VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
José Roberto Araujo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2012, 13:55

VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por José Roberto Araujo » 20 out 2012, 14:43

Bom dia. Sou músico amador toco sax alto, mas me encantei pela trompa. Acho o seu som muito bonito e melodioso. Mas como este instrumento não é muito divulgado surgiram uma porção de dúvidas.
Pelas cartas de digitação que tenho encontrado as trompas em Fá não diferem das em Sib, no que se refere a extensão das notas, entre a nota Fá da terceira linha suplementar inferior até a nota Sol no primeiro espaço suplementar superior isto na clave de Sol, e somente na extensão, não no dedilhado. Acredito que extensão total da trompa não esteja somente entre estas duas notas, mas devem ser as mais utilizada.
Dúvidas:
Quais as vantagens de uma trompa com afinação Fá sobre a com afinação Sib? ou vice versa.
Quais a vantagens de se usar uma trompa dupla afinação se haverá que estudar quase o dobro do tempo para dominá-la nas duas afinações? E o seu preço normalmente passa do dobro de uma de afinação simples.
Existe diferença de timbre entre as trompas afinadas em Fá e em Sib?
Existem trompas em Sib que tem um quarto rotor para abaixar a afinação em meio tom, o que a leva ficar com a afinação em Lá. Qual a utilidade disso?
Humildemente peço desculpas pela minha ignorância sobre este assunto.
Aproveito para agradecer a minha inclusão neste portal, e e rogar a proteção de Jesus para todos nós, no aguardo de breve resposta para que eu possa tomar a decisão de adquirir uma trompa.

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por Alessandro » 20 out 2012, 19:36

antes de mais nada, bem vindo ao mundo dos trompistas.
alerto que tocar trompa e' um desafio impar e bem mais dificil que um sax, ma acredito que sera' capaz.
Bem,terao pessoas que responderam melhor e com mais detalhes. apenas para nao lhe deixar esperar muito para ter uma resposta, posso lhe adiantar que o comum e usual e' ter uma dupla (fa e sib)... para iniciante pode ser uma simples (fa) por ser mais barata e facil digitacao, o ruim na minha opiniao e' que depois tera de se adaptar tanto na digitacao e com os labios pois tem uma pequena diferenca e quase imperceptivel na vibracao dos labios qndo se usa a sib o timbre muda um pouco e me parece que os labios se adaptam (esta e' minha opiniao), a simples para as notas agudas nao ajuda muito, o dedilhado dela , como pode ver na cartilha tem uma diferenca mas nada que com o tempo se aprende e nem pensa nisso (igual a dirigir carro) mas se quiser comecar ja com uma troma dupla acho mais recomendavel pois aprendera o dedilhado definitivo, pois tenho certeza de que se for tocar trompa (como todo trompista)ira ter uma dupla (fa/sib) pode ser mais caro mas recomendo. sem contar que as melhores trompas e os profissionais tem trompas duplas e ate triplas. e logicamente isso nao e' a toa!
abc

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por Eliabe Alamo » 20 out 2012, 20:18

Olá, bem vindo ao noso mundo!
Alessandro já deu uma adiantada no assunto, vou adiantar mais um pouco e os nossos professores certamente vão dar uma opnião certa!
A diferença entre as duas é na tessitura, aquela parte da extensão que tem o maior brilho! Na trompa em fá (é a grave) vai ter uma extensão desde o sol 1 (dá pra tirar desde o do1) até o dó5. Porém, a parir do dó4 as notas ficam bem próximas, tendo a possibilidade de tirar a escala de dó apenas no lábio. A solução que encontraram, foi adicionar uma "outra trompa" nessa trompa em fá. Eles colocaram uma trompa com afinação em sib, que é uma 4ª acima da trompa em fá. O resultado disso, foi que as notas agudas são alcançadas com uma maior facilidade (já que é uma quarta acima), as notas ficam mais espaçadas entre si e etc. Então eles tiveram outra idéia, "vamos colocar algo mais agudo!". Então eles criaram a trompa tripla. A trompa em fá, em sib e em fá agudo (uma oitava acima da em fá). Resultou em uma facilidade ainda maior nas notas agudas, pois assim como a em sib, ela aumentou o espaçamento entre as notas e diminui o esforço do lábio para alcançar aqueles agudos tão sonhados.
É mais ou menos assim que funciona, os outros trompistas podem falar algo mais (já que só tenho experiencia na trompa em fá).

Vlw abrasons! :tr1:
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por rmatosinhos » 21 out 2012, 08:37

Bom vindo ao forum.
Se já tocou Saxophone a trompa é bem diferente... Já estive em muitas provas de saxofone e no primeiro ano ha alunos que fazem grande parte da extensão do instrumentos (exceptuando os harmónicos claro). Já na trompa o caso é um pouco mais complicado...
Dá mesmo assim para comparar um pouco. Imagine que está a tocar num saxofone barítono mas na tessitura de um alto ou soprano... é possível, mas tem que fazer harmónicos. Lembro-me de um amigo saxofonista que costumava dizer "No saxofone é difícil fazer harmónicos, na trompa é difícil não fazer harmónicos..." :)
Ao contrário dos saxofones, tanto a trompa e fá como a trompa em sib tocam-se pensando sempre em fá (em si bemol simplesmente se fazem posições diferentes). Isto acontece pois numa trompa dupla seria horrível pensar em transposição sempre que se alterna entre fá e sib)
As dedilhações da trompa estão baseadas numa série que se repete de forma descendente
0, 2, 1, 1•2, 2•3, 1•3, 1•2•3
Usando estas dedilhações baixa-se sempre 1/2 tom.
Na trompa fá, sem pressionar nenhuma chave é possível tocar uma série de notas, conhecida como a
série de harmónicos. Pressionando as chaves na combinação acima obtêm-se 7 séries de harmónicos à distância de 1/2 tom. Com a trompa sib obtêm-se o mesmo mas uma quarta acima (como no caso dos saxofones, em que troca de instrumento).
No meio há alguns cruzamentos e algumas dedilhações ficam iguais coincidindo com as notas sol#, lá, lá# si e dó. Isto acontece na maioria das oitavas, mas a afinação das notas não é igual, em trompa si bemol essas notas serão um pouco mais altas em afinação, mas não muito. Em trompa fá são os 4os, 8os e 16º harmónicos em trompa sib essas notas são so 3os, 6os e 12os harmónicos (tendencialmente altos)
Esta parte da trompa parece um pouco complexa, mas na prática depois de compreender é sempre igual: Usamos um conjunto de 16 séries de harmónicos sendo na pratica 12 pois 4 delas são equiparáveis com diferenças de afinação. No meio dessas notas possíveis, nem todas têm uma afinação passível ser utilizada num sistema tonal, então standardizaram-se algumas posições para simplificar o processo de aprendizagem. É contudo benéfico saber quais os harmónicos possíveis em cada série, para tirar partido da trompa como um todo e para não correr o risco de estar a tocar a nota errada... :lol:
A título de exemplo, na oitava média da trompa fá, pode tocar o dó, o mi e o sol sem pressionar nenhuma chave. Assim sendo se estiver a tocar uma peça em dó maior, ao contrário do saxofone, não chega apenas fazer a dedilhação correcta.
Compilei muita dessa informação num pequeno livro que dá pelo nome de "Guia de Bolso da Trompa"
Para quem já tocou saxofone, a trompa será muito mais difícil de tocar, mas a longo prazo poderá colher os frutos do seu estudo diário. Na maioria das vezes terá à sua frente partituras mais simples e como menos notas por segundo, mas a beleza do som da trompa está presente muitas vezes numa nota longa. :wink:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por Eliabe Alamo » 23 out 2012, 01:39

Ricardo Matosinhos sempre trazendo as explicações corretas e necessárias! Grande Ricardo!
Mas é verdade, muitas vezes a beleza do nosso som está em uma nota longa, outras vezes em notas curtas, outras vezes em contra-tempos... Nosso lindo e versátil instrumento!

Parabéns pela esolha!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

José Roberto Araujo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2012, 13:55

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por José Roberto Araujo » 23 out 2012, 15:04

Inicialmente agradeço a acolhida neste Portal que é sério, Muitos a gente só encontra besteiras como respostas.
Também agradeço a cada um que dedicou o seu tempo para carinhosamente elucidar minhas dúvidas e responder às perguntas que formulei. O que foi feito de forma precisa e muito técnica.
Vou ter que pensar muito bem sobre mudar para este instrumento, cujo som e recursos são encantadores, porém de aprendizado e domínio difícil comparado a outros instrumentos.
Manterei contato através deste portal, e se caso aceitar o desafio de estudar Trompa trarei aos seus conhecimentos.
Rogo a Deus que abençoe a todos nós e que mantenha este portal sempre firme e forte.
Um abraço José Roberto Musi Araujo.

José Roberto Araujo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2012, 13:55

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por José Roberto Araujo » 23 out 2012, 15:40

Boa tarde. Voltei, eu me esqueci de informar que sobre a série harmônica eu já tenho algum conhecimento, pois me aventurei ao estudo de trombone tenor em Sib. Que ao invés das válvulas tem a vara que é "dividida" em sete posições correspondendo a cada uma delas uma nota, vamos chamar de fundamental, que a partir dela se consegue uma série de notas utilizando-se da série harmônica desta.
Como exemplo a posição 1 da vara, vara toda fechada a nota "fundamental é Sib, a partir dela com a vara nesta mesma posição tocam-se: Sib (oitava a baixo), Fá, Sib, Ré, Fá, Sib e Sib (oitava acima). É claro que nem todos os músicos conseguem chegar ao último Sib. E assim sucessivamente para cada posição, 2,3,4,5, 6 e 7, com sua notas "fundamentais".
Acho que com estas comparação consegui entender às explicações sobre a dificuldade citadas das séries harmônicas.
Um abraço, e aguardo seus comentários para que eu saiba se este raciocínio esta correto.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por Eliabe Alamo » 24 out 2012, 02:09

Mas assim, já que vc teve essa experiência no trombone, vai entender mais ou menos.
A distancia que há entre duas notas na escala média (no trombone), vai ser a mesma que na escala grave da trompa. Traduzindo: as notas vão ser bem mais próximas que no trombone.
A distância entre os harmonicos da trompa, é mínima. Fazendo com que quando você deixa tudo "solto', você consegue tirar o dó1, sol1, do2, sol2, do3, mi3, sol3, sib3, do4, re4, mi4... e por aí vai!
As notas ficam muito próximas, dificultando na hora de tocar.

Vlw.
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por Gil Brasil » 24 out 2012, 18:42

José Roberto Araujo Escreveu:Boa tarde. Voltei, eu me esqueci de informar que sobre a série harmônica eu já tenho algum conhecimento, pois me aventurei ao estudo de trombone tenor em Sib. Que ao invés das válvulas tem a vara que é "dividida" em sete posições correspondendo a cada uma delas uma nota, vamos chamar de fundamental, que a partir dela se consegue uma série de notas utilizando-se da série harmônica desta.
Como exemplo a posição 1 da vara, vara toda fechada a nota "fundamental é Sib, a partir dela com a vara nesta mesma posição tocam-se: Sib (oitava a baixo), Fá, Sib, Ré, Fá, Sib e Sib (oitava acima). É claro que nem todos os músicos conseguem chegar ao último Sib. E assim sucessivamente para cada posição, 2,3,4,5, 6 e 7, com sua notas "fundamentais".
Acho que com estas comparação consegui entender às explicações sobre a dificuldade citadas das séries harmônicas.
Um abraço, e aguardo seus comentários para que eu saiba se este raciocínio esta correto.
José Roberto, é essa a ideia da série harmônica, o trombone de vara explica bem a questão.
No caso do trombone, a partir da fundamental (ou pedal), consegue-se as notas variando a abertura da vara e modificando a abertura, força e coluna de ar da embocadura, o que traduz-se nas notas reais de som.
Agora, na trompa a série harmônica é muito mais complexa que qualquer outro instrumento de sopro, porque a trompa tem um tubo muito extenso (em Fá) de 3,7 m de comprimento e, para dificultar ainda mais, o diâmetro dos tubos é reduzido (como do trompete) o que aumenta expressivamente as possibilidades de chaveamento e embocadura para todas as notas, tendo notas que você consegue com até 3 variações de digitação.

É por essa riqueza de harmônicos que a trompa é o instrumento mais próximo da voz humana e o único considerado metal e madeira simultaneamente, por isso "imita" trombone, saxofone alto, fagote, clarone, bombardino, melofone, flugelhorn, e ainda se combina muito bem com as cordas.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: VANTAGENS ENTRE AS TROMPAS

Mensagem por Eliabe Alamo » 25 out 2012, 01:46

É essa a beleza do nosso instrumento!
A dificuldade altíssima, a extensão, o timbre inconfundível, riqueza no som, a versatilidade de poder imitar vários instrumentos... E muitas vezes é tão desprezada pelos músicos em geral!
Mas é assim mesmo, eles tem é inveja por não conseguir tocar um instrumento de tão alto nível! :tr1:

A paz do Senhor
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes