Problema ao tocar forte

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
Damien Nunes
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 02 set 2014, 02:37

Problema ao tocar forte

Mensagem por Damien Nunes » 02 set 2014, 14:44

Boas, estou enfrentando um problema a nível de som/projecção que só me acontecia quando estava no limite e tinha que tocar mais.
Agora estou a estudar mais a projecção de som, presença e o fazer a trompa "estalar" bonito. O que acontece agora é que quando toco mais forte por vezes o som espalha-se dando a nota com trrrrrrrrr como uma espécie de vibrato ou um multi fónico quando eu não quero. Será do bocal? eu agora estou de férias do conservatório e não queria voltar assim. Alguém me pode ajudar?


Cumps

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Problema ao tocar forte

Mensagem por rmatosinhos » 02 set 2014, 20:41

Olá. Pode ser o "efeito férias", trata-se de uma doença muito forte que afeta os trompistas por volta de setembro :lol:
Se não era habitual acontecer isso, basta estudar normalmente sem exageros e tudo voltará ao normal.
O que refere trata-se provavelmente de uma vibração dupla, uma espécie de vibração parasita que costuma acontece no registo médio. Ajuda abrir mais a abertura da embocadura, pensando em "o". :yawinkle:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Damien Nunes
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 02 set 2014, 02:37

Re: Problema ao tocar forte

Mensagem por Damien Nunes » 03 set 2014, 20:18

Boas, Agradeço imenso a resposta :D sim é isso mesmo uma vibração dupla. Mas é só quando faço muita pressão no som, mas fui experimentar tocar forte na famosa J. Michael lol, o mesmo trecho musical e tudo e foi normal depois quando voltei á minha fez de novo ](*,) . Eu estou a tocar com uma Trompa Dupla Bb Fa Venus FH-600 enquanto a Yamaha de estudante não chega. Pode ser das tubagens? :D

Cumprimentos ;)

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Problema ao tocar forte

Mensagem por rmatosinhos » 03 set 2014, 20:24

Não penso q possa ser da tubagem, pode também ser eventualmente lixo dentro da trompa.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Damien Nunes
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 02 set 2014, 02:37

Re: Problema ao tocar forte

Mensagem por Damien Nunes » 04 set 2014, 13:36

Ok, eu dei-lhe "banho" há 5 meses atrás mas vou fazer isso a ver se resulta. Obrigado

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes