Maturidade do trompista

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Maturidade do trompista

Mensagem por Alessandro » 19 set 2012, 20:41

Amigos trompistas, encontrei aqui neste portal muita ajuda como: dicas, orientações, etc. e quero( como todos aqui) crescer enquanto trompista. e o intuito deste site é sem dúvida nos aliarmos e trocarmos experiencias onde a dificuldade e ou superação de um, serve de exemplo para outros.
Bem eixando de lado um pouco a filosofia, onde quero chegar é que não encontrei nem aqui nem no google, alguma matéria onde respondesse esta pergunta: DEPOIS DE QUANTO TEMPO DE TREINO E ESTUDOS DIÁRIOS ( em média ) UM TROMPISTA LEVA PARA PERCEBER O "click" (OPA! AGORA TO TOCANDO!!!)?
matozinho e gilbrasil... voces que sempre respondem e me parecem terem bastante experiencia/vivencia com a nossa amiga ora inimiga troma (rssss) por favor, me ajude.
Grato
Alessandro

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Gil Brasil » 19 set 2012, 21:05

Esse assunto já foi tratado aqui, mas não da forma como você mencionou.

É um assunto difícil, pois depende do quanto você pretende alcançar com a trompa: nível amador, intermediário, profissional ou professor/maestro, ou ainda, se quer ser solista, acompanhamento, ser 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª trompa numa orquestra.

Cada um desses níveis exigirá um aperfeiçoamento, que só virá com muito estudo (teórico e prático), desenvolvimento de habilidades, eliminação de pontos fracos (dificuldades) e desenvolver o maior número possível de performances versus qualidade da performance.

Quanto à parte psicológica, deves ter muita paciência, dedicação e inteligência para superar obstáculos.

Portanto, é muito variável esse tempo de maturação, tendo mesmo vários trompistas que desistem do instrumento devido à dificuldade particular que ela nos oferece.
Gil Brasil

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Alessandro » 21 set 2012, 01:17

Gil Brasil Escreveu:Esse assunto já foi tratado aqui, mas não da forma como você mencionou.

É um assunto difícil, pois depende do quanto você pretende alcançar com a trompa: nível amador, intermediário, profissional ou professor/maestro, ou ainda, se quer ser solista, acompanhamento, ser 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª trompa numa orquestra.

Cada um desses níveis exigirá um aperfeiçoamento, que só virá com muito estudo (teórico e prático), desenvolvimento de habilidades, eliminação de pontos fracos (dificuldades) e desenvolver o maior número possível de performances versus qualidade da performance.

Quanto à parte psicológica, deves ter muita paciência, dedicação e inteligência para superar obstáculos.

Portanto, é muito variável esse tempo de maturação, tendo mesmo vários trompistas que desistem do instrumento devido à dificuldade particular que ela nos oferece.
Gil Brasil, voce abriu minha pergunta pra um panorama mais complexo e ate mais detalhado. Obrigado!
realmente preciso definir a que nivel pretendo chegar para saber o tempo e a dedicacao necessaria para assim servir como uma pequena referencia face a experiencia e vivencia de voces. mas deixa me ver se consigo ser mais especifico. nao quero tanto.
ja tenho uma certa idade para ser um bom profissional, penso que como todo bom musicista ou esportista que queira ser realmente bom, precisa comecar cedo.
a minha pretencao portanto, e' apenas conseguir tocar repertorios sem muitas dificuldades. ter um bom som, resistencia e nao desafinar muito. Sei que a trompa e' um dos instrumentos mais dificeis de se tocar e percebo bem isso na hora em que faco os exercicios e vejo quao dificil e' as vezes virar a pagina. rsssss mas o que me motiva e' justamente este desafio, adoro essa espectativa de melhora continua e isso justifica a minha anciedade de saber ate quando terei de quebrar pedras. Quando eu olharei para a trompa e verei ela como uma amiga, aliada e n'ao uma adversaria que preciso domar? e quando ouco uma boa trompa soando... NOSSA ... 'e muito bonito!!! e eu quero isso pra mim!Ela tem uma coloratura de som que encanta. Acho que todo mundo que escolhe a trompa como instrumento de uma maneira ou de outra se maravilhou com o instrumento.
Enfim, quanto tempo leva para um pretendente a trompista (sem professor) para que o seu publico (vizinho, esposa, parentes, noivos,...) ao ouvir pense: "nossa que bonito!"?
Pela experiencia de voces, quanto tempo levou para tirar o la agudo (acima do pentagrama)? 2 anos, 1? ou entao: " eu tinha muita dificuldade com saltos e intevalos, so' consegui depois de um ano" essas coisas!
obrigado

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Eliabe Alamo » 22 set 2012, 22:47

Olá Alessandro.
Foi em média isso aí, um ano mais ou menos para conseguir tirar o lá4 (trompa em fá).
Mas nem tudo é apenas agudo, temos também que estudar graves, médios... toda a extensão do instrumento.
Um dos melhores estudos que eu acho para melhorar em qualquer instrumento, é o estudo de escalas. Começando bem do grave (em média do sol1) e subindo até onde der. Sem exagerar!

Vlw abs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Alessandro » 24 set 2012, 18:24

Eliabe Alamo Escreveu:Olá Alessandro.
Foi em média isso aí, um ano mais ou menos para conseguir tirar o lá4 (trompa em fá).
Mas nem tudo é apenas agudo, temos também que estudar graves, médios... toda a extensão do instrumento.
Um dos melhores estudos que eu acho para melhorar em qualquer instrumento, é o estudo de escalas. Começando bem do grave (em média do sol1) e subindo até onde der. Sem exagerar!

Vlw abs
Obrigado pela dica...
toda boa experiencia é valida e vou levar em consideração o que me falou das escalas... qnto aos graves e agudos já sabia.
mais uma vez
obrigado!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Gil Brasil » 24 set 2012, 20:19

Depende de quanto você estuda: se estuda diariamente ou pelo menos 4 vezes por semana, de 1 a 3 horas por dia, terá resultados muito rápidos, com menos de 2 anos tocará alguns repertórios de baixa a média dificuldade, tal como o Romance for French Horn, de Camille Saint-Saens.

Porém tens que saber aproveitar o estudo que faz, evitar o cansaço, dar pausas para respirar e oxigenar os músculos da embocadura, pois nada adianta tocar 3 horas seguidas em estudo. No mais, o estudo deverá ser dividido ou intercalado com teoria e prática, não basta só prática, é preciso ler e entender teoria.

Quanto ao público achar bonito (parentes e amigos) não leve isso a sério: parentes e amigos, sobretudo os leigos, ou te elogiam por nada ou te criticam em tudo, devido a não entender do que se trata. Apesar de que, se te elogiam já é algum bom sinal. 8) 8) :lol: :lol:

Atingir o Lá agudo (da trompa em Fá, não em relação à instrumentos em Dó) não é das missões mais difíceis se treinar continuamente. Com 3 meses podes conseguir. Mas isso também depende do bocal escolhido e de como aproveita inteligentemente o estudo, pois bocal faz grande diferença se escolher errado e estudar forçando os lábios, pressionando-os contra o bocal, também não traz resultados consistentes.

Ademais, trompa necessita estudo e prática constantes, para que a performance não caia de rendimento.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Eliabe Alamo » 24 set 2012, 21:57

Muito bem Alessandro!
Aprenda com o nosso mestre Gil! Ele tem um curriculo e uma carga de conhecimento extremamente maior que a minha! :tr1:

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Alessandro » 27 set 2012, 17:02

Gente, muito obrigado, agora sim, estou satisfeito com a resposta dada pelo gil brasil!
só nao gostei muito da parte que fala: se estuda diariamente ou pelo menos 4 vezes por semana, de 1 a 3 horas por dia, terá resultados muito rápidos, com menos de 2 anos Afff...é muita dedicação despendida para um retorno a tão longo prazo. Mas não podemos ter ilusões, a realidade é esta mesmo. a vida é um combate constante e em todos os seguimentos.
vou seguir esta receita, na verdade já estou seguindo, treino todos os dias em media 3hrs aos fds 4 e já estou percebendo a diferença. depois de um mes neste ritmo, tocando em uma besson fa/sib (inglesa), já saiu um sib agudo (sei que agudo nao é tudo como disse o nosso amigo Eliabe, mas cito apenas como referencia do progresso).
vamos continuar nosso trabalho e quem sabe se a minha experiencia acompanhada desde o início aqui neste forum possa servir de ajuda para algum novato.
Mais uma vez obrigado

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Gil Brasil » 27 set 2012, 20:03

Eliabe Alamo Escreveu:Muito bem Alessandro!
Aprenda com o nosso mestre Gil! Ele tem um curriculo e uma carga de conhecimento extremamente maior que a minha! :tr1:

Vlw
Isso mesmo Eliabe, tenho uma grande carga de palpite....... :partyman: :partyman:
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Gil Brasil » 27 set 2012, 20:07

Alessandro Escreveu:Gente, muito obrigado, agora sim, estou satisfeito com a resposta dada pelo gil brasil!
só nao gostei muito da parte que fala: se estuda diariamente ou pelo menos 4 vezes por semana, de 1 a 3 horas por dia, terá resultados muito rápidos, com menos de 2 anos Afff...é muita dedicação despendida para um retorno a tão longo prazo. Mas não podemos ter ilusões, a realidade é esta mesmo. a vida é um combate constante e em todos os seguimentos.
vou seguir esta receita, na verdade já estou seguindo, treino todos os dias em media 3hrs aos fds 4 e já estou percebendo a diferença. depois de um mes neste ritmo, tocando em uma besson fa/sib (inglesa), já saiu um sib agudo (sei que agudo nao é tudo como disse o nosso amigo Eliabe, mas cito apenas como referencia do progresso).
vamos continuar nosso trabalho e quem sabe se a minha experiencia acompanhada desde o início aqui neste forum possa servir de ajuda para algum novato.
Mais uma vez obrigado

Alessandro, cuidado, não fique 3 h soprando direto, isso faz mal, deve ter pausas 10 a 15 minutos para descanso muscular e respiração.
E uma trompa Besson é superior a qualquer chinesa e Weril, ou seja, já tens uma boa trompa.
Como disse o Eliabe, as notas agudas dependem das notas graves na medida em que é preciso desenvolver toda a gama possível dos registros para fortalecer a embocadura.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Eliabe Alamo » 27 set 2012, 23:41

Pois é Alessandro, preste atenção nos conselhos dos mestres Gil e Ricardo, pq eles são duas feras!
Fui seguindo os conselhos e estou melhorando..

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Alessandro » 28 set 2012, 02:20

Ok! tranquilo!
toco uma hora depois paro, mais meia hora, e assim vai o dia todo.
sei o qnto o gil 'e fera, basta observar as publicacoes que ele fez, enfim, foi pensando nisso que eu me habilitei neste forum.
e assim que for adquirindo progressos vou compartilhando com vcs, e que passe para os que como eu aqui, ajuda para os que procuram.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por rmatosinhos » 02 out 2012, 09:05

Tudo depende da idade com que se começa a estudar, do número de horas diárias despendidas e vivência musical, depende de muitos factores...
Já vi alunos com 3 anos de instrumento a demostrar uma maturidade acima da média, já via alunos a estudar há mais de 8 sem a mesma sensação.
Pessoalmente estudei 6 anos numa escola profissional + 4 anos numa escola superior, e mesmo depois desse tempo não me senti totalmente autónomo e continuei a frequentar cursos de aperfeiçoamento. Quando comecei a aprender verdadeiramente foi já depois da escola superior, quando tive que trabalhar sozinho, resolvendo os meus problemas e os problemas apresentados pelos alunos.
Com o ensino aprende tanto o professor como o aluno e recomendo vivamente a toda a gente que se queira aperfeiçoar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Alessandro » 05 out 2012, 22:57

Nossa... depois desse comentário do Matozo, a minha meta estava em clave de fá e ele jogou o "bastão" lá na clave de sol. rssss
6 anos + 4 de ensino superiro + aulas e ainda não se sente maturo... rsssss ..... assim voce desanima agente.
Brincadeira!
Sei que o céu é o limite, estamos sempre a procura da perfeição e depois de muito ensaio e dedicação vemos o que ontem estava bom, hoje pode melhorar... e assim caminha a humanidade. nunca satisfeitos.
Mas para voltar ao que me propus, já faz duas semanas que venho metodicamente treinando na media de 3 hrs por dia e tenho obtido resultados muito rápidos.
As vezes me assusto pois pode ser que estava tão ruim para justificar o quao rápido foi a melhora. mas não eu tenho usado um outro trompista que toca na minha banda e ele comentou que já estou tocando melhor que ele. ( oque não é verdade) mas percebe-se que ele começou a ficar preocupado.. rssss o reinado dele está ameaçado! kkkk
isto motiva, já acabei dois metodos e to caminhando. agora mesmo estou no intervalo de um estudo e adivinha o que estou fazendo... falando de trompa... será que to "viciado" rsssss mas de qualquer maneira é melhor que video game. rssss
abç a todos

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Maturidade do trompista

Mensagem por Eliabe Alamo » 06 out 2012, 18:11

É verdade Alessanddro, é muito melhor que video game!
Pois na trompa o jogo nunca acaba! Tem que passar de fase todo dia e se não estudar volta pra fase que ja tinha passado...
É mais emocionante! \:D/ kkkkkkkkkkkk

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes