AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
♠lukaz♠
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 13
Registado: 04 jul 2012, 18:14

AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por ♠lukaz♠ » 04 jul 2012, 19:07

olá, tenho 14 anos e toco ha 3 anos. preciso de uma partitura de hino da harpa para trompa com notas medias. por que fico de lado na igreja sem poder tocar, por favor me de uma ajuda? :( #-o ](*,) :? :cry: :?:
ME INFORME UMA PARTITURA OU UM TRUQUE
PARA PODER TOCAR!!! :-"
PELO MENOS SEME-BREVE

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por Gil Brasil » 04 jul 2012, 22:36

A harpa geralmente é afinada em Dó maior, então é preciso fazer a transposição para trompa Fá.

Porém, tocar a voz da harpa realmente é difícil para a trompa devido às notas muito agudas.

Poderia ter duas opções:

1) adaptar a voz da harpa (soprano) para a trompa, uma oitava abaixo (assim fica bem mais fácil, porém a trompa ficará grave) ou uma quarta abaixo, porém tem que fazer as contas de como ficarão os acidentes, dependendo das melodias da harpa.

2) compor uma voz de acompanhamento para a trompa, na voz do contralto, mas isso tem que ser feito por alguém que entende de composição.
Gil Brasil

♠lukaz♠
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 13
Registado: 04 jul 2012, 18:14

Re: AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por ♠lukaz♠ » 05 jul 2012, 13:42

muito brigado , realmente estou muito feliz de entrar nesse blog e tirar todas as minhas duvidas. sem também q devo estudar muito. :tr1: :D

Avatar do Utilizador
fernandes.marco31
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 27 jan 2012, 11:55

Re: AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por fernandes.marco31 » 09 jul 2012, 14:27

Ola assim como o Gil falou a trompa em orquestras Evangelicas sempre fazem o contralto oitavado Sendo no agudo , e normalmente as partituras estão em Dó ai o correto seria vc transportar para Fa uma quarta a baixo do escrito e sempre retirando um Bemol ou colocando um sustenido agora para fazer o soprano nem todos trompistas tem a facilidade de fazer oitavado ai o correto é fazer no grave .
Deus abençõe
Marcão Horn

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por Eliabe Alamo » 09 jul 2012, 14:37

Fica mais fácil se vc pegar a paritura do trombone (pois a clave é em fá) então vc lê como se fosse clave de sol só que uma nota abaixo do que está escrito, se lá esta um fá (lembrando que lê como se tivesse uma clave do sol) vc toca um mi se for um sol vc toca fá (fica melhor do que ir procurar a quarta). E as alterações é como o marco falou, só tocar com uma alteração acima, se for em dó maior vc toca sol maior, se for em sib maior vc toca fa maior e assim vai!
É complicado na teoria mas simples na prática! Com o tempo fica automático! Pode acreditar pois eu sei bem como é isso, passo por isso diariamente!

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por Gil Brasil » 10 jul 2012, 00:39

Fernandes, permita-se corrigir, mas o contralto nas igrejas não é oitavado para a trompa, isso é uma invenção de não sei quem e que ainda confunde a muitos.

Essa confusão se deve ao fato de que muitos músicos, inclusive alguns encarregados musicais, acharem que a trompa é da mesma voz do trombone, que a sua altura correta é o tenor, e isso não faz sentido.

A verdade é que a trompa é um instrumento altamente versátil, com 16 harmônicos e, por isso, consegue uma extensa gama de notas, incluindo a do trombone, do fagote, clarinete baixo, dos saxofones, bombardino, flugelhorn, entre outros instrumentos, ou seja, a trompa 'simula' ou 'imita' outros sons com grande semelhança, e a recíproca não é verdadeira. Outra curiosidade é que nem o soprano se toca oitavado: para ser oitavado, imagine você lendo as notas da partitura do soprano (exemplo, do Dó3 em diante), mas tocasse as notas reais (de som) a partir do Dó4 (3º espaço da clave de Sol), aí sim seria oitavado e praticamente impossível para o trompista.

O que ocorre é que o contralto, a exemplo do hinário da Congregação Cristã, exige notas agudas da trompa e isso é agravado pela ausência de pausas para descanso, como geralmente ocorre nas melodias seculares.

-------

Eliabe, agora precisa ver se há alguma partitura para trombone na orquestra do Lukaz. Mas, neste caso, ele seria uma trompa grave, e talvez não seja esta a intenção dele. Tem que ver, ele só tem 14 anos e não tem instrutor de trompa, é uma situação difícil.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: AJUDA◘ HINO DA HARPA URGENTE.

Mensagem por Eliabe Alamo » 11 jul 2012, 20:04

É pq quando ele estiver lendo como clave de sol, as notas estarão na região aguda! Mas vai depender do maestro... pelo mesnos o meu ele me deixa bem a vontade para ir apenas aonde der. Se estiver muito agudo oitave.
Lembrando que esse macete serve para as partituras do trombone, cello, baixo... por ser todos em dó e lerem com a clave de fá.

É apenas uma dica, já que vc quer muito tocar...

Vlw A paz do Senhor para todos!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes