Bocal p/ som escuro/ Dedilhado.

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Bocal p/ som escuro/ Dedilhado.

Mensagem por rafaps » 05 fev 2014, 19:45

Paz.

estou a procura de um som mais cheio, escuro e aveludado.
um amigo me recomendou um bocal Stork Custom M1. ele tem um corpo grande, meio que em formato U, e um furo meio grande, ele é bem fundo,
gostaria de saber se alguem conhece esse bocal, e suas referencias.


aproveitando o post, outra duvida rs

aprendi a tocar primeiramente com a trompa em Bb. e do sol2 pra baixo com a trompa em fa. logo fui descobrindo a trompa, que o som dela em Fa é mais rico, aveludado.. entre outras qualidades. então conversei com um amigo, ele me indicou usar do sol3 pra baixo a trompa em Fa, e do sol# 3 pra cima a trompa em Bb, e quando for FF ou mais, a trompa em Bb a partir do do3.
porem eu me embaralho e erro as notas a toda hora tocando desse jeito.

vi um post do nosso Mestre Ricardo Matosinhos, em que ele dizia que ensinava seus alunos primeiro em Fa 2 anos, e depois em Bb, para depois intercalar as duas.. estou pensando em estudar uns 2 anos e meio +ou-, com ela apenas em Bb, e depois que estiver bem, estudar uns 2 anos ela só em Fa. para que depois possa estudar como intercalar as duas, para ser um trompista mais completo. seria essa a melhor saida?

Obrigado desde ja rs. :tr1:

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Bocal p/ som escuro/ Dedilhado.

Mensagem por Éricles Rodrigo » 05 fev 2014, 20:49

Dá uma olhada nesse Link, tem as medidas de várias marcas de bocais...

http://www.ricardomatosinhos.com/bocais.htm

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Bocal p/ som escuro/ Dedilhado.

Mensagem por rafaps » 05 fev 2014, 21:08

Obrigado parceiro.

mas ainda não é oque eu procurava rs. porem ajudou um pouco.. Brigadão em. vlw

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Bocal p/ som escuro/ Dedilhado.

Mensagem por Gil Brasil » 14 fev 2014, 23:42

rafaps Escreveu:Paz.

estou a procura de um som mais cheio, escuro e aveludado.
um amigo me recomendou um bocal Stork Custom M1. ele tem um corpo grande, meio que em formato U, e um furo meio grande, ele é bem fundo,
gostaria de saber se alguem conhece esse bocal, e suas referencias.


aproveitando o post, outra duvida rs

aprendi a tocar primeiramente com a trompa em Bb. e do sol2 pra baixo com a trompa em fa. logo fui descobrindo a trompa, que o som dela em Fa é mais rico, aveludado.. entre outras qualidades. então conversei com um amigo, ele me indicou usar do sol3 pra baixo a trompa em Fa, e do sol# 3 pra cima a trompa em Bb, e quando for FF ou mais, a trompa em Bb a partir do do3.
porem eu me embaralho e erro as notas a toda hora tocando desse jeito.

vi um post do nosso Mestre Ricardo Matosinhos, em que ele dizia que ensinava seus alunos primeiro em Fa 2 anos, e depois em Bb, para depois intercalar as duas.. estou pensando em estudar uns 2 anos e meio +ou-, com ela apenas em Bb, e depois que estiver bem, estudar uns 2 anos ela só em Fa. para que depois possa estudar como intercalar as duas, para ser um trompista mais completo. seria essa a melhor saida?

Obrigado desde ja rs. :tr1:
Este bocal é utilizado pelo trompista Phill Miers (ver Stork Custom M1).

Tem um corpo alongado, o que gera um copo profundo.
O furo é largo e bom para som mais cheio e escuro, variando entre 5,05 mm e 5,79 mm. Quanto mais largo o furo, mais o som é cheio e escuro, mas nem sempre aveludado, pois 'aveludar' o som tem mais ligação com a embocadura do trompista.

No entanto, o diâmetro interno é muito estreito, só 16,814 mm.
Para um som mais cheio, escuro e aveludado, recomendaria um bocal com diâmetro mais largo, entre 17,5 mm a 18,5 mm (como o JK A1).
Na linha Stork, que é excelente por sinal, tente o Stork Orval O6, que é um bocal excepcional para conseguir som cheio e projetado, ou ainda, a linha New York Collections.
Gil Brasil

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Bocal p/ som escuro/ Dedilhado.

Mensagem por rafaps » 16 fev 2014, 15:52

Muito obrigado Gil.

mas o Myers que estou tentando adquirir é customizado rs. com borda de 17.7mm de diametro.. ja havia pensado nesse lado da borda pequena.

Muito obrigado pelas dicas

:partyman:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes