TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por SOCRAM » 22 jan 2013, 00:55

Boa noite! eu gostaria de saber qual a diferença entre melofone e trompa de marcha, e se o bocal de uma trompa comum cabe tanto para o melofone qaunto para a trompa de marcha? e se voce tem ideia de onde encontro para vender e quanto custa em média? Muito obrigado!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA

Mensagem por Gil Brasil » 22 jan 2013, 18:52

SOCRAM Escreveu:Boa noite! eu gostaria de saber qual a diferença entre melofone e trompa de marcha, e se o bocal de uma trompa comum cabe tanto para o melofone qaunto para a trompa de marcha? e se voce tem ideia de onde encontro para vender e quanto custa em média? Muito obrigado!!
A trompa de marcha geralmente vem afinada em Sib (em questão de comprimento é igual à trompa tradicional em Sib), mas elaborado com os tubos para a frente, visando facilitar a pegada e a tocada durante as apresentações em movimento em pé. O som é igual à trompa em Sib, e claro, com as dificuldades inerentes às notas.

O melofone é geralmente afinado em Fá, mas uma oitava acima da trompa em Fá tradicional, pois o seu comprimento é mais curto e isso facilita a pegada do músico, diminui o peso e alarga os harmônicos, o que facilita muito a certeza do ataque das notas, especialmente do registro agudo (já que é afinado uma oitava acima). Pelo mesmos motivos, empobrece muito o timbre em relação à trompa, tornando-o um timbre mesclado entre um barítono (parecido com bombardino), um trombone curto, ou um flugelhorn mais grave. Na verdade, trata-se de uma trompa em Fá-agudo com uma campana bem menor, o que prejudica a projeção como na trompa.

Compare os comprimentos dos tubos entre trompa e melofone:

- Trompa de marcha em Sib (Kanstul)

Imagem


- Mellophone em Fá (Kanstul)
Imagem


Veja um vídeo do melofone (Mozart, Concerto n. 3, 1º movimento):
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... A8azQ9puGk


Agora, a mesma melodia na trompa tradicional:
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA

Mensagem por Gil Brasil » 23 jan 2013, 00:16

Pelas fotos, dá para ver que os bocais têm formatos diferentes entre trompa e melofone.
Gil Brasil

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: TROMPA DE MARCHA

Mensagem por SOCRAM » 23 jan 2013, 00:18

Agradeço muito pela aula sobre os dois instrumentos, mas ainda tenho uma dúvida: pelo vídeo me parce que o melofone tem bocal de trompete, é isso mesmo? e a da trompa de marcha, é bocal de uma trompa comum mesmo? por exemplo eu tenho um bocal jk para trompa, ele serveria para trompa de marcha Bb? abraço!!

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: TROMPA DE MARCHA

Mensagem por SOCRAM » 23 jan 2013, 00:24

Peço desculpas pela minh ignorancia, mas preciso fazer ainda mas uma pergunta: o som da TROMPA DE MARCHA Bb, é parecido com o som da Trompa F/Bb ? qual dos dois se assemelham mais com o som de Trompa F/Bb, o melofone ou A TROMPA de MARCHA Bb? muito obrigado desde já! abraço!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA

Mensagem por Gil Brasil » 23 jan 2013, 00:35

SOCRAM Escreveu:Agradeço muito pela aula sobre os dois instrumentos, mas ainda tenho uma dúvida: pelo vídeo me parce que o melofone tem bocal de trompete, é isso mesmo? e a da trompa de marcha, é bocal de uma trompa comum mesmo? por exemplo eu tenho um bocal jk para trompa, ele serveria para trompa de marcha Bb? abraço!!
Respondi parte da sua pergunta no quadro anterior, mas acho que você não viu porque foi diferença de 2 minutos das postagens.

Parece isso mesmo, a trompa de marcha é uma trompa em Sib e utiliza-se bocais como da trompa tradicional (dupla, em Fá-Sib), e claro, pode usar o bocal JK que você tiver ou preferir.

O melofone necessita de um bocal com shank de trompete ou ainda pode ser utilizado os bocais para flugelhorn.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA

Mensagem por Gil Brasil » 23 jan 2013, 00:39

SOCRAM Escreveu:Peço desculpas pela minh ignorancia, mas preciso fazer ainda mas uma pergunta: o som da TROMPA DE MARCHA Bb, é parecido com o som da Trompa F/Bb ? qual dos dois se assemelham mais com o som de Trompa F/Bb, o melofone ou A TROMPA de MARCHA Bb? muito obrigado desde já! abraço!!
Já respondi:
"A trompa de marcha geralmente vem afinada em Sib (em questão de comprimento é igual à trompa tradicional em Sib), mas elaborado com os tubos para a frente, visando facilitar a pegada e a tocada durante as apresentações em movimento em pé. O som é igual à trompa em Sib, e claro, com as dificuldades inerentes às notas.
O melofone é geralmente afinado em Fá, mas uma oitava acima da trompa em Fá tradicional, pois o seu comprimento é mais curto e isso facilita a pegada do músico, diminui o peso e alarga os harmônicos, o que facilita muito a certeza do ataque das notas, especialmente do registro agudo (já que é afinado uma oitava acima). Pelo mesmos motivos, empobrece muito o timbre em relação à trompa, tornando-o um timbre mesclado entre um barítono (parecido com bombardino), um trombone curto, ou um flugelhorn mais grave. Na verdade, trata-se de uma trompa em Fá-agudo com uma campana bem menor, o que prejudica a projeção como na trompa."

Resumindo:

- Trompa de marcha = som praticamente igual à trompa F/Bb, porém considerando a afinação em Bb, é claro. Deve-se considerar também que o som é mais brilhante, pois não há o recurso da mão direita na campana.

- Melofone: som da trompa em Fá-agudo (o mesmo das trompas triplas), porém mais pobre e menos projetado por causa do curto comprimento dos tubos e da campana relativamente menor e mais chanfrada na parte final.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por Gil Brasil » 23 jan 2013, 00:45

E tem mais uma curiosidade: tem melofones com formatos em espiral, a exemplo da construção das trompas tradicionais.

Imagem


Imagem

Imagem
Gil Brasil

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por SOCRAM » 23 jan 2013, 01:57

Muito obrigado pelas informações, voce é o cara!! e desculpe o encomoda. Fica com Deus!

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por SOCRAM » 24 jan 2013, 22:50

Professor boa noite! cara eu procurei a trompa de marcha para comprar, usada e nova, mas só consegui uma no mercado livre. Voce sabe de alguma loja seja no brasil ou Estados Unidos, ou sites que eu possa encontrar a trompa de marcha? não sei se é com esse nome que ela é conhecida. Desde já agradeço, fica com Deus!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por Gil Brasil » 24 jan 2013, 23:25

Sim, o nome correto é "trompa de marcha", em português, e "marching french horn", em inglês.

A do ML que você viu é uma King 1122. A King é muito boa em trompas de marcha, mas o preço me pareceu um pouco caro.

Primeiro, você precisa decidir se prefere uma trompa de marca tradicional (mais cara) ou mais comum (tipo as chinesas).

Se for as mais caras, pode optar pela Yamaha, Kanstul, King, Dinasty (parceira da Weril nos EUA), Jupiter, Blessing.

Veja este site envia para o Brasil: WWBW. Tem que ver os impostos de importação, o frete e o seguro, e se eles aceitam devolução. Geralmente, o Imposto de Importação federal é de 60% sobre o preço total e tem Estados que cobram o ICMS ainda, daí tem que fazer contas para ver se compensa.

No Brasil, você pode pesquisar qualquer loja que venda Weril e peça a trompa de marcha Dinasty, que aliás, é de muito boa qualidade, isso comparando com o "trombone de marcha" (trombonito) que eles fabricam.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por Gil Brasil » 24 jan 2013, 23:37

Li alguns elogios ao Kanstul Bb. Yamaha é outro muito bom. Mas, a Dinasty deve servir muito bem, se não importa com grife ou não queira dispender altos custos. Por outro lado, tem um mar de chineses invadindo o mundo, inclusive o Brasil.

Lembre-se que se for afinado em Fá é melofone, o som é mais seco, menos melódico e projetado, mesmo que o nome seja "marching french horn".

Os afinados em Sib é que se comparam com a trompa Sib, tendo um som mais encorpado, cheio, mais bonito enfim.
Gil Brasil

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por SOCRAM » 25 jan 2013, 00:27

Cara muito obrigado, voce sabe tudo mesmo. Abraço!!!

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por SOCRAM » 19 fev 2013, 01:23

Tenho uma dúdida sobre a Trompa de Marcha, eu perguntei na horn music se o bocal de trompa F/Bb, no caso um JK, se ele é compatível com a trompa de marcha, ou seja, se eu quizer usar meu JK na trompa de marcha Bb se seria possível. Ele disse que não dava da usar, ele se enganou ou é isso mesmo? abraço!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA DE MARCHA OU MELOFONE

Mensagem por Gil Brasil » 19 fev 2013, 01:59

Marcos, pelo que eu tenho lido, o bocal de trompa serve na trompa de marcha, normalmente. Tenha em mente que a trompa de marcha (e mesmo a tradicional) tem embocadura mais difícil que o melofone, pois o leadpipe da trompa de marcha é mais estreito (como na trompa) e o do melofone é mais largo e tem como característica utilizar um bocal com copo similar ao do trompete.

É só reparar nas fotos acima que o bocal da trompa de marcha é similar aos utilizados na trompa tradicional.
Já o melofone tem o bocal ao estilo trompete, por causa das suas peculiaridades históricas com o alto horn e o barítono antigos. Muitos músicos de banda preferem o melofone exatamente por ser mais fácil a afinação e a centralidade das notas. Inclusive quem pretende tocar no registro agudo aconselha-se a utilizar bocal de flugelhorn ou trompete.

Portanto, trompa de marcha utiliza bocal de trompa tradicional, no seu caso o JK, mas tenha o cuidado de escolher um bocal com furo mais estreito para facilitar a embocadura e a afinação.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes