Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por Gil Brasil » 19 jul 2012, 00:16

Um trompista que não quis se identificar me perguntou sobre transposição de trompa Fá para partituras em Dó, nas claves de Sol e de Fá da 4ª linha.

Resposta:

Quanto à transposição, se tocar no hinário em Dó, na clave de Sol, basta considerar a clave de Fá na 3ª linha e aumentar um sustenido (ou diminuir um bemol) conforme o hino. Ou então, onde estiver escrito um Fá, toque um Dó, e assim por diante.

Na clave de Fá na 4ª linha toca-se da mesma forma, somente considerando que a clave de Fá na 4ª linha tem diferença de leitura de 2 tons da clave de Sol. Assim, é só tocar a clave de Fá na 4ª linha pensando na clave de Dó na 4ª linha. Simples, substitui Fá por Dó, e assim por diante. O esquema de transposição é o mesmo, o que muda são só as linhas da clave de Sol para clave de Fá. Depois, com o tempo se aprende a fazer o cálculo mental das transposições.

Mas, se quiser a digitação pronta, eu elaborei esta tabela completa de transposição para a trompa para hinários em Dó e Sib, em trompa Fá e Sib. É só memorizar e tocar.
Baixe aqui: Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por guira » 25 jul 2012, 13:55

A Paz de DEUS GIl
O estudo da trompa é muito difícil.
Eu comprei aquele método Almeida Dias recomendado pela CCB.
Achei o método bom, bem explicadinho, todavia, para mim é muito complicado, pois muito tempo toquei trompete, e depois mudei para trompa, para um tocar mais rápido na CCB, me ensinaram a transportar na escala, no meu caso serviu bem, pois eu não toco em outras orquestras, todavia se eu tocasse em partituras para a trompa com outro trompista não conseguiria, pois eu não sei a escala da trompa, bom eu até tenho em casa, mas não utilizo.
Depois eu explico melhor.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por mapereira » 26 jul 2012, 00:26

Paz de Deus, Guira
Você andou meio sumido, rapaz, e eu também.
Me diga uma coisa: que trompas você usa na igreja? Você escreveu que têm três trompas e está aguardando a quarta. Você usa as três na igreja ou como é? Digo isso porque a wagneriana se parece muito com um bombardino.
A de marcha também é bastante diferente.
Tenho uma trompa si bemol e uma trompa de caça. A si bemol estou aprendendo, agora a de caça, essa é muito difícil, não têm chaves e nem como colocar a mão na campana, têm que ser só no bico mesmo.
Deus abençoe

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por guira » 20 ago 2012, 17:33

Amém Mapereira.
pois é, e ainda não continuo muito assíduo kkk
Bom depende da igreja.ex.
Na minha comum como é uma igreja menor, eu sento sempre perto da parede eu uso mais a Tuba Wagnerian, ora, pois a campana da minha trompa tradicional quase q fica colada na parede e toco muito apertado. assim uso a Tuba Wagneriana
Na minha comum, tb é mais difícil fazer o contrato, o encarregado sempre me pede para fazer o tenor, pois temos pouco tenor, assim na wagneriana o som é mais forte.
Qdo eu vou visitar uma igreja levo a trompa tradicional, pois o som é mais comedito, assim eu toco e ninguém me escuta fico quietinho. além do pessoal conhecer mais, pois se levo a wagneriana o pessoal pensa que é um bombardino kkkk.
Qdo sei que há possibilidade de eu tocar sozinho, levo a trompa soprano.
Agora com essa trompa de marcha, achei legal o som, por eqto estou tocando mais com ela, pois não há muito problema com espaço na minha comum, e na minha comum já está mais acostumado comigo. O problema da trompa de marcha é a campana ENORME na orelha do irmão da frente, tem que tocar bem baixinho ou virado para cortinha ou chão.
Poucas vezes troquei de trompa qdo o culto já estava iniciado, já troquei depois do hino de silêncio, pois chegou mais soprano e mudei de trompa, ou percebi que o soprano não seria muito suficiente, pois a irmandade aqui gosta de cantar :)
A tuba wagneriana é muito gostosa de tocar, ela é dupla Sib/Fá, em fá vai até o primeiro mi (grave).
A trompa da caça nunca toquei em nenhuma.
Muito tempo atrás eu tinha uma trompa CONN e conseguia fazer a escala com ela somente usando a mão na campana, hoje, mal consigo usando as chaves kkkkk
A trompa em si é boa, pois tem mais som, eu acho. Mas a dupla é legal, pois tem notas graves que a em si não tem.
O estudo desse instrumento é bem penoso exige bastante, pena que não me dedico muito, mas estou feliz com o resultado.

Eu sou do Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ e vc ?
DEUS te abençoe.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por mapereira » 21 ago 2012, 21:44

Amém, Guira
Realmente a trompa têm um som maravilhoso, é admirada pelo seu modelo diferente que chama bem a atenção pelo formato e pelo uso da mão esquerda para dedilhar as notas e a mão direita na campana. Disse ontem à um irmão que para chamar a atenção igual a trompa somente o trombone de vara, como não se usa na CCB, então só temos a trompa.
É um instrumento diferenciado, tanto na formosura musical, quanto no formato, na dificuldade de aprendizado, dificuldade de encontrar quem ensine, diferenciado em tudo, realmente; tanto que ainda não temos hinário em Fá, próprio para os trompistas, temos que usar hinários e transportar sempre, Deus preparará que um dia vamos ter um hinário próprio para trompa assim como já temos para as violas.
Sou da cidade de Várzea Paulista, próximo à Jundiaí, em São Paulo.
Faço o contralto na minha comum, aqui há muitos músicos; às vezes, quando visito outras igrejas já houve a necessidade de fazer o tenor, mas é difícil de acontecer; soprano e baixo nem pensar, só em casa mesmo; temos uma quantidade enorme de tubas e violinos por aqui, até à mais do que o normal.
Quanto ao uso das diversas trompas você naõ teve nenhuma dificuldade? Digo isto porque a trompa de marcha se parece muito com um trompete, a wagneriana com um bombardino, com essas duas não chegaram a pensar que você havia mudado de instrumento? Penso que se tivesse tais trompas os irmãos daqui confundiriam e chegariam a pensar que havia mudado.
Tenho uma trompa de caça que comprei pela internet de um morador do seu estado, da cidade de Teresópolis; ela é muito antiga e estava mal conservada; o vendedor chegou a aconselhar que usasse somente como enfeite, dei uma geral nela, foi para Campinas, gastei Rs 600,00 com ela e hoje consigo tocar algumas notas; é muito difícil por não ter chaves já que ela é natural, não tem como colocar a mão na campana por causa do formato e não tem quem ensine, aí você já viu, né? Têm vários vídeos da trompa de caça, vou colocar um na seção de vídeos para que você possa ter idéia melhor.
Paz de Deus

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por guira » 22 ago 2012, 18:43

Até que não, qdo apareço com uma trompa nova eu logo aviso "é trompa", mas até agora ninguém vez muito questionamento, principalmente pq qdo saio da minha comum para outra onde tem outro encarregado que não me conhece eu levo a trompa, se chego no lugar e tem necessidade de soprano eu comunico que tenho outro instrumento no carro que facilita o soprano e se posso trocar ?
As vezes vou para outra comum com outras a tuba, todavia somente qdo o encarregado me conhece.
Graças à DEUS até agora não ocorreu essa confusão, bem acho que já expliquei para o Encarregado regional sobre as trompa e a Tub Wag que não deixa de ser trompa.

O bocal da trompa de caça pode ser trocado ou seja, é o mesmo da trompa,ou melhor, eu posso colocar meu bocal nessa trompa de caça ?

Notas tem que ser no bico mesmo :)

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Transposição Trompa Fá para partitura em Dó

Mensagem por mapereira » 23 ago 2012, 21:56

Pode ser trocado, sim; eu uso o bocal que veio nela, muito antigo, até para preservar a identidade da mesma, mas pode ser trocado, sim. Quanto às notas, só no bico mesmo, não dá pra colocar a mão dentro da campana por causa do formato dela e, como é natural, tem que ser no bico; é igual a natural, só que a natural você abafa com a mão e consegue uma melhor qualidade do som, além de atingir notas mais baixas e mais altas, acho.
Sou apaixonado por trompas mais antigas, queria possuir uma natural mas não tenho condições, olhei preços de importadas dos EUA mas é muito cara, talvez daqui a alguns anos, quem sabe, mas vou ter uma ainda, e a de caça quero ver se consigo comprar uma nova, importada da França, elas são bem mais baratas que as naturais.
Deus abençoe

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes