Como Afinar Trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
XMF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2013, 22:21

Como Afinar Trompa

Mensagem por XMF » 11 dez 2013, 00:45

Boa noite !

Me desculpem pela ignorância mas tenho dúvida em como afinar minha trompa dupla em fá. Eu tocava trompete e para afinar ele se abria ou fechava uma das curvas. Agora eu estou tocando trompa e como não tem ninguém para me ensinar tenho meus caros amigos do fórum.


Grato.

Alexandre Lima

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Como Afinar Trompa

Mensagem por rmatosinhos » 11 dez 2013, 08:21

Olá. O princípio é exactamente o mesmo porém numa trompa dupla é tudo a dobrar...
A bomba geral (que vem directamente do leadpipe e bocal) afina toda a trompa. Depois pode ainda ter uma ou mais bombas de fá e si bemol, em caso de dúvida retire as bombas e toque para saber qual é ( geralmente a de sib é mais pequena, mas nem todas as trompas têm bomba de sib).
Por ultimo tem as bombas relativas a cada um dos rotores, que afinam as notas que se tocam com cada um dos rotores. É bastante complexo explicar o porquê num post, uma vez que tem que ver com factores de construção e dependência de afinação. Contudo geralmente afina se tirar um pouco os 2 primeiros tubos de sib e por exemplo o dobro em todos os tubos dos rotores de fá. Depende de trompa para trompa.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes