla é composta de uma trompa em Fá e outra em Si, correto? Pensando no Lá de efeito, damos a nota mi.(Usando a trompa em Fá, sem o 4º rotor).
Porque quando tocamos a trompa em Si ( usando o 4º rotor), a afinação continua em Fá?
Por que numa trompa dulpla, a trompa em Si é chamada assim, se a afinação é em Fá?"

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinação

Mensagem por rmatosinhos » 09 abr 2012, 22:08

Na verdade uma trompa dupla é composta por 2 trompas, contudo, se pensarmos que mudamos de afinação sempre que pressionamos o polegar será confuso. Pior se estivermos a tocar uma trompa tripla.
Daí, para simplificar, pensa-se sempre em fá e quando se toca em si bemol apenas se usam dedilhações diferentes. Um pequeno preço a pagar por usarmos a trompa moderna... :)

Os nossos colegas de trombone fazem o mesmo: Estão afinados em Sibemol, mas para não terem que afinar aprendem as posições todas trocadas para ficarem em dó.

A trompa Fá tem o seu nome pois quando tocamos a fundamental da série de harmónicos, soa um Fá (no piano que está em Dó)
A trompa Sib tem o seu nome pois quando tocamos a fundamental da série de harmónicos, soa um Sib (no piano que está em Dó)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Afinação

Mensagem por Eliabe Alamo » 09 abr 2012, 22:39

Muito bem respondido! Parabéns Ricardo!
E a do trombone eu era bem confuso! pois tinham dito pra mim que ele era em sib, e sempre quando eles tocavam o do de efeito era o do real! muito interessante!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Afinação

Mensagem por Cátia » 10 abr 2012, 11:12

Muito obrigada!
Agora entendi perfeitamente, e poderei passar adiante com detalhes.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes