TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

XMF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2013, 22:21

TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por XMF » 31 mar 2013, 22:40

Boa Noite Irmãos.

Eu toco trompete e estou com um enorme desejo de tocar trompa, pelo som bonito que o instrumento tem e pela necessidade, pois em minha cidade não tem nenhuma.

Gostaria de saber de vocês se tem muita dificuldade este instrumento em relação ao trompete e se a mão colocada dentro da campana tem alguma finalidade.

Deus abençoe

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 01 abr 2013, 02:19

Bem vindo ao fórum e parabéns pela escolha da trompa.

Difere muito entre os dois instrumentos, a trompa vai exigir bem mais dedicação, estudo, prática e embocadura, disso não resta dúvidas. Contudo, o resultado é excepcional, o som da trompa bem tocada não tem igual, me perdoem os outros instrumentistas.

E é bem mais difícil achar uma trompa que um trompete no mercado brasileiro.

A mão na campana tem várias possibilidades de uso, podendo ser para melhor afinação, baixar a afinação, executar sons diferentes (bouché, por exemplo) ou, ainda, se quiser experimentar tocar as notas sem as chaves, apenas usando a abertura maior ou menor para tocar. Porém, se quiser apenas apoiar a palma da mão não há problemas, tem muitos trompistas profissionais que assim tocam.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por rmatosinhos » 01 abr 2013, 07:12

Parabéns pelo upgrade!
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Marco Trompista » 01 abr 2013, 19:45

Ola parabéns pela troca pelo que sei a diferença do Trompete pela Trompa é grande mas com esforço vc chega logo lá eu sai da flauta para a Trompa uma diferença enorme mas estou apaixonado pelo instrumento , vá em frente com dedicação e logo estará craque :tr1:
Deus abençõe

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Bento-sc » 10 abr 2013, 02:35

Para você que toca trompete já é meio caminho andado , mas a outra metade vai precisar de bastante esforço e dedicação por que a diferença é que o som do trompete é estável e o da trompa é variado o trompete é que nem andar de bicicleta e a trompa andar em um cavalo selvagem.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 10 abr 2013, 03:36

Bento-sc Escreveu:Para você que toca trompete já é meio caminho andado , mas a outra metade vai precisar de bastante esforço e dedicação por que a diferença é que o som do trompete é estável e o da trompa é variado o trompete é que nem andar de bicicleta e a trompa andar em um cavalo selvagem.

Rapaz, sua comparação foi genial, achei muito engraçada e bem verdadeira... huahua. :tr1: \:D/ :lol: l.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Claiton-Silva » 10 mai 2013, 20:25

XMF Escreveu:Boa Noite Irmãos.

Eu toco trompete e estou com um enorme desejo de tocar trompa, pelo som bonito que o instrumento tem e pela necessidade, pois em minha cidade não tem nenhuma.

Gostaria de saber de vocês se tem muita dificuldade este instrumento em relação ao trompete e se a mão colocada dentro da campana tem alguma finalidade.

Deus abençoe
Dificuldades existem em todos os instrumentos, mas na trompa requer um pouco mais de esforço...
Mas Deus dá sempre condições àqueles que se esforçam.
-
Sobre a mão direita dentro da campana... rapaz eu passo mal quando ouço as frases: "pra que inventaram essa mão dentro do instrumento??" / "tira a mão daí, pra não abafar o som!" / "tem mesmo que tocar com a mão dentro??".
É uma briga feia! rsrsrs
Mas as características sonoras da trompa moderna, dependem da "mão"... rsrs
Consegue-se vários efeitos até mesmo no que se refere à afinação. Tudo o que se faz, quando se toca esse instrumento maravilhoso, tem influência direta no som. Onde se toca também importa na projeção do som da trompa.
-
As dificuldades devem ser encaradas como "desafios" e, estabelecendo metas, você com toda a certeza terá sucesso no estudo da trompa.
Fique com Deus!
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

arthurneto
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 17 mai 2013, 00:50
Localização: São Paulo - Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por arthurneto » 17 mai 2013, 14:41

Olá, sou novo no fórum e gostaria de parabenizar os mantenedores do mesmo.
Eu também toco trompete, não sou profissional, mas sei tocar partituras e musicas, comprei uma trompa igual a esta: http://cderksen.home.xs4all.nl/Conn6Edraw1924image.html

É praticamente igual o modelo, só que ela é toda prateada e algumas curvas em cobre.

Eu gostaria de começar a tocar trompa, só que eu não tenho ideia de como toca-la porque tenho que transportar, meu trompete é em dó, ou seja, eu toco exatamente como está nas partituras, no caso a trompa em fá como eu faço para transportar, por exemplo, a escala diatônica que faço de dó até dó como ficaria na trompa em fá ? e quantos bemóis e sustenidos eu teria que colocar nessa escala simples ?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por rmatosinhos » 17 mai 2013, 17:19

Depende... A trompa da foto está em mi bemol...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 17 mai 2013, 17:53

Pela foto de exemplo, trata-se de um melofone em Eb-alto (agudo), e não de uma trompa propriamente dita.

Arthur, link alguma foto real do seu instrumento aqui nas respostas. Carregue-o no http://tinypic.com/ e cole o link aqui darmos uma resposta final, porque haverá diferença de transposição e de som quanto à afinação, se em F-alto ou em Eb-alto.
Gil Brasil

arthurneto
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 17 mai 2013, 00:50
Localização: São Paulo - Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por arthurneto » 17 mai 2013, 22:46

Olá Gil, eu coloquei no meu facebook e compartilhei com o público, dê uma olhada:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... =3&theater
http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... =3&theater

Eu também acho que é um melofone segundo o site da conn, mas eu sei que é em Fá, o bocal serve em trompete e os bocais de trompete, cornet e flugel servem nessa trompa, ou melofone kkkkk.
Grato

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 17 mai 2013, 23:45

Arthur, realmente trata-se de um melofone, e segundo o mestre Ricardo Matosinhos é afinada em Eb e, por conseguinte, em Eb-alto (agudo).

Este não será um som de trompa em Fá-natural, pois a diferença é gritante do timbre.

No mais, salvo se a foto não estiver invertida, toca-se colocando-a do lado esquerdo do corpo, digitando as chaves com a mão direita, completamente ao contrário da trompa, que se digita com a mão esquerda e joga-se o instrumento para o lado direito do corpo.

Se o seu instrumento for em Fá, como você garante, e as partituras que tocará em Dó maior: em clave de Sol faça a transposição para a clave de Fá na 3ª linha, aumentando um sustenido ou diminuindo um bemol, conforme a tonalidade da partitura. Para tocar na clave de Fá na 4ª linha, considere a clave de Dó na 4ª linha, fazendo o mesmo com os sustenidos e bemóis.

Se for em Mib, em clave de Sol, considere a clave de Dó na 1ª linha, e aumente 2 bemóis ou diminua 2 sustenidos, conforme a partitura. Se for tocar na clave de Fá na 4ª linha, fica fácil, considere clave de Sol, e faça as alterações dos bemóis e sustenidos.
Gil Brasil

arthurneto
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 17 mai 2013, 00:50
Localização: São Paulo - Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por arthurneto » 18 mai 2013, 00:26

Sim, ela é em Fá porque eu vi no site da conn que te passei: http://cderksen.home.xs4all.nl/Conn6Edraw1924image.html
Ela é idêntica a essa da foto, porém com um banho diferente.

Olha, eu toco trompete na CCB (Congregação Cristã no Brasil) e tenho um colega que vendeu esse melofone para mim por um preço bem em conta, eu gostaria de aprender a tocar esse instrumento, mas será que pode tocar melofone na orquestra ?
E qual voz eu faria com esse instrumento ? Tenor ou contralto ?

Se eu aprender a tocar, posso pedir para uma pessoa que toca trompa em fá me ensinar ou tem que ser um professor específico em melofone ?
Sobre o bocal, o que está no melofone é original da conn com número 3C, eu estou acostumado a tocar com um 7C e 10 1/2, seria aconselhável comprar um bocal com pelo menos no diâmetro de um 7C para melofone ?

Obrigado por me ajudar a sanar minhas dúvidas, adquiri esse instrumento faz uns dias e estou super ansioso para toca-lo.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 18 mai 2013, 00:54

A Paz de Deus, Arthur, também sou da Congregação Cristã no Brasil.

Resolvido o problema da afinação em Fá, passemos à próxima fase.

Pode sim tocar melofone na CCB e a voz ideal é o contralto.

Se achar um professor de trompa não há problema, o difícil vai ser encontrar um no Brasil que esteja perto.

O bocal ideal é o próprio para melofone, não tente insistir com bocais de trompete, de flugelhorn, ou de cornet ou outras gambiarras.

No mais, é só soprar o melofone, fazendo as transposições conforme no post acima ou, então, se você preferir, eu elaborei um chaveamento transposto nas chaves para Fá e Sib, tanto para o hinário em Dó como em Sib. É só seguir a digitação recomendada com a partitura de Dó e ver o resultado, não tem segredo.

Baixe aqui grátis e bom proveito: Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.
Gil Brasil

arthurneto
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 17 mai 2013, 00:50
Localização: São Paulo - Brasil

Re: TOCO TROMPETE E GOSTARIA DE TOCAR TROMPA

Mensagem por arthurneto » 18 mai 2013, 01:00

Amém meu irmão, tem um irmão aqui da CCB que toca, Domingo eu vou lá falar com ele e ver se ele quer ter dor de cabeça comigo kkk,
Sobre gambiarra eu também estou passando longe disso, por isso eu perguntei porque o encaixe é o mesmo.

Baixei o esquema do chaveamento que você fez, ficou fácil agora, muito obrigado meu irmão, que Deus te ilumine por ajudar as pessoas.
Grato.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes