Digitação da trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Ibernon Júnior
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 26 jul 2016, 17:26

Digitação da trompa

Mensagem por Ibernon Júnior » 26 jul 2016, 17:51

A paz de Deus!
Olá trompistas ! :roll: :roll:
Estou estudando a trompa fá/sib a pouco tempo, não tenho professor e não há instrutor ccb de trompas em minha cidade. Estou estudando com a base de trompetista que tenho e alguns métodos na internet, mas estou com uma dúvida crucial para avançar nos estudos da trompa: a digitação.
Como é sabido de todos, há na trompa um 4º rotor que a torna em Sib. Eu toco partituras para trompa em fá somente utilizando os 3 rotores sem pressionar a 4ª, e em Sib pressionando o 4º rotor e digitação do trompete, mas vejo que trompistas profissionais intercalam a utilização do 4º rotor.
Por que eu devo intercalar o 4º rotor e em quais notas devo usar?
Poderiam me recomendar um método para isso?
Deus abençoe!
](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,)

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Digitação da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 01 ago 2016, 23:43

Amem, Ibernon.

Bem-vindo à trompa, este instrumento divino!

Seguinte, a trompa deve ser sempre considerada em Fá, pois a parte de Sib é apenas a extensão de Fá, visando facilitar as notas mais agudas.

Aqui está a digitação correta da Trompa, tanto para Fá (de cima) quanto para Sib (embaixo).

Tenha em mente que a trompa é um instrumento transpositor, ou seja, de modo que a leitura deve ser diferente nas partituras que não forem feitas para instrumentos em Fá.

Resumindo, nas partituras em Dó (hinário da CCB) deve ser feita a leitura relativa, tendo como base na clave de Sol (soprano e contralto), faz-se transposição para clave de "Fá na 3ª linha", isto é, onde existe um Sib leia Fá, onde há Dó leia Sol, aumentando um sustenido e reduzindo um bemol (quando for o caso), e assim por diante, tanto subindo quanto descendo na pauta. Os acidentes tocam-se respeitando a acentuação original.

Na clave de Fá na 4ª linha (tenor e baixo), lê-se na clave de Dó na 4ª linha, aumentando um sustenido ou reduzindo um bemol, conforme explicado acima.

Quanto à digitação alternada entre Fá e Sib, há certas convenções, mas pode utilizar esta que geralmente é aceita: toque a trompa em Fá até a nota Dó natural (primeiro espaço da clave de Sol no hinário em Dó, que neste é Fá natural) e, aperte o rotor de Sib, para notas acima, ou seja, Dó# em Sib, e adiante nas agudas.

Como fazer? Simples. Quando tocares em Fá, siga a tabela de digitação em Fá. Quando passares para Sib, siga a tabela de digitação em Sib.

Terás um tempo até que acostume, é normal, não se desespere, isso demanda tempo, repetição e treino.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Digitação da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 01 ago 2016, 23:47

Nosso irmão Eneias Ramos editou um hinário em Fá, já transposto para trompa Fá, que pode ser obtido no link ou então pode ser adquirido com ele já impresso e encadernado.

Mas lembre-se, o hinário não contém a digitação alternada.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Digitação da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 01 ago 2016, 23:49

Se de tudo ainda não compreender ou quiser um método alternativo, editei a transposição já pronta para hinários em Dó e em Sib.

Neste caso, fará a leitura normal do hinário em Dó, as notas como estão, e modificará a digitação, ou seja, o chaveamento é transposto nas chaves e não na leitura do hinário.
Gil Brasil

Ibernon Júnior
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 26 jul 2016, 17:26

Re: Digitação da trompa

Mensagem por Ibernon Júnior » 04 ago 2016, 21:31

=D> Deus Abençoe !!! Ficou bastante claro. Irei por em prática! ApdD ! :tr1: :tr1: :tr1: \:D/

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 30 visitantes