Melhorando a intensidade de som...

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Melhorando a intensidade de som...

Mensagem por celsojr » 03 jun 2012, 14:38

Caros colegas, estou com dificuldades em melhorar minha intensidade de som. Tenho praticado conforme orientação do Matosinhos no post "Atacar FF", aumentando e diminuindo a intensidade em notas longas, mas não percebo evolução. Aumentando a quantidade de ar o som fica metalizado, meio "rachado", como dizemos.
Não estou conseguindo compreender exatamente o que estou fazendo errado, e para manter um som bonito eu diminuo a quantidade de ar.
Tocando recentemente com um trompista profissional, o som médio dele é mais intenso que o meu FF. Se alguém já passou por isso e puder me ajudar, principalmente dando uma noção do tempo para obter uma intensidade adequada, por ex. 2 meses, 2anos etc. agradeço.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Melhorando a intensidade de som...

Mensagem por Eliabe Alamo » 03 jun 2012, 17:15

Olá Celso.

Comigo deu certo, só temos duas trompas na orquestra e tinhamos que tocar muito forte para escultarem o som da trompa.
Comecei a estudar notas longas e fortes, e o som ficava super metal! Mas eu continuei estudando forte e o som foi melhorando! :tr1:
Acho que o que você deve fazer, é continuar trinando forte que o som vai melhorar. Pois, quando vc começou tenho certeza que o seu som médio não era como é hoje! A tendencia é sempre melhorar...

Vlw Abs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Melhorando a intensidade de som...

Mensagem por rmatosinhos » 03 jun 2012, 20:38

Faça esse exercício até ao nível de dinâmica que consiga controlar com bom som, e vá aumentando gradualmente.
A intensidade do som está relacionada com:

-Quantidade do Ar
-Velocidade do Ar
-Abertura da embocadura
-Ressonância na boca
-Dedilhação escolhida
-Posição da mão direita
-Posicionamento em palco

A Velocidade do ar está relacionada com a quantidade de ar/abertura da embocadura. Ou seja, se soprar mais mas a abertura da embocadura continuar igual a pressão do ar irá aumentar, velocidade também e provavelmente a afinação irá subir.
À medida que aumenta a quantidade de ar, deverá abrir a embocadura com a mesma proporção, para que o som fique sempre bonito e afinado.
A Ressonância na boca controla a cor do som. Deverá procurar uma vogal o mais escura possível uma sonoridade dentro do "oh ou ah" evitando "eh e i".
A dedilhação escolhidapoderá também alterar a qualidade do som, maiores comprimentos de tubo produzem um som mais rico, mas dificultam o ataque e a certeza.
A Posição da Mão direita, para além de influenciar a afinação, afecta também a cor do som. À medida que se destapa a campânula a afinação sobre o som fica mais brilhante. Por sua vez fechando gradualmente a campânula a afina baixa e som fica mais escuro.
Por último o posicionamento em palco, distância do público, orientação da campânula, o que existe na direcção da campânula, se são superfícies duras e reflectoras ou porosas e absorventes, são a última hipótese de modificação sonora.
Estas são formas de alterar o som, a grande dificuldade é o equilíbrio. Esse só vem com o tempo, muito treino e muita paciência.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Melhorando a intensidade de som...

Mensagem por Eliabe Alamo » 09 jun 2012, 03:21

Olá Ricardo!
A ressonância na boca: seria algo parecido com o que os cantores de corais fazem?

Posição da mão direita: Minha trompa ela com o tubo de afinação geral totalmente feixado, e a mão tapando cerca de 2/3, fica afinada. Precisaria da trompa ser mais aguda para eu pode tapar mais e deixar o som mais escuro?

Posicionamento em palco: A superfície quanto mais dura maior a ressonância e quando mais "mole" mais escuro? :tr1:

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Melhorando a intensidade de som...

Mensagem por rmatosinhos » 09 jun 2012, 09:10

A ressonância tem que ver com isso som, dependendo da vogal usada o, a, e, i... a cor do som vai mudando.

No que diz respeito à posição, depende do tipo de trompa e do tamanho da mão de cada um.

Relativamente ao palco.... Numa superfície mais dura e lisa á maior reflexão de som, num superfície mais mole e porosa há maior absorção de som, logo fica mais abafado.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes