Tuba Wagneriana

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Gabriel-Mogi
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 21 mar 2016, 13:59

Tuba Wagneriana

Mensagem por Gabriel-Mogi » 22 mar 2016, 12:21

Bom dia.

Toco tuba wagneriana há 2 anos na CCB e tenho dificuldades na troca de afinação de sib/fá (não é na leitura musical é na entonação), eu toco normalmente na voz do contralto, li algumas matérias que a TW quando faz o tenor toca-se em sib e quando toca o baixo toca-se em fá, vendo por esse lado o contralto é mais agudo que o tenor sendo assim devo tocar somente em sib?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Tuba Wagneriana

Mensagem por Gil Brasil » 22 mar 2016, 20:54

Gabriel-Mogi Escreveu:Bom dia.

Toco tuba wagneriana há 2 anos na CCB e tenho dificuldades na troca de afinação de sib/fá (não é na leitura musical é na entonação), eu toco normalmente na voz do contralto, li algumas matérias que a TW quando faz o tenor toca-se em sib e quando toca o baixo toca-se em fá, vendo por esse lado o contralto é mais agudo que o tenor sendo assim devo tocar somente em sib?
Não entendo muito de TW, mas em teoria, você toca em Fá as notas graves e médias, partindo para Sib nas notas mais agudas. Na trompa, geralmente, a grande maioria toca em Sib a partir do Dó4 (considerando trompa em Fá).

A voz mais adequada para a TW é o tenor, pois ela foi inventada por Richard Wagner exatamente para preencher a voz entre trombone e trompa.
Gil Brasil

Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

Re: Tuba Wagneriana

Mensagem por Abner » 31 mai 2016, 15:35

Paz de Deus meus irmãos!!! Boa tarde a todos.
Estou a ensinar um jovem a tocar a Tuba wagneriana, ainda não havia tido contato com esse instrumento
mas logo percebi q é semelhante a trompa, afinação, altura, transporte, embocadura. esse meu aluno adquiriu
uma Holton afinação Sib/fa, mas ela tem um recurso para inverter para Fa/Sib. procurei métodos específicos
para TW mas não encontrei, estou utilizando o Almeida Dias para trompa, estamos indo sem dificuldades.
Contudo é um instrumento de um som muito bonito. E facil de ser ensinado por um trompista.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes