Som escuro, ou brilhante?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Som escuro, ou brilhante?

Mensagem por rafaps » 02 fev 2014, 17:54

completando 1 ano de trompa, estou com uma indecisão rs... tenho que opinar entre estudar para ter um som escuro, ou buscar o som brilhante.. essa duvida aparece até porque irei comprar agora meu primeiro bocal. ouvi muitas historias sobre, alguns bocais ajudam em um som mais escuro, e visse versa. sou um grande apreciador da trompa em si, gostaria de dominar os 2 estilos de som, mas sei que seria quase impossivel.. e ouvi dizer, que um trompista com um som escuro não tem muito destaque, como tem os com som brilhante.
gostaria da opnião de vocês rs.
obrigado..

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Som escuro, ou brilhante?

Mensagem por fcouto.antonio » 02 fev 2014, 21:51

Prezado Rafaps;

Não sei nada sobre a formação do timbre da trompa, não vou conseguir responder tecnicamente as questões técnicas de projeção do instrumento quanto a um som mais "europeizado"ou "americanizado" mas inicio minha pequena contribuição tratando sobre o instrumento que estudo atualmente (Viola de arco) pois também, temos questões de postura que influenciam na maneira que o som se projeta ou até mesmo quando me aventurei para aprender oboé, que temos estas questões de raspagem da palheta, que confere ao músico determinado timbre. Questionando o Ilustre, Fernando Gualda, professor da UFSM em um feira de oboés da Möennig-Adler sobre quem era o oboista que se destacava mais em seu timbre, ele nos respondeu: "Bom, comer feijoada é bom? Dependendo do gosto sim, mas você se sujeitaria a come-la todo o dia?".

Pois bem, vejo sua dúvida que tanto o som "escuro" quanto o "claro" pode ter a sua aplicação e momento maior ou menor amplitude. Veja o seu foco, se é projeção, controle mecânica, ou resistência quais vão proporcionar a beleza, sem lembrando que todos estes fatores são importantes, alias, temos mais adjetivos que incluem um bom aprendizado e moldagem musical. Sempre teremos uma necessidade diferente, dependendo do local e conjunto musical em que tocamos, possuindo a gama que nosso instrumento proporciona. Por fim, não se esqueça que o seu timbre, vai contribuir para ser o seu "interlocutor" musical qual vai cantar alegrias e/ou tristezas.

Mestres deste fórum, me corrijam por GENTILEZA se eu falei algo (tudo, na verdade) á mais ou errado.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Som escuro, ou brilhante?

Mensagem por Gil Brasil » 03 fev 2014, 02:40

rafaps Escreveu:completando 1 ano de trompa, estou com uma indecisão rs... tenho que opinar entre estudar para ter um som escuro, ou buscar o som brilhante.. essa duvida aparece até porque irei comprar agora meu primeiro bocal. ouvi muitas historias sobre, alguns bocais ajudam em um som mais escuro, e visse versa. sou um grande apreciador da trompa em si, gostaria de dominar os 2 estilos de som, mas sei que seria quase impossivel.. e ouvi dizer, que um trompista com um som escuro não tem muito destaque, como tem os com som brilhante.
gostaria da opnião de vocês rs.
obrigado..
rafa, é possível um trompista fazer os dois tipos de som, escuro e brilhante (claro, não simulataneamete, rs).

Para resumir, grosso modo, o som brilhante é como se ouvisse um trompete a tocar uma canção; o som escuro é como se ouvisse a mesma canção interpretada por um flugelhorn.

O bocal pode influenciar o estilo, mas não é o fundamental. Porém, tome este cuidado: se o seu estilo for escuro, opte por um bocal mais largo no diâmetro interno, com taça funda e furo médio a largo. Se o estilo for brilhante, opte por um bocal com menor diâmetro interno, taça rasa até média e furo estreito.

Na trompa, as partituras ou o maestro costumam indicar o tipo de som, por exemplo, uma composição em menor, geralmente, requer um som mais escuro. O som escuro depende de estabelecer uma embocadura adequada, forte e projetada, além do cuidado com a posição dos lábios e de como aproveita o fluxo de ar. O som brilhante é feito quando se pretende tocar a trompa como 'trompete', ou seja, mais metalizado. Geralmente, o som brilhante fica melhor em nas trompas em Bb ou F-agudo. Em F natural, o som é mais escuro e solene.

"ouvi dizer, que um trompista com um som escuro não tem muito destaque, como tem os com som brilhante": me perdoe a franqueza, mas esqueça esta frase, não tem a mínima base musical. O trompista se destaca pelo estudo, dedicação, embocadura, respeito às partituras e indicações nela constantes, à exigência da orquestra ou do maestro, e claro, ao bom senso.

Querer se destacar simplesmente por fazer um som brilhante ou escuro, nos leva à restringir o potencial do músico e deste instrumento maravilhoso e único, que é a trompa. Por fim, digo que é preferível que o trompista toque um som escuro porque é mais adequado ao que se espera da trompa, um som forte, solene, quente, envolvente, cheio, projetado, e evite a qualquer custo, se tornar um "trompista que toca trompa como se fosse trompete".
Gil Brasil

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Som escuro, ou brilhante?

Mensagem por rafaps » 03 fev 2014, 13:53

Gil Brasil Escreveu:
rafaps Escreveu:completando 1 ano de trompa, estou com uma indecisão rs... tenho que opinar entre estudar para ter um som escuro, ou buscar o som brilhante.. essa duvida aparece até porque irei comprar agora meu primeiro bocal. ouvi muitas historias sobre, alguns bocais ajudam em um som mais escuro, e visse versa. sou um grande apreciador da trompa em si, gostaria de dominar os 2 estilos de som, mas sei que seria quase impossivel.. e ouvi dizer, que um trompista com um som escuro não tem muito destaque, como tem os com som brilhante.
gostaria da opnião de vocês rs.
obrigado..
rafa, é possível um trompista fazer os dois tipos de som, escuro e brilhante (claro, não simulataneamete, rs).

Para resumir, grosso modo, o som brilhante é como se ouvisse um trompete a tocar uma canção; o som escuro é como se ouvisse a mesma canção interpretada por um flugelhorn.

O bocal pode influenciar o estilo, mas não é o fundamental. Porém, tome este cuidado: se o seu estilo for escuro, opte por um bocal mais largo no diâmetro interno, com taça funda e furo médio a largo. Se o estilo for brilhante, opte por um bocal com menor diâmetro interno, taça rasa até média e furo estreito.

Na trompa, as partituras ou o maestro costumam indicar o tipo de som, por exemplo, uma composição em menor, geralmente, requer um som mais escuro. O som escuro depende de estabelecer uma embocadura adequada, forte e projetada, além do cuidado com a posição dos lábios e de como aproveita o fluxo de ar. O som brilhante é feito quando se pretende tocar a trompa como 'trompete', ou seja, mais metalizado. Geralmente, o som brilhante fica melhor em nas trompas em Bb ou F-agudo. Em F natural, o som é mais escuro e solene.

"ouvi dizer, que um trompista com um som escuro não tem muito destaque, como tem os com som brilhante": me perdoe a franqueza, mas esqueça esta frase, não tem a mínima base musical. O trompista se destaca pelo estudo, dedicação, embocadura, respeito às partituras e indicações nela constantes, à exigência da orquestra ou do maestro, e claro, ao bom senso.

Querer se destacar simplesmente por fazer um som brilhante ou escuro, nos leva à restringir o potencial do músico e deste instrumento maravilhoso e único, que é a trompa. Por fim, digo que é preferível que o trompista toque um som escuro porque é mais adequado ao que se espera da trompa, um som forte, solene, quente, envolvente, cheio, projetado, e evite a qualquer custo, se tornar um "trompista que toca trompa como se fosse trompete".
Muito Obrigado Gil.
era mais ou menos esse o meu pensamento sobre o som, e tambem ja havia percebido que a trompa em Fa tem um som mais aveludado e escuro que a trompa em Bb. tambem percebo mais facilidade em fazer ligaduras e saltos na trompa em Fa, porem mais insegurança.
esclareceu todas rs. muito obrigado mais uma vez :D

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Som escuro, ou brilhante?

Mensagem por rmatosinhos » 05 fev 2014, 07:02

Diferentes Instrumentos, bocais, campânulas, sound boosters, heavy caps (tone blobs), mouthpiece donughts, Lefreque...
Tudo isto pode alterar a tendência sonora, tanto do ponto de vista do timbre do som como da resistência. Começando a entrar nesse campo nunca mais vai parar, cuidado...
Está no seu primeiro ano, logo ainda tem muito tempo pela frente. Recomendo que trabalhe todos os dias com uma trompa média e um bocal médio, quer isto dizer, nada de extremos. Gradualmente aprenderá a controlar o instrumento, desenvolverá o seu gosto sonoro, mas acima de tudo, aprenderá a mudar o timbre do instrumento. Com qualquer tipo de instrumento poderá obter um timbre mais escuro ou claro, alterando a ressonância dentro da boca (pensando em diferentes vogais "i, e, a, o, u") ou alterando a posição da mão na campânula. Seria a mesma coisa que perguntar a um actor "Comédia ou Tragédia?"... Cada genero é bom à sua maneira e um bom actor deverá ser capaz de representar muito bem em cada um deles, independentemente do seu gosto pessoal.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Som escuro, ou brilhante?

Mensagem por rafaps » 05 fev 2014, 17:20

Paz.

é, o meu problema é que sou muito apressado, estudo muito, tenho pressa de ficar bom rs. estudos e etc..
obrigado por esclarecer, vejo que ainda estou bem " cru " rs.

aproveitando, queria perguntar se voces conhecem algum metodo para ajudar a memorizar as alturas das notas na trompa.. ja consigo tirar agudos e graves, porem tenho dificuldades em acertar certas notas. principalmente do do4 pra cima. eu consigo tirar até o do 5 porem tenho dificuldades em acertar a nota sem "escrocar".
se alguem conhecer algum metodo ou estudo, agradeço muito.

Obrigado desde ja.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 21 visitantes