Trompas New Yorke

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 20 jun 2013, 00:07

Queridos, toquei sax tenor na CCB por 10 anos. mas sempre tive o sonho de tocar trompa e aqui em Bragança Paulista, não temos nenhuma na Congregação. Muitos irmãos disseram que era uma loucura, que a troca seria muito grande. Outros disseram que vou levar mais ou menos 1 ano, 1 ano e meio pra tocá-la. Mas mesmo assim seguí em frente. Há 15 dias atrás comprei uma trompa New Yorke NY-TPA420N. Alguém sabe me dizer sobre essa marca???
Já a alguns dias, acompanho esse portal e gostei muito.
Estou conseguindo tocar as notas mais graves,(tenho estudado 3 horas diárias) porém as agudas a partir do Fá, que se encontra na quinta linha das partituras do método, não consigo. Poderiam me dar algumas dicas??? Se possível, também gostaria de saber se o bocal influencia muito, pois o bocal que estou é o que veio com ela (e a grana tá curta, rsrs). Não tenho a pretensão de tocar todas as notas possíveis, (claro que, se um dia conseguir, maravilha) apenas desejo tocar na orquestra da CCB sem passar vergonha. E como vocês são ótimos trompistas e tem experiência, tenho certeza que podem me ajudar. Conto com a ajuda dos senhores, desde já agradeço pela atenção. Deus vos abençõe.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por rmatosinhos » 20 jun 2013, 15:00

Não conheço essa marca de trompas, provavelmente é uma trompa feita na china
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 20 jun 2013, 23:58

Ok Ricardo, obrigado pela atenção. Mas e sobre o bocal? Poderia me ajudar nisso? Um trompista amigo meu, que já toca a 24 anos, me disse da JK 01 DM. Mas o preço é meio alto pra mim agora, por acaso vc tem alguma outra mais em conta e que seja boa tb??? Obrigado novamente. Abraços.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Gil Brasil » 21 jun 2013, 00:33

A Paz de Deus, Rodrigo.

A trompa New York, pelo preço e construção, é chinesa, alguma cópia de uma famosa, me pareceu uma Yamaha.
É boa para iniciar ou se o irmão não tiver maiores pretensões profissionais, ou de timbre mais tradicional.

Quanto à bocal, o JK tem uma gama muito boa e eu recomendo.
O JK 01 DM é um bocal com diâmetro interno a taça de 18,5 mm (um dos maiores para trompa), furo de 4,2 mm (bom para agudos e médios), copo médio (bom para agudos e médios, e com boa projeção) e anel externo com borda média e formato meio arrendondado. A linha M traz algum ganho, pequeno é verdade, para os agudos em relação à linha K.

Um bocal mais barato e bom seria um usado de marcas boas, tais como JK, Bach, Giardinelli, Holton, Denis Wick, Schilke, Yamaha, entre outros.
Aqui mesmo na seção Classificados - Vendo Acessórios sempre tem alguém vendendo bocais diversos usados, quem sabe não dá negócio.
Tem ainda o Ebay americano, tem muitos bocais usados lá, mas tenha cuidado ao comprar de lojistas bem ranqueados (com aprovação próxima de 100%).

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por rmatosinhos » 21 jun 2013, 03:54

Independentemente da marca do bocal, se possível passe por uma casa de instrumentos e experimente. Experimentar bocais é como experimentar sapatos. Tem que ser você a experimentar!
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 21 jun 2013, 10:42

Maravilha! Muito obrigado mesmo, Deus vos abençoe pela atenção. Como disse, aqui em Bragança não temos nenhum trompista, vocês me ajudaram muito. Abraços

Serraiocco
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 29 nov 2011, 21:23

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Serraiocco » 21 jun 2013, 17:31

Olá Rodrigo,a paz deDEUS.
Tenho um bocal de trompa JK01DK SEMI-NOVO pra vender,peço {$190,00 REAIS}
Meu email é,p.serraiocco@hotmail.com

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Gil Brasil » 21 jun 2013, 21:25

rmatosinhos Escreveu:Independentemente da marca do bocal, se possível passe por uma casa de instrumentos e experimente. Experimentar bocais é como experimentar sapatos. Tem que ser você a experimentar!
Ih, Matosinhos, aqui no Brasil, até mesmo nos grandes centros, são escassas as opções, praticamente só tem alguns Bach, e menos ainda, Bach e Denis Wick. A fabricante nacional Weril fabrica uns padronizados, mas sem declarar as medidas, e dificulta qualque escolha decente.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Marco Trompista » 22 jun 2013, 12:33

A paz de Deus meu irmão eu também troquei meu instrumento eu tocava Flauta e me apaixonei pela Trompa, aqui vai uma opinião de quem não e muito expert no instrumento ( minha porção é bem pequena ) , mas você acabou de trocar de instrumento e já chega em um Fá da 5 linha ? sem professor nem nada ? eu levei mais de 1 ano para chegar ai e confesso que dependendo do dia suo a camisa para chegar ai rsss como na CCB fazemos o contralto oitava acima você não vai ter muita dificuldade para tocar na igreja pois poucos hinos chegar ai ( alguns passam mais são poucos ) , continue estudando e de preferencia se tiver a oportunidade arrume um bom professor pois autodidata na Trompa é muito difícil.
Quanto ao bocal como Matosinhos falou é como sapato você tem que experimentar, no começo eu usava um que veio com uma trompa chinesa e não conseguia estudar , depois peguei um Giardinelli e o som piorou mais só depois que experimentei um Holton, que não sei nem o modelo ( esse que não achei em lugar nenhum ) começei a conseguir estudar direito , esse bocal é fundo e conico e eu tive que fazer uma cópia para poder estudar e não sei oque seria de mim sem ele rsss
Mas estude sempre ,e com sua Trompa seja feliz Deus te abençõe

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 22 jun 2013, 19:44

Amém Marco! Deus te abençoe pela atenção.
Aqui em Bragança, tenho passado método com meu encarregado, que toca bombardino. Porém, antes de começar a passar, nós 2 fomos até São Paulo por duas vezes, no Tremembé. O encarregado lá, irmão Alexandre, toca trompa e me deu as primeiras dicas, como postura, como pegar no instrumento e coisa e tal. Mas é bem longe, não tem como ir sempre lá. Enquanto isso, vou me virando aqui. Rsrs
Tenho estudado bastante meu irmão, Rsrs, algo em torno de 3 horas diárias. Mas conto com vcs pra me darem algumas dicas hein! Rsrs.
Quanto ao bocal, esse que estou tocando veio com a trompa tb, não sei nem a marca nem nada. Como disse o, ainda sou bem leigo sobre trompa.
Deus te abençoe meu irmão. Abraços

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Gil Brasil » 23 jun 2013, 20:42

Marco Trompista Escreveu:A paz de Deus meu irmão eu também troquei meu instrumento eu tocava Flauta e me apaixonei pela Trompa, aqui vai uma opinião de quem não e muito expert no instrumento ( minha porção é bem pequena ) , mas você acabou de trocar de instrumento e já chega em um Fá da 5 linha ? sem professor nem nada ? eu levei mais de 1 ano para chegar ai e confesso que dependendo do dia suo a camisa para chegar ai rsss como na CCB fazemos o contralto oitava acima você não vai ter muita dificuldade para tocar na igreja pois poucos hinos chegar ai ( alguns passam mais são poucos ) , continue estudando e de preferencia se tiver a oportunidade arrume um bom professor pois autodidata na Trompa é muito difícil.
Quanto ao bocal como Matosinhos falou é como sapato você tem que experimentar, no começo eu usava um que veio com uma trompa chinesa e não conseguia estudar , depois peguei um Giardinelli e o som piorou mais só depois que experimentei um Holton, que não sei nem o modelo ( esse que não achei em lugar nenhum ) começei a conseguir estudar direito , esse bocal é fundo e conico e eu tive que fazer uma cópia para poder estudar e não sei oque seria de mim sem ele rsss
Mas estude sempre ,e com sua Trompa seja feliz Deus te abençõe
A Paz de Deus, Marco.

Acho que quando o Rodrigo fala de Fá na 5ª linha é em relação à trompa em Fá, que transposto para o hinário em Dó, significa dificuldades a partir do Dó no 3º espaço. Não é o Fá do nosso hinário em Dó.

E outra: não fazemos o contralto oitavado na trompa, isso é um equívoco. É na tessitura natural da trompa, a qual trabalha na região mais aguda que todos os instrumentos de sopro, por isso ser tão exigente com o músico em relação aos outros instrumentos.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Gil Brasil » 23 jun 2013, 20:53

Rodrigo Cardoso Escreveu:Amém Marco! Deus te abençoe pela atenção.
Aqui em Bragança, tenho passado método com meu encarregado, que toca bombardino. Porém, antes de começar a passar, nós 2 fomos até São Paulo por duas vezes, no Tremembé. O encarregado lá, irmão Alexandre, toca trompa e me deu as primeiras dicas, como postura, como pegar no instrumento e coisa e tal. Mas é bem longe, não tem como ir sempre lá. Enquanto isso, vou me virando aqui. Rsrs
Tenho estudado bastante meu irmão, Rsrs, algo em torno de 3 horas diárias. Mas conto com vcs pra me darem algumas dicas hein! Rsrs.
Quanto ao bocal, esse que estou tocando veio com a trompa tb, não sei nem a marca nem nada. Como disse o, ainda sou bem leigo sobre trompa.
Deus te abençoe meu irmão. Abraços
A Paz de Deus, Rodrigo.

Uma dica sobre bocal é, inicialmente, verificar o diâmetro do furo do bocal, que é aquele no fundo o copo (da taça), ou seja, não é o furo no final do cano do bocal, mas imagine como se fosse uma taça de vinho: o furo fica no fundinho da taça.

Pois bem, o furo é o principal fator de um bocal quanto à região de notas que quer trabalhar.
Quanto maior o diâmetro do furo, mais fácil as graves e médias, e dificuldades nas agudas, e um som mais cheio, escuro e projetado, que demanda muito fluxo de ar.
Quanto menor o diâmetro do furo, mais fácil as agudas e médias, e dificuldades nos graves, tendo som mais brilhante e metalizado e menos proejtado, que demanda menor fluxo de ar.
Por isso, inicialmente, recomendo um bocal com furo médio, em torno de 4,0 a 4.4 mm.

Pesquise por 'bocal" ou "bocais" na caixa "Pesquisar", que fica acima à direita da página do fórum e verá muitos posts sobre o assunto, que vão te ajudar.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 24 jun 2013, 04:07

Pois é meus irmãos, o Fá que eu disse é o da 5ª linha dos MÉTODOS. Se transportarmos para o hinário em Dó, seria o Si da terceira linha.
Quanto ao bocal, meu caro irmão Gil, vou olhar direitinho aqui e depois falo alguma coisa.
Deus vos abençoe, abraços meus irmãos.

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Marco Trompista » 28 jun 2013, 15:36

Paz de Deus Gil legal saber sobre essa parte de que a trompa não toca oitavado eu falava errado Rss ,agora esse fá que ele esta falando para mim é muito difícil que seria o 3 linha do nosso Hinário eu pelo menos tenho bastante dificuldade em toca lo , tem algum exercicio bom para notas agudas ? Deus abençõe

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompas New Yorke

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 29 jun 2013, 01:27

A Paz de Deus Marco!!! Tudo bem?
Fico feliz em saber que de certo modo, acho que estou indo bem, rsrs.
Mas estudei tanto as agúdas, que agora to com um pouco de dificuldade nas graves. Rsrs.
O Irmão Gil me deu umas dicas legais, com certeza ele te ajudará tb. Grande abraço meu Irmão. Deus abençoe

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes