Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Plácido
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 05 abr 2016, 09:39

Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Plácido » 05 abr 2016, 15:49

Prezados, boa tarde e a Paz de Deus!

sou de Uberlândia MG, músico da Congregação Cristã, toco sax a 16 anos e estou mudando para Trompa! Adquiri recentemente uma Trompa dupla Waldman, por enquanto estou estudando as escalas e mais alguns exercícios de embocadura tipo o E.P.E.E, tudo me passado pelo encarregado regional de Uberaba.
Tenho algumas... muitas dúvidas e se possível gostaria de ouvir opiniões e dicas...

- Na igreja tocamos qual o melhor hinário para se tocar? Dó ou SIb!? Pergunto pois o encarregado me orientou a tocar em FA e SI.. pegando uma parte em Fa e outra em Si... usando o hinário em Dó, e transportando uma quinta acima. Colando 1 acidente. Mas vi em outros posts alguns que tocam apenas em Si com o hinário em Si..

- Outro irmão me orientou a estudar a escala já com a transposição, como vou tocar apenas na igreja ficaria mais facil.. convêm fazer desta forma?!

- Estou utilizando o método Almeida Dias. É um método bom para se iniciar!?

- Sei que em Uberlândia tem alguns trompistas na CCB, algum irmão tem o contato deles? Gostaria de algumas dicas pessoalmente...

Muito obrigado a todos!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Gil Brasil » 05 abr 2016, 22:55

Amém, Plácido.

Que excelente notícia que vieste para a trompa, realmente é um instrumento divino, um som especial.

O encarregado de Uberaba que falas é o ir. Carlos Faquinelli?

Vamos lá: a trompa Waldman é de fabricação chinesa, cópia da Hans Hoyer 801, geralmente para estudantes e iniciantes. Não esperes uma grande performance dela, especialmente no início.

A embocadura da trompa diferente da maioria dos instrumentos de bocal. O mais comum e indicado é flexionar os lábios de modo a ter um sorriso vincado. Não se recomenda sorriso esticado (canto a canto da boca) ou fazendo "bico".

Este post Posição dos lábios mostra os primeiros passos para desenvolver uma boa embocadura.

Gravei um vídeo para fortalecer a embocadura, mas sem uso do bocal.


O EPEE, o buzzing, entre outros aparelhos, são auxiliares na embocadura, mas deve-se usar com cautela e não ficar dependente deles.

Na igreja (CCB), o melhor e mais adequado é o hinário em Dó. Na clave de Sol, leia como clave de Fá na 3ª linha, adicionando um # ou reduzindo um bemol, conforme a armadura do hino. Para tocar na clave de Fá na 4ª linha (tenor e baixo), leia clave de Dó na 4ª linha, mas recomendo fortemente que não se aventure aqui por enquanto.

Fixe seus estudos e dedicação na clave de Sol, no contralto. Na verdade, pensa-se uma 4ª abaixo e 'oitava-se' o som, para afinar com o sax-alto em Mib na voz do contralto. Esta é a altura correta da trompa.

Toca-se no hinário em Dó com a chave de Fá até o Dó4 (1º espaço da clave de Fá na 3ª linha, ou seja, já lendo transposto) e, a partir de Fá#, utilize a chave de Sib.

Só para observação, comecei na trompa em 1991 e, por falta de orientação na época, toquei em Dó, depois Sib, e voltei para Dó. Recomendo não repetir o mesmo, pois ficará confuso e limitado quanto aos recursos da trompa.

O Almeida Dias é bom para iniciantes, mas para aprimorar utilize outros como o Rubank (iniciante), Pottag, Crapanzano. Esses os mais didáticos.

O único trompista que conheço em ULA é o ir. Evaldo, encarregado regional, não sei de qual região. Ele era tubista e passou para a trompa.

Agora, muita paciência, dedicação e estudos. A trompa requer muito mais atenção que qualquer outro instrumento.

Cuidado para não ferir os lábios. Pratique 30 minutos, descanse 5 minutos, fazendo buzzing (abelhinha com os lábios).

Deus abençoe.
Gil Brasil

Plácido
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 05 abr 2016, 09:39

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Plácido » 06 abr 2016, 12:00

Deus abençoe Ir. Gil!

o encarregado é o ir. Carlos Faquineli mesmo, me deu boas lições quando peguei a trompa. E bate com o que o ir. me disse também!

Acho que estou no caminho certo, vou estudando essas escalas e treinando a embocadura.. Vou também adquirir esses outros métodos e preparar para futuramente pegar uma trompa melhor.

Deus abençoe novamente pela ajuda! Fique com Deus!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Gil Brasil » 06 abr 2016, 17:39

Amém, Plácido.

A trompa é exigente, tenha paciência e obterá bons resultados.
Gil Brasil

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por celsojr » 15 mai 2016, 18:29

Caros,
Eu recomendo o aprendizado já transportado, som real.
Quando tocar partituras em fá, mib, etc. é muito mais simples o transporte e memorização do som.
Quem é da escola tradicional repudia esta forma de aprendizado, mas é funcional e praticável.
O método Crapanzano está aí para provar.
Hinário em dó é o mais recomendado.

Caro Gil, creio que este já está indo para uma Holton! Evoluiu rapidamente.

Abraço.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Gil Brasil » 16 mai 2016, 19:24

A paz de Deus, caro Celso.

Ótimo vê-lo por aqui, apoiando o fórum e dando boas dicas.

De fato esta questão da transposição para som real ou som relativo é uma boa discussão.

Com a evolução dele, minha Holton está à venda, se interessar, poderá adquirir um instrumento seminovo.

Interessa Plácido?
Gil Brasil

Plácido
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 05 abr 2016, 09:39

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Plácido » 19 mai 2016, 18:50

Tenho sim Gil! Vamos falar melhor sobre o assunto!! rs

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa na congregação, escalas e dúvidas

Mensagem por Gil Brasil » 19 mai 2016, 22:46

Com certeza, logo estarei de volta para negociarmos!

Deus abençoe, a paz de Deus.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes