Trompa de Marcha (Bb)

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
PedrojuTrompaBb
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 05 mai 2012, 00:16

Trompa de Marcha (Bb)

Mensagem por PedrojuTrompaBb » 05 mai 2012, 01:15

Olá,

Comprei este ano uma trompa de marcha (Bb) nova da Yamaha - YHR302M através da Dillon Music. Na mesma compra adquiri um bocal para trompa Denis Wick nº 4. Minha dúvida é se esse bocal serve para este instrumento. Algumas notas estão muito altas na afinação e ainda preciso abrir demais o instrumento. Talvez sejam as posições que estou utilizando do meu outro instrumento. Sou trompetista e toquei melofone, flugel e trompete durante muitos anos numa orquestra de música instrumental chamada Itiberê Orquestra Família. Nunca tive problemas para tocar os três. O bocal do melofone era similar ao de uma trompa mas o instrumento não era de boa qualidade. .
Saí da orquestra, anos se passaram e resolvi comprar esta trompa por causa da extensão, sonoridade e por já estar familiarizado com este tipo de bocal.

Atualmente faço parte de um sexteto de sopros e já estou ensaiando com a trompa para gravar um CD em junho.

Minhas outras perguntas são:

Por ser uma trompa e, por eu não ter muito conhecimento do instrumento, algumas posições são diferentes do trompete?
É por isso que não consigo afinar com facilidade?

Caso seja o bocal, qual o melhor bocal para esta trompa de marcha, dentro das carcterísticas do Denis Wick nº 4?

Muito obrigado pela atenção.

--
Pedro Paulo Junior
--
Pedro Paulo Junior

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa de Marcha (Bb)

Mensagem por Gil Brasil » 05 mai 2012, 20:56

Amigo, o bocal é o menos culpado neste história toda. Bocal pode ter dar um timbre ou projeção diferenciados, mas não influencia na afinação de um instrumento.

O seu caso me parece ser a própria trompa ou a digitação errada. Ainda você não tem a opção de afinar as notas naturalmente altas ou baixas, com a mão dentro da campana, possibilidade somente na trompa tradicional. Também, é bom lembrar que a trompa geralmente tem afinação alta nas combinações 1-3 e 1-2-3.

Como sua trompa é em Bb, você pode usar o chaveamento de trompete Sib, mas lembrando que a digitação dos dois instrumentos diferem:

TROMPETE - Bb - CLAVE DE SOL
1ª linha inferior da pauta - Dó 0, Ré 1-3, Mi 12, Fá 1, Sol 0, Lá 2, Si2
3º espaço da pauta - Dó 0, Ré 1, Mi 0, Fá 1, Sol 0, Lá 2, Si2, Dó 0

Use esta digitação na trompa:
TROMPA - Bb

CLAVE DE FÁ (NA 4ª LINHA) - Para Tenor
Tenor: 2º espaço da pauta - Dó 0, Ré 1-3, Mi 12, Fá 1, Sol 0, Lá 12, Si2

CLAVE DE SOL - Para Soprano e Contralto
1ª linha inferior da pauta - Dó 0, Ré 1, Mi 0, Fá 1, Sol 0, Lá 12, Si2
3º espaço da pauta - Dó 0, Ré 1 (ou 0), Mi 0, Fá 1, Sol 0, Lá 12 (ou 0), Si2, Dó 0


Ou seja, a digitação do trompete está uma oitava abaixo da trompa.
No mais, bem-vindo ao mundo da trompa, o mais difícil dos instrumentos de metal e quiçá de todos.


Abraço.


-------------------------
ATENÇÃO: POST CORRIGIDO: nota Lá = 12.
Gil Brasil

PedrojuTrompaBb
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 05 mai 2012, 00:16

Re: Trompa de Marcha (Bb)

Mensagem por PedrojuTrompaBb » 05 mai 2012, 22:49

Obrigado pelas informações.

Estranho que a nota sol 0, na clave de sol e oitava acima, está muito alta. Utilizo a digitação 12 para afiná-la. Mas estou tentando na digitação normal.

Já na pauta, convencinei a leitura na clave de sol só que oitava abaixo. Como se fosse um sax tenor.

O instrumento é realmente difícil mas o belo som compensa.

Abraço!

--
Pedro Paulo Junior
--
Pedro Paulo Junior

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa de Marcha (Bb)

Mensagem por guira » 25 jul 2012, 14:34

Eita, me deu uma certa dúvida no tocante ao lá, pois diz que o lá e no 2, não seria a digitação 1 ou 2e3 ???
nunca dei o la no 2, bom mais eu uso uma escala na trompa bem esquisita.
mas no trompete eu toca o lá no 1 ou 2e3.
Desculpa se não entendi direito.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa de Marcha (Bb)

Mensagem por Gil Brasil » 25 jul 2012, 20:24

A Paz de Deus, guira, que bom que retornou ao fórum.

E já voltou me corrigindo hein!! rsrsrs. Brincadeira.

Você está certo, o Lá é digitação 1-2 juntos. Eu que me equivoquei na digitação do texto, correria acontece isso.
Já está corrigido.

Deus abençoe pela observação.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa de Marcha (Bb)

Mensagem por guira » 20 ago 2012, 14:25

Amém.
Desculpa aí kkkk
Comprei uma Trompa de Marcha da marca Schiller, segue o link
http://www.ebay.com/itm/Schiller-Field- ... 6rk%3D1%26

Gostei muito de tocar nela, não é muito confortável para segurar, pois o braço esquerdo cansa kkk, o som é muito bonito, gostei muito.
O problema é o irmão da frente, pois imagina uma campana enorme virada p/diretamente para seu ouvido, tento tocar bem baixinho ou virado para chão, mas as vezes as notas tocam desafinadas ou falhadas por causa da embocadura ](*,)

A Paz de DEUS aos irmãos e todos do fórum
Saudações a todos.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes