Som metalizado e som doce!!!

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Som metalizado e som doce!!!

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 23 ago 2013, 17:33

Boa tarde queridos, saudações (APDD)
Estou com uma dúvida aqui, existe algum modo de o som dá trompa sair mais metalizado ou mais doce??? Há,alguma maneira ou técnica de sopro ou execução??? Pergunto pq notei que as vezes o som da minha trompa sai mais metalizado (principalmente quando estou na frente dos trombones) e essa não é a essência dá trompa. Desde já agradeço. Abraços

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Som metalizado e som doce!!!

Mensagem por Éricles Rodrigo » 30 ago 2013, 21:52

Amém caro Rodrigo!!!

Umas das formas de embocadura que faz o som sair metalizado é quando o trompista faz a embocadura como
os trompetistas, explico melhor: Os trompetistas fazem como se fosse um leve SORRISO para assoprar o bocal no trompete...nós trompistas não fazemos desta forma, o correto é assoprar o bocal da trompa fazendo BICO, como se os nossos LÁBIOS tomassem a forma de um funil...se é que vc me entende?!
Dessa forma o seu som vai sair mais suave (aveludado) e menos metalizado!!!
Mas sou um mero palpiteiro e sofredor com a minha trompa...
O Gil e os demais vão te auxiliar melhor!!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Som metalizado e som doce!!!

Mensagem por Gil Brasil » 31 ago 2013, 21:07

Amém, Rodrigo.

O Éricles tem razão quando diz que os trompetistas têm o embocadura diferente e mais voltada para um sorriso forçado e esticado. Muitos trompistas que migraram do trompete para a trompa continuam com esse hábito errado na trompa.

Segundo Philip Farkas, a embocadura do trompista, em sua maioria, deve ser uma posição intermediára entre o sorriso esticado e o assovio (ou funil, como se refere o Éricles). Nem tão ao céu, nem tanto a terra. Force um sorriso para os lados e puxe os cantos da boca para o centro, ficando um meio-termo entre as duas posições.

Veja a posição mais comum entre trompistas, recomendada no estudo de Farkas:
Imagem

Compare as embocaduras de Dennis Brain (talvez o melhor trompista de todos os tempos) e Schneider. Na verdade não diferem-se muito, ambos fazem o sorriso vincado (consideremos diferentes notas, registros e estilos que estão tocando no momento da foto):
Imagem

Embocadura sorriso esticado (evite):
Imagem

Embocadura de assovio (evite):
Imagem

Leia esses posts, vão ajudá-lo:
Posicionamento da língua.
Som.
Gil Brasil

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Som metalizado e som doce!!!

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 04 set 2013, 13:47

Deus vos abençoe meus queridos. Realmente eu estava começando a fazer como os trompetistas, estava começando com este hábito. Mas agora já parei, rsrs. Abraços.,APDD

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Som metalizado e som doce!!!

Mensagem por Wagner Bracci » 27 nov 2013, 13:30

Rodrigo Cardoso Escreveu:Boa tarde queridos, saudações (APDD)
Estou com uma dúvida aqui, existe algum modo de o som dá trompa sair mais metalizado ou mais doce??? Há,alguma maneira ou técnica de sopro ou execução??? Pergunto pq notei que as vezes o som da minha trompa sai mais metalizado (principalmente quando estou na frente dos trombones) e essa não é a essência dá trompa. Desde já agradeço. Abraços
Uma série de motivos propicia a esse som, o tipo de estudo, com quem estudou, se for professor trompetista, 99% sairá metalizado, o bocal, a mão direita na campana, a embocadura de um modo geral.
Procure um professor de trompa.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 36 visitantes