Trompa em sib

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Macampos
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 13 jan 2013, 13:35

Trompa em sib

Mensagem por Macampos » 14 jan 2013, 22:06

Boa noite e apdD a todos!
Sou novo no fórum, mas estou gostando muito!!!!! Parabéns!!
Tenho uma dúvida...toco trompa (fá/sib) na CCB, e faço a transposição (fá) no hinário em Dó (ex. executo sol quando leio a nota dó).
Com uma trompa simples em sib, é possível fazer a mesma transposição (fá), acertando somente o dedilhado, ou não é correto?

Espero que possam me ajudar!!!
Abraços

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa em sib

Mensagem por Gil Brasil » 15 jan 2013, 01:12

Amém.

Sim, perfeitamente possível. Considere clave de Dó na 4ª linha ou então, onde estiver um Dó toque um Sib, onde tem Ré toque Mi, e assim por diante. Muitos trompetistas e tubistas em Sib fazem esta transposição na chaves.

Ou então, use o chaveamento que editei, com as digitações prontas da trompa Fá e Sib para os hinários em Dó e Sib.
Basta clicar e baixar grátis: Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Macampos
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 13 jan 2013, 13:35

Re: Trompa em sib

Mensagem por Macampos » 17 jan 2013, 14:22

Deus abençoe pelo retorno!!

só que quando tiver um dó, executarei um sol, pois estarei fazendo a transposição para fá, ou seja, estarei tocando uma trompa sib como se fosse uma trompa fa/sib,usando o dedilhado de sib com a 4ª válvula.
No hinário, teria que fazer a transposição mentalmente, mas no método, não ficaria tão alto para executar, pois estaria tocando na altura de trompa em fá.
Correto??

Abraço

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa em sib

Mensagem por Gil Brasil » 17 jan 2013, 21:11

Isso, correto, fica sendo um Sol.

Pode pensar assim que realmente no método fica mais fácil.
Gil Brasil

Macampos
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 13 jan 2013, 13:35

Re: Trompa em sib

Mensagem por Macampos » 18 jan 2013, 14:03

Ok, Deus abençoe pela orientação!!!

fhmota
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2012, 21:01

Re: Trompa em sib

Mensagem por fhmota » 29 jan 2013, 19:20

Olá a todos,

Gostaria de parabenizar Gil Brasil pelo documento a respeito de chaveamento da trompa e transposição nas chaves. Ele é bem esclarecedor principalmente por que eu não conseguia associar o fato de que utilizando a digitação de sibemol no hinário em dó, eu transponho uma quinta acima e o hinário em sibemol vem transposto com apenas uma acima em relação ao hinário me dó. Não tinha conseguido ainda alguém que me desse uma explicação clara e objetiva a respeito.

Achei muito interessante o quadro "trompa em sibemol e partitura em sibemol". Isso é pouco utilizado aqui em Belo Horizonte - MG. O que muda então é a digitação. E pensando bem, ela teria que mudar mesmo uma vez que as demais variáveis estavam definidas: partitura, tonalidade do instrumento e tranposição. Acho que vou ficando com a partitura em dó mesmo pois treinei bastante com ela. Para quem está começando talvez seja melhor hinário e instrumento na mesma nota. Evita confusões com o método ficando tudo uniformizado.

Creio que esse post ainda vai ser muito consultado pois essa é uma dúvida recorrente entre os músicos trompistas.

Abraços.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa em sib

Mensagem por Gil Brasil » 29 jan 2013, 23:26

fhmota Escreveu:Olá a todos,

Gostaria de parabenizar Gil Brasil pelo documento a respeito de chaveamento da trompa e transposição nas chaves. Ele é bem esclarecedor principalmente por que eu não conseguia associar o fato de que utilizando a digitação de sibemol no hinário em dó, eu transponho uma quinta acima e o hinário em sibemol vem transposto com apenas uma acima em relação ao hinário me dó. Não tinha conseguido ainda alguém que me desse uma explicação clara e objetiva a respeito.

Achei muito interessante o quadro "trompa em sibemol e partitura em sibemol". Isso é pouco utilizado aqui em Belo Horizonte - MG. O que muda então é a digitação. E pensando bem, ela teria que mudar mesmo uma vez que as demais variáveis estavam definidas: partitura, tonalidade do instrumento e tranposição. Acho que vou ficando com a partitura em dó mesmo pois treinei bastante com ela. Para quem está começando talvez seja melhor hinário e instrumento na mesma nota. Evita confusões com o método ficando tudo uniformizado.

Creio que esse post ainda vai ser muito consultado pois essa é uma dúvida recorrente entre os músicos trompistas.

Abraços.
A Paz de Deus, Mota.

Que bom que serviu a você, faça bom proveito.

Na verdade, tocar a trompa em Sib é como se fosse trompete em Sib, apenas se atentando para que a digitação seja baixada uma oitava em relação ao trompete. Atenção: só a digitação, não o som real.

Onde se digita Dó4 no trompete (4º espaço de clave de Sol, com Dó em chaves soltas), digita-se o Dó3 (Dó central, 1ª linha suplementar inferior de clave de Sol, com Dó3 em chaves soltas) na trompa Sib. De resto é só seguir acima a mesma digitação do trompete.

Eu já toquei no hinário em Dó, passei para o Sib e depois voltei para o Dó, é questão de escolha, porém me dá a sensação que tocando no hinário em Dó as notas saem mais afinadas, melodiosas, coisas inexplicáveis, pois são impressões completamente subjetivas.

Deus abençoe. Saúde com APDD o irmão Anderson Andrade.
Gil Brasil

naiteeccb
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 19 fev 2013, 16:27

Re: Trompa em sib

Mensagem por naiteeccb » 04 mar 2013, 20:36

sr. Gil brasil entre outros trompistas por aqui, eu procurai os foruns mas não achei. minha duvida é a seguinte: Eu sou trombonista há anos, e agora tô pretendendo a mudar para a trompa. analizei bastante metodos e tutoriais na internet, comprei uma trompa de pisto weril brasil de dupla afinação
a minha dúvida é saber se a digitação da trompa com a 4 valvula acionada ( sib ) é a mesma do trombone, possa ser que eu esteje errado, mas eu toquei a trompa usando a afinação em sib dando a escala de ré a ré (a que eu costumava dar em meu trombone em sib) e no meu ver ficou afinado. Eu peço a ajuda de vocês pq moro no interior da Bahia e o único trompista que conheço mora á 220km daqui e locomoção tá dificil. Queria saber algumas dicas e tambem sobre a altura do Do3 da trompa para o Do 3 de outros instrumentos de pisto.. Desde já agradeço.. Desculpa ai qualquer incoveniente sou novo no mundo dos trompistas e no forum :oops:

naiteeccb
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 19 fev 2013, 16:27

Re: Trompa em sib

Mensagem por naiteeccb » 04 mar 2013, 20:43

fiz a escolha certa em mudar de instrumento? Eu dei a escala cromatica junto ao piano e fico legal.. essa é mnha trompa, uso um bocal 11 dolphin Imagem

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa em sib

Mensagem por Gil Brasil » 06 mar 2013, 01:34

naiteeccb Escreveu:sr. Gil brasil entre outros trompistas por aqui, eu procurai os foruns mas não achei. minha duvida é a seguinte: Eu sou trombonista há anos, e agora tô pretendendo a mudar para a trompa. analizei bastante metodos e tutoriais na internet, comprei uma trompa de pisto weril brasil de dupla afinação
a minha dúvida é saber se a digitação da trompa com a 4 valvula acionada ( sib ) é a mesma do trombone, possa ser que eu esteje errado, mas eu toquei a trompa usando a afinação em sib dando a escala de ré a ré (a que eu costumava dar em meu trombone em sib) e no meu ver ficou afinado. Eu peço a ajuda de vocês pq moro no interior da Bahia e o único trompista que conheço mora á 220km daqui e locomoção tá dificil. Queria saber algumas dicas e tambem sobre a altura do Do3 da trompa para o Do 3 de outros instrumentos de pisto.. Desde já agradeço.. Desculpa ai qualquer incoveniente sou novo no mundo dos trompistas e no forum :oops:
Amém, naite.

Acionando a chave de Sib da trompa é como se tocasse no trombone em Sib, mesma digitação.
Entendi que você transpõe nas chaves para afinar com a orquestra em Dó, correto?
Dó3 é o Dó central, ou seja, que fica entre a clave de Fá na 4º linha e a clave de Sol. Olhando a clave de Sol, é o Dó inicial do soprano e contralto, uma linha suplementar inferior à pauta. Para questão de altura correta, este Dó3 na trompa afina com o trombone no Dó acima da pauta da clave de Fá na 4ª linha. Neste sentido, você vai verificar que a trompa ficará bem aguda no contralto, e no soprano mais ainda.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa em sib

Mensagem por Gil Brasil » 06 mar 2013, 01:38

naiteeccb Escreveu:fiz a escolha certa em mudar de instrumento? Eu dei a escala cromatica junto ao piano e fico legal.. essa é mnha trompa, uso um bocal 11 dolphin Imagem
Se for exatamente esta da foto, ela foi minha, esta foto foi tirada na minha casa quando a vendi em 2008. \:D/ \:D/ \:D/
Aliás, o anúncio no Quebarato é do meu perfil.

Se afinou com o piano, manda bala. Agora, se quiser todas as transposições nas chaves para Sib e Fá, eu elaborei um quadro com todas os chaveamentos para os hinários em Dó e Sib. Basta clicar e baixar grátis: Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.

E claro, você fez uma ótima escolha tocar trompa, mas ela demanda mais estudo, dedicação e paciência, mas o resultado não tem igual, o som da trompa é inigualável. Apesar que eu sou fanzaço do trombone. #-o #-o
Gil Brasil

naiteeccb
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 19 fev 2013, 16:27

Re: Trompa em sib

Mensagem por naiteeccb » 11 mar 2013, 22:14

Boa noite a todos e a paz de Deus Gilbrasil, rsrsrsrrsrs. Vai perdoando a foto, foi a única igual a minha que achei, qdo me referi que era a minha é pq era igual. Eu fui na casa de um irmãozinho que mora em camaçari e ele toca trompa na CCB e na NEOJIBA, fui lá tirar umas dúvidas com ele. Ele me passou uns exercicios e me ensinou o chaveamento "mesclado" ou seja, na região grave e médio grave eu toco ela em fá e nas regiões mais agudas toco em síb. eu achei meio estranho no começo mais num é que afinou mermo? a trompa é incrivel posso usar várias combinações até achar afinação ideal para ela. Outra coisa, será que não dava para o irmão me conseguir o metódo almeida dias para trompa tipo só as imagens scaneadas... se conseguir me passar eu ficarei grato. E o trombone eu não me desfiz não, vou mudar de instrumento pela necessidade na obra, mas o velho trombone vai continuar comigo para aquela "tocatas" que nós tanto gostamos... Que Deus abençoe

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa em sib

Mensagem por Gil Brasil » 11 mar 2013, 23:45

Amém, meu caro.

Pois é, a tabela de transposição que postei para você é exatamente as possibilidades de se fazer a mescla da digitação. Você digita em Fá até uma determinada região e segue em Sib somente olhando a tabela abaixo, seguindo as notas ou alternando-as conforme sua escolha, de forma que se pode descobrir quais dedilhações são melhores e mais afinadas para cada trompa. Não há um padrão definido de mescla de digitação entre Fá e Sib para digitar, nem regiões definidas, pode-se fazer muitas sequências e alternativas.

Vou ficar te devendo o método, pois não tenho scanner e também a qualidade não ficaria boa, aconselho a adquiri-lo pois o preço é bem módico.

Deus abençoe.
Gil Brasil

naiteeccb
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 19 fev 2013, 16:27

Re: Trompa em sib

Mensagem por naiteeccb » 13 mar 2013, 01:05

hum... Eu tava descobrindo nela mesmo as várias combinações, não sabia que a trompa era tão incrivel. Vou procurar o metodo no ML, Qualquer dúvida eu posto aqui o forum... Vlw aew nação trompista

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Trompa em sib

Mensagem por André Luiz Torres » 15 mai 2013, 02:31

Paz de Deus Naite
Parabéns pela troca [editado] me mande um email [editado]
[editado]...
aluizptorres@yahoo.com.br
Abraços.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes