Embocadura

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
fernandes.marco31
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 27 jan 2012, 11:55

Embocadura

Mensagem por fernandes.marco31 » 11 mai 2012, 00:49

Ola Estou saindo da flauta para a trompa e estou amando esse instrumento , mas peguei o vicio de usar o bocal mais de 60% na parte de baixo dos labios o que faz meu som ficar esquisito como se estivesse vazando ar , sera que alguem pode me passar algum exercicio para acertar essa embocadura ? tendo em vista que faço bastante escala e nota longa mas não acerto grato
Marcão Horn

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por Eliabe Alamo » 11 mai 2012, 02:24

Oi, O Gil irá tirar todas as suas dúvidas. Mas pelo que sei, a forma como o trompista coloca os lábios no bocal geralmente é diferente. Sobre a questão de colocar mais em cima ou mais embaixo, estive lendo um artigo que o Ricardo postou que dizia que iria depender do estilo do músico. Mas eu particularmente toco com cerca de 70% do lábio superior e 30% do inferior.
Esse negócio de que está vazando, não sei bem se interfere no som, mas meu professor (é trompetista) quando ele está tocando geralmente o lábio dele fica vibrando de lado.

Isso aí é um adiantamento, o Gil ou o Ricardo irá te explicar com firmeza e com propriedade.
E se eu tiver errado aí em alguma coisa por favor me corrija.

Abs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por rmatosinhos » 11 mai 2012, 21:15

Não há nada errado, desde que funcione :)
Agora se há ruído aí é diferente, mas não tem necessariamente que ver com a distribuição do bocal pelos lábios.
O Ruido que ouve é interno ou externo?
Ou seja: o lábios estão a vedar bem o bocal ou ouve-se ar a sair pelos lados?
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
fernandes.marco31
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 27 jan 2012, 11:55

Re: Embocadura

Mensagem por fernandes.marco31 » 12 mai 2012, 10:30

na verdade o som em que me refiro é uma especie de chiado nada muito absurdo , mas é que tenho medo de estar fazendo errado meu professor falou que quando uso o bocal mais para cima melhora por isso achei melhor consulta-los pois vou tentar melhorar meu som com o bocal do meu jeito pois não consigo mudar de posição . muito obrigado pelas respostas .
Marcão Horn

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por rmatosinhos » 12 mai 2012, 14:11

É que dependendo do tipo de ruído podem ser diferentes tipos de coisas.
Se o ruido for externo (ou seja ouve-se ar a sair pelos cantos da boca), deverá tentar fechar hermeticamente os cantos da boca tentando colocar a embocadura numa forma mais redonda.
Se por outro lado o ruído que se ouve vem da campânula, provavelmente os lábios não estão a produzir um bom som.
Nesse caso, poderá se benéfico fazer exercícios só com os lábios e só com o bocal, procurando um som com mais "ar" ou com mais vibração. À medida que se aumenta a vibração o som melhora e depois volta a piorar (quando a embocadura está fechar) ouvindo-se alguns ruídos e um som anasalado. À medida que abrir a embocadura o som vai ficar com mais ar até que se ouve mais ar do que vibração. Um som focado, bonito, sem ruídos estará algures no meio desses dois extremos: nem muito aberto, nem muito fechado.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por Eliabe Alamo » 12 mai 2012, 19:30

Nem muito pra um lado nem pro outro! rsrsrs
Mas as vezes pode ser normal por vc estar começando agora.
Mas bom é que vc cumpra a risca o que o Ricardo e o Gil disser, e meta a cara a estudar! :D

Vlw Fica na paz
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
fernandes.marco31
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 27 jan 2012, 11:55

Re: Embocadura

Mensagem por fernandes.marco31 » 14 mai 2012, 00:42

Mas tem algum exercicio próprio para embocadura ? pois faço abelhinha , escalas e notas longas e tirando a abelhinha são exercicios que aprendi com a flauta mas tenho medo de estar fazendo exercicios que podem não ser bons para a trompa . Deus abençõe a todos
Marcão Horn

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes