Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
Sousajr
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 11 jun 2012, 16:29
Localização: Salvador-Bahia

Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Mensagem por Sousajr » 11 jun 2012, 17:33

A paz de Deus,
sou novo por aqui e é uma satisfação estar fazendo parte deste fórum tão importante para mim pois também estou iniciando o estudo da música,moro em Salvador-Ba e por aqui existem (pelo pouco conhecimento que tenho) na CCB pouquíssimas trompas.Com ajuda de Deus desejo estudar muito para louvar e engrandecer o Senhor Jesus e também compartilhar no futuro com os irmãos,ajudando como sei que serei ajudado aqui.Tenho uma dúvida pois devido aqui os irmãos não terem conhecimento sobre o instrumento meu encarregado disse que eu poderia comprar qualquer uma Fá,Sib ou dupla,mas como os irmãos do fórum são mais experientes gostaria de saber qual me recomendam e que o valor seja no máximo 2.000 não mais que isso devido as condições.Não me importo muito com marca pq sei que o que Deus preparar será perfeito na Sua presença, já li várias dúvidas de usuários aqui e como os irmãos dizem tudo tem um começo e sei que terei que ter paciência e ser aplicado e espero contar com a vossa ajuda em qualquer contratempo pois sei que irei precisar,enfim,esta é minha dúvida de inicio e que Deus continue abençoando e dando força a todos que realizam este lindo trabalho de compartilhar o conhecimento que o Senhor tem dado,desde já grato.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:3

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Gil Brasil » 11 jun 2012, 19:17

Amém, sousajr.

Seja bem vindo no fórum e na trompa, realmente um belíssimo instrumento mas que exige muita dedicação.

Sugiro que adquira uma trompa dupla Fá-Sib para se habituar às duas possibilidades de aprender e de tocar. Inicie os estudos em Fá e depois, já habituado, comece a parte de Sib. Na verdade, as duas partes se complementam, Fá para notas graves e médias, Sib para as agudas.

Eu elaborei um chaveamento completo para a trompa para hinários em Dó e Sib, em trompa Fá e Sib.
Baixe-o aqui Chaveamento para Trompa - Várias tonalidades.
Geralmente os trompistas da CCB escolhem tocar no hinário em Dó, fique a vontade para escolher.

No valor de R$2.000,00 conseguirá uma trompa para iniciante, uma chinesa nova ou uma Weril usada. Recomendaria a chinesa, por ser mais barata e por ter uma qualidade geralmente igual à Weril. Quanto às chinesas, me parecem melhores, nesta ordem, Eagle, Quasar, Conductor, Hoyden. Por sua vez, você pode comprar uma chinesa em bom estado, não necessitando de ser uma nova, já que posteriormente o irmão poderá trocar por outra de melhor qualidade.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Sousajr
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 11 jun 2012, 16:29
Localização: Salvador-Bahia

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Sousajr » 11 jun 2012, 21:31

E quanto a Shelter e a Dolphin elas estão na mesma faixa de preço da Conductor o que o irmão acha destas quanto a afinação,embocadura e ou diferenças que possam vir a complicar a vida de quem esta começando.Outra dúvida eu comprando um instrumento fá/sib qual hinário seria melhor(mais fácil) para fazer a transposição? Deus abençoe.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:3

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Gil Brasil » 11 jun 2012, 22:17

Shelter eu não indico mesmo, a Dolphin não conheço opiniões sobre ela, mas também não indicaria em princípio.

Quanto ao hinário, é você quem escolhe. Eu comecei com o Sib (e ainda estou com ele), porque fica mais fácil a transposição em Sib, já que as notas são as mesmas que lê num trompete em Sib, ficando somente a parte de Fá para aprender já tranposta (ver o chaveamento que indiquei). No entanto, há os que preferem em Dó, por ser o hinário original e geral da orquestra, tipo uma tradição musical. Isso é pessoal. No entanto, nada impede que comece num e depois se aplique a outro, vai demandar um tempo, mas é perfeitamente possível trocar.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Sousajr
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 11 jun 2012, 16:29
Localização: Salvador-Bahia

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Sousajr » 24 jun 2012, 20:33

Irmão Gil me perdoe mas tenho mais uma dúvida,
Considerando minha inexperiência pois ainda estou estudando o bona, gostaria de saber do irmão de inicio que extensão devo começar a tocar na igreja tenor,contralto...?
Perdoe pela pergunta que pode parecer ingênua mas para mim é importante pois leio muito aqui a dúvida de vários trompistas para ter uma base estou em busca de todo conhecimento possível por isso peço a sua compreensão,estou me esforçando bastante e também animado com ajuda de Deus tudo vai dar certo.

Deus continue Abençoando,abraço.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:3

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Gil Brasil » 25 jun 2012, 01:48

Sousa, na Congregação Cristã a trompa pode fazer tanto o contralto (trompa aguda) como o tenor (trompa grave), assim como ocorre nas orquestras profissionais.
Na verdade, a escolha é sua, a não ser que a sua orquestra ou seu encarregado te pedir que faça uma das vozes, por necessidade da orquestra.

Em princípio, a trompa é mais adequada para o contralto, porém exige-se bem mais do trompista, a embocadura precisa estar sempre em dia, pois o contralto é bastante exigente no nosso hinário, já que tem muitas notas agudas e longas nos finais das frases. Aqui, considerando o hinário em Dó, a tesssitura vai de Lá2 (hino 174) até Mib4 (hino 34).

Porém, poderá escolher o tenor normalmente, e a gama de notas é bem mais suave e tranquila para a embocadura. Aqui, considerando o hinário em Dó, a tesssitura vai de Si1 (hino 420 e 372) até Sol3 (hino 273).

Deus te abençoe na escolha.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Sousajr
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 11 jun 2012, 16:29
Localização: Salvador-Bahia

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Sousajr » 25 jun 2012, 02:48

Quanto ao método para trompa usado oficialmente pela CCB que servirá para exame de oficialização, poderia me dizer qual é usado?
Porquanto tive informação que aqui só existe um irmão oficializado que toca trompa e mesmo meu encarregado não entende nem sabe praticamente nada sobre o instrumento, a proposito a tabela de chaveamento que o irmão disponibilizou vai ajudar muito.

Deus abençoe.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:3

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Gil Brasil » 25 jun 2012, 18:09

Sousa, não conheço método que seja oficial na CCB para trompa.
Existem alguns métodos em português disponíveis no Brasil.
Eu tenho o Almeida Dias para Trompa, sugiro que este seja suficiente para a oficialização. Custa por volta de R$30,00 + envio.

Sobre a tabela de chaveamento, passei alguns dias formatando-o e testando-a, mas penso que valeu a pena pois muitos trompistas o utilizam.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Raquel Conde
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 23 jun 2012, 23:01
Contacto:

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Raquel Conde » 26 jun 2012, 01:25

Boa Noite, pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre a trompa, gostaria de saber se eu posso tocar partituras de trompete?
Gostaria de dizer q amo esse forum.

bjus

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dúvida especifica

Mensagem por Gil Brasil » 27 jun 2012, 01:14

Raquel Conde Escreveu:Boa Noite, pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre a trompa, gostaria de saber se eu posso tocar partituras de trompete?
Gostaria de dizer q amo esse forum.

bjus
Pode sim, com as devidas transposições (os trompetes geralmente se afinam em Sib e Dó) e algumas adaptações (pois tem melodias que exigem agudos impraticáveis para a trompa, nesses casos é preciso baixar uma quarta ou uma oitava dependendo da melodia).
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Sousajr
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 11 jun 2012, 16:29
Localização: Salvador-Bahia

Re: Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Mensagem por Sousajr » 27 jun 2012, 20:42

Gostaria de saber mais informações sobre esta Trompa Thomann HR-301 B-Stock F-/Bb,sobre diversos aspectos se não for pedir demais e a opinião final dos mestres trompistas aqui do fórum,valeria a pena importa-lá ? Desde já grato.
Deus abençoe a todos.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:3

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Mensagem por Gil Brasil » 27 jun 2012, 21:40

A Thomann é uma grande loja varejista da Alemanha. Não conheço a origem de fabricação das trompas que levam a sua marca própria, mas provavelmente não são trompas tradicionais como as tops Alexander, Schmid e Paxman, entre outras. Esta trompa que você mencionou está na 'promoção' ou como diz eles 'refugo'. Isso não quer dizer que a qualidade é ruim, mas é uma trompa padrão.

Pelo preço é possível prever que se trata de uma trompa para iniciantes, apesar de anunciarem que é da linha profissional deles. Cuidado com isso: as empresas ou lojas dizem que é linha profissional, mas existe uma diferença bem grande entre profissional de um quanto de outro fabricante. O mesmo se aplica a carros, uma empresa diz que tal veículo é o top de linha, mas se comparar com outras fabricantes logo se vê que não passa de marketing.

Direto ao assunto: a importação desta trompa não é muito simples. O pagamento deve ser feito a vista, por meio de cartão de crédito internacional, PayPal ou transferência bancária internacional.

Considerando o preço anunciado em euros, menos o IVA europeu, mais frete e Imposto de Importação do Brasil, ela sairá por volta de R$4.300,00. Dependes se queres correr o risco, mesmo porque ainda há a possibilidade de desvio durante o transporte. Mesmo que haja seguro, ainda é bastante trabalhoso resolver tais pendências internacionais.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Mensagem por rmatosinhos » 27 jun 2012, 21:43

Sousajr Escreveu:Gostaria de saber mais informações sobre esta Trompa Thomann HR-301 B-Stock F-/Bb,sobre diversos aspectos se não for pedir demais e a opinião final dos mestres trompistas aqui do fórum,valeria a pena importa-lá ? Desde já grato.
Deus abençoe a todos.
As trompas thoman provavelmente são trompas chinesas com marca europeia.
Para iniciação musical dá. Tenho um aluno com uma fá (versão crianças) mas não creio que seja uma boa aposta para um estudo mais aprofundado do instrumento.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Mensagem por Eliabe Alamo » 30 jun 2012, 02:19

Olá tenho método Almeida Dias, consegui aqui no conservatório por 20 reais. Ele a princípio parece ser bastante simples (e realmente é) mas ajuda muito na nossa formação. E com essas coisas tão simples nos enrolamos.. :tr1:
Ele é um ótimo método pode seguir o Gil! rererre

A paz do Senhor para todos.
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Raquel Conde
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 23 jun 2012, 23:01
Contacto:

Re: Qual trompa comprar: simples ou dupla?

Mensagem por Raquel Conde » 03 jul 2012, 23:56

Boa noite, pessoal tudo bem ???

Gostaria de saber como faço afinar a trompa e Sib/Fa ? eu moro em chapecó sc e a aqui nao tem professor de trompa aqui sopro é raro kkk gostaria de dica para estudar. :tr1: eu toco trompete.


bjus

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes