Agudo

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
mrdejamendes
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 18 jul 2015, 19:11

Agudo

Mensagem por mrdejamendes » 21 jul 2015, 01:28

Boa Noite,

Estou com um problema com notas agudas, fazem anos que estudo e quando consigo chegar no Sol de cima chego forçado, estou estudando o método Almeida Dias e estou com muitas dificuldades apesar de ser um método fácil e simples, por favor me ajudem, eu estou quase trocando o instrumento. Não sei se ajuda, mais a minha trompa é uma trompa SIMPLES em Fá da Weril .

Desde já Agradeço

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Agudo

Mensagem por Gil Brasil » 23 jul 2015, 20:22

Mendes, já respondi na sua caixa de mensagem.
Gil Brasil

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Agudo

Mensagem por Wagner Bracci » 26 nov 2015, 16:11

mrdejamendes, o estudo da trompa e multifacetado e complexo. Sons agudos merecem atenção, pois está envolvido em varias formas, desde o modelo do instrumento, articulação, formato de garganta, língua e queixo, além em especial da velocidade de ar e o chamado "apoio", grau do bocal nos lábios, formato dos lábios entre outros. Sem falar no formato do bocal que de certa forma ajuda e muito, tentar tocar agudo com bocal de calibre "grosso" é complicado até para os mais dos experientes trompistas. O estudo é lendo e concentrado em ir "acima", de forma consciente e responsável, nunca exercendo força e pressão exagerada. Procure um bom professor de trompa que lhe indicará e auxiliará a melhor forma de ganhar agudos. Estudar escalas, alternando articulações para tons ascendentes (de 1/2 em 1/2 tom), ajudam a resistência.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Agudo

Mensagem por rmatosinhos » 29 nov 2015, 02:05

O registo agudo aparece naturalmente com a prática regular, preferencialmente com a supervisão de um professor. Não espere milagres, leva algum tempo.
Trabalhe gradualmente diferentes escalas e séries de harmónicos.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes