Características da trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Bruno_OF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 mai 2012, 15:38
Localização: Flórida Paulista - SP

Características da trompa

Mensagem por Bruno_OF » 26 mai 2012, 15:55

Quero tocar trompa, atualmente estou pesquisando para comprar, mas estou com muitas duvidas a cerca das características que encontrei nas trompas a venda, entre umas delas é a campana da trompa, qual a melhor: com campana rosqueável ou não rosqueável :?:
Bruno OF

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Características da trompa

Mensagem por rmatosinhos » 26 mai 2012, 17:56

Acústicamente é desejável uma campânula fixa, mas não é muito prática no que diz respeito a sacos de transporte e são colocadas por vezes algumas objeções em voos...

Eu optaria por uma campânula destacável.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Bruno_OF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 mai 2012, 15:38
Localização: Flórida Paulista - SP

Re: Características da trompa

Mensagem por Bruno_OF » 27 mai 2012, 18:13

Muito Obrigado!!!!!......
Tem alguma diferença no som da trompa com campana rosqueável ou fixa :?:
Me desculpe pelas perguntas, é q na igreja onde eu toco não tem ainda este instrumento, vi em uma orquestra, e me apaixonei pelo som da trompa, meu maestro também esta querendo este instrumento na banda(que esta transformando em orquestra)!!! é lindíssimo!!!...
Bruno OF

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Características da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 27 mai 2012, 21:24

Bruno, já tive ambas, de campana fixa e removível, e não vejo nenhuma diferença de som nas duas, mesmo porque o anel fica na parte posterior à composição do som.
É mais provável que a maneira de colocar a mão na campana tenha muito mais efeito no som do que o anel rosqueável.
No mais, se há alguma diferença de som isso é praticamente impossível que alguém consiga, num teste cego, definir qual campana está sendo usada.
Gil Brasil

Bruno_OF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 mai 2012, 15:38
Localização: Flórida Paulista - SP

Re: Características da trompa

Mensagem por Bruno_OF » 28 mai 2012, 12:57

Muito Obrigado :!: Logo comprarei a minha trompa...
Bruno OF

Bruno_OF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 mai 2012, 15:38
Localização: Flórida Paulista - SP

Re: Características da trompa

Mensagem por Bruno_OF » 02 jul 2012, 18:39

no site, vi muitos elogios das trompas chinesas quasar e eagle, analisando as duas no maia music, vi que as duas tem tamanhos de campana e calibre diferentes, a quasar com 305mm de campana e 11,89mm de calibre, a eagle tem 310mm de campana e 12mm de calibre :!:
Pra se ter um bom som, qual o melhor tamanho de campana e calibre :?:
Bruno OF

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Características da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 03 jul 2012, 18:45

Bruno, não se empolgue muito com os elogios da Quasar e Eagle, são apenas as melhores chinesas, sendo trompas cópias de trompas de marcas tradicionais, e no máximo são instrumentos para se iniciar uma carreira, mesmo que para amadores.

Sobre os elogios compreenda que são opiniões particulares que refletem a experiência e o estilo de cada trompista que as experimentou ou que teve acesso a informações de terceiros. Não necessariamente serão adequadas a todos, visto que cada um tem seu estilo e gostos próprios.

Quanto à campana, quanto mais larga a tendência é o som ser mais escuro e volumoso, bem como há mais espaço para a composição da mão dentro dela. Quanto menor, tende a ter um som mais brilhante e compacto, com menos espaço para a mão na campana.

Se sua mão for grande corre-se o risco de tampar boa parte da saída de ar, influenciando na sonoridade, no timbre e até na afinação.

No mais, essas diferenças citadas de 0,5 mm são insignificantes.
Gil Brasil

Bruno_OF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 mai 2012, 15:38
Localização: Flórida Paulista - SP

Re: Características da trompa

Mensagem por Bruno_OF » 07 jul 2012, 15:29

BLZ, valew :!: :!: :!:
Bruno OF

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes