Trompa na CCB

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

David Brandao
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 22 out 2012, 18:57

Trompa na CCB

Mensagem por David Brandao » 22 out 2012, 19:18

Ola, Estou precisando de uma ajudinha em algumas informações.
Sou musico toquei 10 anos Clarinete e a meses atrás comprei uma trompa. Sou do estado do tocantins, e aqui ainda não tem nenhuma na igreja.
Minha Trompa é Waldman fá/si
Quero tocar em Fá. Qual Clave devo usar?
Outra coisa, NA IGREJA A TROMPA FAZ O CONTRALTO AGUDO OU GRAVE?
Última edição por David Brandao em 23 out 2012, 02:06, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Gil Brasil » 22 out 2012, 20:49

A Paz de Deus, David.

Bem-vindo ao fórum.

De fato, são poucas trompas pelo Brasil afora, aqui na minha cidade também só eu por enquanto.

No hinário em Dó, leia como clave de Fá na 3ª linha e aumente um sustenido ou diminua um bemol, conforme a partitura. Ou então, onde estiver escrito um Fá, toque um Dó, e assim por diante.
Caso queira o chaveamento pronto de Dó e Sib para trompas em Fá e Sib, pode baixar aqui: Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.

A trompa na CCB faz o contralto chamado "agudo", na verdade acompanha o som real dos sax-altos. É difícil e exigente, mas é esta altura mesmo.
O "grave" seria o tenor, em que você toca na clave de Fá junto com os trombones.
Gil Brasil

David Brandao
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 22 out 2012, 18:57

Re: Trompa na CCB

Mensagem por David Brandao » 23 out 2012, 02:21

Amém. Deus Abençõe. Você explicou muito bem. só que surgi uma duvida: O intrumento em Dó faz a seguinte escala: "Dó-Ré-Mí-Fá-Sol-Lá-Sí-Dó".
quais notas minha trompa em Fá irá Fazer?
Alguns Irmaos Falam que irei Fazer: "Fa-sol-la-si-do-re-mi-fa". OU SEJA, AUMENTA 3 NOTAS.
Estou em duvida se onde tem DÓ EU FAÇO UM Fá, OU AONDE TEM Fá eu faço um Dó.
Se onde tem Dó eu faço um Fá, eu aumento 3 notas acima.
Se onde tem um fá eu faço um Dó aumento 4 notas acima.
Desculpem o encomodo, estou com essas Duvidas.
Agradeço a Deus por ter achado esse Site.
A Paz de Deus

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Alessandro » 23 out 2012, 12:46

o sol da trompa é um do natural. ou seja toda vez que tocar o sol na verdade esta soando um do.
lembrando que a afinação da trompa é em fá ou seja qndo tocar o fa da trompa ele terá de ser sustenido para ficar uma escala natural pois o fa da trompa é o si e como ela é afinada em fa será um si bemol.
abç

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Trompa na CCB

Mensagem por celsojr » 23 out 2012, 21:29

Perdoe a intromissão.
Se for tocar somente na CCB, você pode aprender a tocar em som real, em Dó.
Estude o chaveamento que o Gil te passou para hinário em dó sem se preocupar em transposição, decorando a digitação em Sib e em Fá e, se possível, faça uso de um afinador.
Facilita o aprendizado, a audição da nota com os demais instrumentos, inclusive o piano e órgão. Assim você não precisa ficar sofrendo com transposição, ainda mais se partir para tocar uma trompa dupla e quiser alternar entre Sib e Fá.
Opinião de um leigo, mas dá certo! Tem muitos professores fora da CCB ensinando deste jeito.
Deus te abençoe.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Gil Brasil » 24 out 2012, 18:51

David Brandao Escreveu:Amém. Deus Abençõe. Você explicou muito bem. só que surgi uma duvida: O intrumento em Dó faz a seguinte escala: "Dó-Ré-Mí-Fá-Sol-Lá-Sí-Dó".
quais notas minha trompa em Fá irá Fazer?
Alguns Irmaos Falam que irei Fazer: "Fa-sol-la-si-do-re-mi-fa". OU SEJA, AUMENTA 3 NOTAS.
Estou em duvida se onde tem DÓ EU FAÇO UM Fá, OU AONDE TEM Fá eu faço um Dó.
Se onde tem Dó eu faço um Fá, eu aumento 3 notas acima.
Se onde tem um fá eu faço um Dó aumento 4 notas acima.
Desculpem o encomodo, estou com essas Duvidas.
Agradeço a Deus por ter achado esse Site.
A Paz de Deus
Amém, David.

Repetindo: "No hinário em Dó, leia como clave de Fá na 3ª linha e aumente um sustenido ou diminua um bemol, conforme a partitura. Ou então, onde estiver escrito um Fá, toque um Dó, e assim por diante."

No hinário em Dó, onde está escrito Fá, toque Dó na trompa Fá; Sol = Ré; Lá = Mi; Sib = Fá e assim por diante.
É só considerar a partitura na clave de Fá na 3ª linha. Se Fá está na 3ª linha (clave de Sol, hinário em Dó), contando para cima e para baixo:
Dó = 5ª linha (chave 0)
Si = 5º espaço (chave 2)
Lá = 4ª linha (chave 12)
Sol = 4º espaço (chave 0)
Fá = 3ª linha (chave 1)
Mi = 2º espaço (chave 0)
Ré = 2ª linha (chave 1)
Dó = 1º espaço (chave 0)
Não esquece de aumentar um sustenido ou diminuir um bemol nas tonalidades.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Gil Brasil » 24 out 2012, 18:56

celsojr Escreveu:Perdoe a intromissão.
Se for tocar somente na CCB, você pode aprender a tocar em som real, em Dó.
Estude o chaveamento que o Gil te passou para hinário em dó sem se preocupar em transposição, decorando a digitação em Sib e em Fá e, se possível, faça uso de um afinador.
Facilita o aprendizado, a audição da nota com os demais instrumentos, inclusive o piano e órgão. Assim você não precisa ficar sofrendo com transposição, ainda mais se partir para tocar uma trompa dupla e quiser alternar entre Sib e Fá.
Opinião de um leigo, mas dá certo! Tem muitos professores fora da CCB ensinando deste jeito.
Deus te abençoe.
Que isso, caro Celso, devias é postar e comentar mais no fórum, você sempre tem boas respostas.

Ademais, agradeço de coração a menção ao chaveamento.

E obrigado pelo .pdf do seu chaveamento que vc enviou pelo Facebook. Poste-o aqui também, se preferir.
Gil Brasil

viniciusaugusto
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 13 set 2012, 03:36
Localização: São Paulo
Contacto:

Re: Trompa na CCB

Mensagem por viniciusaugusto » 25 out 2012, 01:01

Gil Brasil Escreveu:
celsojr Escreveu:Perdoe a intromissão.
Se for tocar somente na CCB, você pode aprender a tocar em som real, em Dó.
Estude o chaveamento que o Gil te passou para hinário em dó sem se preocupar em transposição, decorando a digitação em Sib e em Fá e, se possível, faça uso de um afinador.
Facilita o aprendizado, a audição da nota com os demais instrumentos, inclusive o piano e órgão. Assim você não precisa ficar sofrendo com transposição, ainda mais se partir para tocar uma trompa dupla e quiser alternar entre Sib e Fá.
Opinião de um leigo, mas dá certo! Tem muitos professores fora da CCB ensinando deste jeito.
Deus te abençoe.
Que isso, caro Celso, devias é postar e comentar mais no fórum, você sempre tem boas respostas.

Ademais, agradeço de coração a menção ao chaveamento.

E obrigado pelo .pdf do seu chaveamento que vc enviou pelo Facebook. Poste-o aqui também, se preferir.

Celso e Gil ApdD

Estava aqui à uns dias para postar sobre essa situação da transposição de Fá, qual devido à matemática dos harmônicos pode-se fazer "virtualmente" em Dó...somente com algumas pequenas mudanças que acredito vai de trompa / trompista devido a afinação..

Lendo os post"s de vocês que conhecem já sanei minha dúvida...estou treinando desta forma, e vou dizer está indo bem, pelo menos nas partituras em tonalidade natural, ou o próprio hinário.

Agora oque estou tendo dificuldades mesmo são nas partituras especificas para trompa em Fá...ai o caldo engrossa...está sendo mais difícil tocar elas do que o modo "virtual" em dó... meu ouvido e embocadura ainda não se estabilizaram...muito nebuloso...mas acredito que com o tempo as coisas se acertem...

No mais digo que o modo de aprendizagem é perfeito para no inicio evitar a transposição da clave do barítono...

Obrigado !

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Gil Brasil » 25 out 2012, 01:27

Vinicius, para tocar a trompa em Fá é preciso adaptação, pois a afinação baixa e se torna bem mais grave que a transposição em Dó, mostrando-se mais difícil encontrar a nota real.

Na verdade, Sol (da trompa Fá) soa como Dó (nos instrumentos em Dó), ou seja, uma quinta abaixo.
E a nota Fá (do instrumento em Dó) soa como Dó (na trompa Fá), ou seja, uma quarta acima.
Gil Brasil

David Brandao
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 22 out 2012, 18:57

Re: Trompa na CCB

Mensagem por David Brandao » 25 out 2012, 02:18

Boa noite a Todos.
Deus vos abençoe. tirei minhas duvidas, agora é parrtir pra batalha.
Minha trompa é Em Si/Fá. Mais Vou treinar muito, pois quero tocar em Fá.
Agradeço Pelo Apoio

viniciusaugusto
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 13 set 2012, 03:36
Localização: São Paulo
Contacto:

Re: Trompa na CCB

Mensagem por viniciusaugusto » 25 out 2012, 13:18

Gil Brasil Escreveu:Vinicius, para tocar a trompa em Fá é preciso adaptação, pois a afinação baixa e se torna bem mais grave que a transposição em Dó, mostrando-se mais difícil encontrar a nota real.

Na verdade, Sol (da trompa Fá) soa como Dó (nos instrumentos em Dó), ou seja, uma quinta abaixo.
E a nota Fá (trompa Fá) soa como Dó (instrumentos em Dó), ou seja, uma quarta acima.

Isso mesmo Gil, obrigado pelo conselho...

Bom, por enquanto no hinário está indo bem, agora as partituras para trompa em fá para me acostumar com o som , deixo uma cópia da execução no celular (normalmente editada no finnale somente com o som da Trompa) , ai conforme vou escutando também vou tocando para assimilar o som das composições...
Como o som dos hinos já são comuns ao ouvido, é bem mais fácil encontrar as notas no "transporte virtual" das chaves em dó...
David Brandao Escreveu:Boa noite a Todos.
Deus vos abençoe. tirei minhas duvidas, agora é parrtir pra batalha.
Minha trompa é Em Si/Fá. Mais Vou treinar muito, pois quero tocar em Fá.
Agradeço Pelo Apoio
È isso ai David , o negócio é ir para batalha mesmo kkk

Também estou treinando muito em fá, posso dizer que depois que comecei a tocar em fá toda a técnica como um todo melhorou consideravelmente, sem contar que o som em fá soa mais bonito...
Nos primeiros dias foi terrível, mais depois os frutos começaram a aparecer.

Boa sorte amigo...abraços !

David Brandao
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 22 out 2012, 18:57

Re: Trompa na CCB

Mensagem por David Brandao » 26 out 2012, 14:47

Fico muito agradecido Vinicius.

XMF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2013, 22:21

Re: Trompa na CCB

Mensagem por XMF » 31 mar 2013, 22:38

Boa Noite Irmãos.

Eu toco trompete e estou com um enorme desejo de tocar trompa, pelo som bonito que o instrumento tem e pela necessidade pois em minha cidade não tem nenhuma.

Gostaria de saber de vocês se tem muita dificuldade este instrumento em relação ao trompete e se a mão colocada dentro da campana tem alguma finalidade.

Deus abençoe

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Bento-sc » 10 abr 2013, 03:27

Trompa ccb ?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na CCB

Mensagem por Gil Brasil » 10 abr 2013, 03:35

CCB = Congregação Cristã no Brasil.

É que os irmãos costumam abreviar para facilitar.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes