Afinar Yamaha YHR-567

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
nonada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 13 jul 2012, 06:53

Afinar Yamaha YHR-567

Mensagem por nonada » 13 jul 2012, 12:33

Olá, primeiramente parabéns pelo site, tem me ajudado muito!

Eu toco em banda marcial a 10 anos, comecei no trompete, fui para o flugel horn até que me encantei com o som da trompa. Na banda não tinha trompa e eu nunca pude comprar uma, optei por mudar pro eufônio por ter o som mais próximo ao da trompa.
Depois de esperar alguns anos pela trompa, em fim a banda conseguiu uma verba e comprou 6 Yamaha YHR-567. =) To aqui apanhando dela a 2 dias e esse fórum ta me ajudando bastante.
Minha dúvida agora é a seguinte: Ela tem uma bomba de afinação geral e uma de afinação em F, então percebi que sempre que preciso afiná-la em Bb só tenho a bomba geral... consequentemente estarei desafinando ela em F pois a geral sai direto do mouthpipe...
A única solução que eu encontrei é sempre afinar primeiro em Bb pela geral e depois afiná-la em F.

1ª pergunta: Afinar a bomba de F uma vez é suficiente e depois basta eu sempre afiná-la pela bomba geral ou é necessário afinar as duas bombas sempre?

Ela veio com 2 bocais, um HR32C4 e um HR30D4, gostaria de saber a diferença na sonoridade pois minha embocadura ainda não é boa para trompa, não consegui distinguir sozinho.

2ª pergunta, qual dos dois bocais é mais indicado pra um iniciante como eu?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Afinar Yamaha YHR-567

Mensagem por Gil Brasil » 14 jul 2012, 00:39

Olá, nonada, primeiro parabéns por escolher a trompa e também pela máquina que está em suas mãos.

Quanto à afinação, o que interessa realmente é o seu instrumento afinar com a orquestra. Você deve usar as bombas da maneira mais prática e eficiente para conseguir afiná-la. A sua 1ª pergunta já responde o seu questionamento.

Quanto aos bocais:
HR32C4: bocal em forma de U, com tendência a produzir som brilhante. Segundo a Yamaha, permite grande volume de som e facilidade para tocar. A borda é semi-plana, o que dá maior conforto aos lábios. O diâmetro interno é 17,48mm, ideal para quem lábios médios a finos. O furo é 3,98mm, o que junto ao diâmetro interno de 17,48mm, explica o grande volume de som prometido pela Yamaha. Este furo é pequeno e favorece a precisão e o alcance das notas agudas, demandando menor ar e técnica.

HR30D4: bocal em forma mesclada de U e V, o que, segundo a fabricante, facilita alcançar toda a extensão de notas. A borda é semi-plana, o que dá maior conforto aos lábios. O diâmetro interno é 17,08 mm, ideal para quem lábios finos ou, no máximo, médios; se seus lábios forem grossos, não é ideal, pois tende a inchá-los e cansa muito rápido. O furo é maior que do anterior, sendo 4,50 mm, o que em teoria favorece grande volume de som e tonalidade rica. A Yamaha afirma que este bocal dá excelente estabilidade em notas agudas, mas este argumento certamente se dirige à questão do diâmetro interno estreito.

Contudo, na minha opinião, furo largo, em geral, dificulta a precisão e o alcance das notas agudas, pois demanda muito ar e técnica. É preciso experimentar e ver se o bocal atende mais às notas agudas ou tonalidade rica. Peço aos colegas que opinem a respeito também. Parece controversa a questão do 30D4.

Como iniciante, é preciso antes de tudo, definir qual a exigência do seu maestro, professor ou da orquestra, qual gama (tessitura) de notas terá que tocar nas apresentações. Lendo as considerações que fiz acima, será possível você ter alguma noção inicial quanto à escolha.

Observe os fatores: volume de som; espessura dos seus lábios; notas agudas ou médias-graves; maior gama de notas ou uma gama específica de notas. Responda cada fator e, com a ajuda do seu maestro, tome a decisão.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinar Yamaha YHR-567

Mensagem por rmatosinhos » 14 jul 2012, 01:13

A Afinação da trompa deverá passar, dos tubos mais pequenos para os maiores ou seja
Afinar 0 em trompa sibemol
Afinar 2 em trompa sibemol
Afinar 1 em trompa sibemol
Afinar 2•3 trompa sibemol (mexendo apenas na terceira bomba de afinação)
Afinar 1•2 (deverá ficar ligeiramente algo, se necessário baixar ligeiramente a primeira ou segunda bomba mas não em demasia ou será "pior a emenda que o soneto" A afinação da dedilhação 1•2 será sempre um compromisso.
Como 1•3 em trompa sibemol equivale a 0 em Fá, e 1•2•3 em sibemol equivale a 2 em Fá, igonoramos as 2 ultimas séries de trompa sibemol.
Afinamos de seguida a as bombas de trompa fá pela mesma ordem...
A unica diferença é que pode-se propositadamente retirar mias um pouco a 1ª e a 3ª bomba para compensar a afinação no Fá# 1 e no Sol1.

É algo muito relativo e vai requerer algum hábito, mas como trabalho de afinador em pouco tempo conseguirá afinar bem a sua trompa.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

nonada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 13 jul 2012, 06:53

Re: Afinar Yamaha YHR-567

Mensagem por nonada » 14 jul 2012, 23:29

Agradeço muito os esclarecimentos, estou muito contente pelo fórum!
Quanto aos bocais, meus lábios são finos, quanto a isso acho que os dois servirão, mas como ainda não tenho muita técnica vou estudar com o 32C4 pois as partituras da banda exigem até o Sol 4 e poucas vezes até mais alto...
Quando eu adquirir melhor técnica e conseguir uma melhor afinação eu troco de bocal, visando um som mais cheio.

Novamente, muito obrigado mesmo!

Diego.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Afinar Yamaha YHR-567

Mensagem por Gil Brasil » 15 jul 2012, 19:25

Diego, perdão, me enganei na avaliação do boal HR32C4, considere as correções a seguir:

HR32C4: bocal em forma de U, com tendência a produzir som brilhante. Segundo a Yamaha, permite grande volume de som e facilidade para tocar. A borda é semi-plana, o que dá maior conforto aos lábios. O diâmetro interno é 17,48mm, ideal para quem lábios médios a finos. O furo é 3,98mm, o que junto ao diâmetro interno de 17,48mm, explica o grande volume de som prometido pela Yamaha. Este furo é pequeno e favorece a precisão e o alcance das notas agudas, demandando menor ar e técnica.

Obrigado.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes