Trompas New Yorke

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Claiton-Silva » 29 jun 2013, 19:10

Rodrigo Cardoso Escreveu:Queridos, toquei sax tenor na CCB por 10 anos. mas sempre tive o sonho de tocar trompa e aqui em Bragança Paulista, não temos nenhuma na Congregação. Muitos irmãos disseram que era uma loucura, que a troca seria muito grande. Outros disseram que vou levar mais ou menos 1 ano, 1 ano e meio pra tocá-la. Mas mesmo assim seguí em frente. Há 15 dias atrás comprei uma trompa New Yorke NY-TPA420N. Alguém sabe me dizer sobre essa marca???
Já a alguns dias, acompanho esse portal e gostei muito.
Estou conseguindo tocar as notas mais graves,(tenho estudado 3 horas diárias) porém as agudas a partir do Fá, que se encontra na quinta linha das partituras do método, não consigo. Poderiam me dar algumas dicas??? Se possível, também gostaria de saber se o bocal influencia muito, pois o bocal que estou é o que veio com ela (e a grana tá curta, rsrs). Não tenho a pretensão de tocar todas as notas possíveis, (claro que, se um dia conseguir, maravilha) apenas desejo tocar na orquestra da CCB sem passar vergonha. E como vocês são ótimos trompistas e tem experiência, tenho certeza que podem me ajudar. Conto com a ajuda dos senhores, desde já agradeço pela atenção. Deus vos abençõe.
A Paz de Deus, Rodrigo!
Coincidência ou não, conheço um músico que tocava sax e também mudou para trompa... rsrs
Faz parte deste fórum, o nome dele é Darlan.
Mas sobre esta trompa, assim como o Matosinhos, não tenho muitas informações a respeito.
Deus te abençoe!
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Marco Trompista » 29 jun 2013, 20:36

Amem meu querido Eita estamos inversos eu tenho incrivel facilidade em graves estudo muito o Clevenger \:D/ , e nos agudos tenho dificuldade consigo chegar ate esse fá ao qual o irmão se refere e até o sol ou mais as vezes ( não com muita facilidade rss ) mas se tocar um pouco o beiço já endurece ai é só Deus rss mas é legal irmos trocando experiencias e com a ajuda do Gil , Matosinhos e os demais chegaremos la se Deus quiser , continue assim meu irmão e que Deus te abençõe :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Gil Brasil » 30 jun 2013, 00:23

Olha, tem uns posts que podem ajudar nas notas agudas, porém já adianto: notas agudas requerem paciência, dedicação e desenvolvimento de habilidades próprias.

Notas agudas.
Pressão bocal x lábios.
Posicionamento da língua.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Gil Brasil » 30 jun 2013, 00:35

Marco Trompista Escreveu:Amem meu querido Eita estamos inversos eu tenho incrivel facilidade em graves estudo muito o Clevenger \:D/ , e nos agudos tenho dificuldade consigo chegar ate esse fá ao qual o irmão se refere e até o sol ou mais as vezes ( não com muita facilidade rss ) mas se tocar um pouco o beiço já endurece ai é só Deus rss mas é legal irmos trocando experiencias e com a ajuda do Gil , Matosinhos e os demais chegaremos la se Deus quiser , continue assim meu irmão e que Deus te abençõe :tr1:
A Paz de Deus meus caros.

O trompista profissional precisa chegar até Dó5 em trompa Fá (atenção: na escala da trompa), sem transpor para Dó.

Muitos trompistas profissionais chegam a Fá5, tendo alguns que vão a incríveis Dó6 (também chamado de duplo Dó agudo)!!!

Considerando a transposição para Dó, é o Fá4 (5ª linha da clave de Sol).

Recomendo ir subindo cada semana meio tom, até consolidar a nota. E só depois passe para a próxima.

Não fique somente estudando as notas agudas, todos os dias, nos treinamentos, toque também notas médias e graves, suba e desça escalas, principalmente para relaxar a musculatura e ganhar resistência em toda a gama da trompa. Quem não toca bem as graves, não terá boa performance nas agudas.
Gil Brasil

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por jacksond » 30 jun 2013, 01:23

apdD a todos e bem vindo ao forum e ao instrumento caro irmao Rodrigo.

tem alguns exercicios de articulação que estuda notas graves e agudas ao mesmo tempo.

ex: começa se com um do, sobe uma nota, no caso o re e desce uma tendo o do como referencia, no caso, o si, e assim por diante, sempre aumentando uma a uma.

espero que ajude, e sobre bocais, ja tive um Bach 12 que foi otimo pro meu aprendizado, pois tinha bordas largas e nao machucava os labios.

hoje tenho um giardinelli c4 indicado mais para medios e graves que eu me apaixonei pelo som dele,

:partyman:

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 30 jun 2013, 02:08

A Paz de Deus a todos!!!
A melhor coisa que fiz foi entrar nesse fórum!!! Deus abençoe todos vcs pela ajuda que tem me dado. Tenho conseguido melhoras significantes na execução das notas e sonoridade ( palavras do meu encarregado) graças as dicas que vcs tem me dado. Abraços a todos e... Suas dicas são sempre bem vindas.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes