Embocadura

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Adriel Torres de Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 11 jun 2006, 22:21
Localização: Brasil

Embocadura

Mensagem por Adriel Torres de Oliveira » 05 nov 2006, 00:01

Já estou tocando uma trompa dupla á dois meses, e consigo produzir um som consideravelmente agradavel. Só que em alguns exercícios que exigem som fortíssimo eu estou tendo muita dificuldade. Como eu já tocava um coralto antes, minha embocadura continuou a mesma (exatamenteo contrário do que seria a posição certa pois só consigo produzir som se posicionar o bocal 2/3 no lábio inferior e apenas um terço no labio superior). Seria esse o problema? existe uma tecnica especial para produzir som fortíssimo?
grato.

Mauricí
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 06 abr 2008, 00:38

Re: Embocadura

Mensagem por Mauricí » 06 abr 2008, 01:05

queria saber quanto tempo leva para produzir um bom som e um bom agudo na trompa após mudar de embocadura? tive que mudar.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por rmatosinhos » 07 abr 2008, 07:38

Após qualquer mudança não espere milagres. O que é importante é manter a concentração e a força de vontade.
Após uma mudança de embocadura ou de bocal costuma acontecer uma de 2 coisas: ou se sente bem, ou se sente mal.
O primeiro risco e interpretar mal estes sintomas.

Depois de uma mudança é normal sentir-mo-nos mal ou bem, mas nem uma nem outra significam sucesso na mudança. Passo a explicar:

Podemos sentirmo-nos mal, som estranho pouca resistência etc, uma vez que a embocadura ainda não se habituou à mudança. Por outro lado podemos sentir que com a mudança conseguimos de imediato tocar notas mais graves ou mais agudas em esforço, acontece que os músculos ainda não estão habituados, logo o que costuma acontecer é que rápido "o herói cai por terra".

Relativamente ao tempo que demorará a produzir um bom som na trompa e controlo de registos depende da sua regularidade de estudo. Se estudar regularmente sem excessos, deverá obter resultados em 1 a 2 meses. Pode acontecer que passado esse tempo goste ou não das mudanças. O que importa de facto é se aguente algum tempo com a nova posição e resista à tentação de voltar, pois desta forma ficará sem saber ser surte efeito. Qualquer mudança, por mínima que seja vai fazer com que se usem diferentes músculos e em diferentes proporções, logo vão-se utilizar, muitas vezes, músculos relaxados, que reagem bem, mas como não estão habituados a trabalhar, depressa ficam sem Energias.
É necessário tempo e força de vontade.
BOA SORTE
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
emanuel_ribeiro_vlc
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 21
Registado: 11 mar 2008, 19:14
Localização: Vale de Cambra(aveiro)

Re: Embocadura

Mensagem por emanuel_ribeiro_vlc » 07 abr 2008, 10:54

por curiosidade.

se ultilizarmos sempre os mesmos musculos, ou seija a mesma embocadura, esses musculos como são sempre os mesmo que trabalham cansam-se mais facilmente certo?

se é assim para não nos sentirmos muito cansados mudavamos um pouco a colocação dos lábios. por exemplo quando tou cansado se tocar garves passado algum tempo não me sinto tão cansado...porque porque mudei de musculos que estavam a trabalhar...isto que tou pra aqui a dizer está certo ou errado? :tr1:
Emanuel Ribeiro

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Embocadura

Mensagem por Alessandro » 19 out 2012, 14:56

Quando o Matosinhos fala em não exagerar no treino, qual seria o limite? e as consequencia de um exagero no treino?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura

Mensagem por Gil Brasil » 20 out 2012, 00:43

Conheço um professor de educação física (especializado em cinesioterapia = técnica dos movimentos naturais do corpo) e também formado em fisioterapia, já é um senhor de 69 anos, ainda em plena atividade.

Ele sempre me disse que o atleta (e isso inclui o músico, pois utilizamos os músculos, respiração, postura, etc) que o ideal é que o praticante não ultrapasse 60% da sua capacidade total nos treinos e práticas, deixando para utilizar 100% da nossa capacidade somente nas apresentações finais.

Porém, muitos trompistas e outros músicos insistem em tocar e tocar enquanto se sentem bem, mas isso é uma armadilha. O ideal é descansar quando exatamente estamos nos sentindo com bastante gás ainda, mas já percebendo um certo desgaste físico e muscular, ou seja, quando você percebe que se tocar mais um pouco já se sentirá estafado. É hora de parar!

Claro, quando se diz 60% da capacidade, dependendo de como estamos em relação à preparação para a apresentação oficial, com bom senso, vai até 70% a 75%, mas não adianta mais do que isso em questão de performance, pelo contrário, o cansaço provocado pelo ácido lático pode até piorar sua embocadura e condição geral.

O tal professor me disse que já foi fisiologista de time de futebol e disse que já viu atletas nunca mais renderem o mesmo (ou até decaírem o rendimento até encerrar a carreira) depois de um treino inadequado, pesado e fatigante que alguns preparadores físicos desinformados exageraram na carga de exercícios.

Eu já vi aqui mesmo no fórum alguns reclamando que a performance estava caindo apesar de treinar todos os dias, por várias horas. É sempre bom ficar atento ao cansaço.
Gil Brasil

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Embocadura

Mensagem por Alessandro » 20 out 2012, 19:17

concordo com a resposta.
o que eu gosto de saber e' experiencias de bons trompistas pois a bibliografia deles ajuda na nossa iniciacao. ou seja o caminho que eles percorreram serve meio que de regra para nos igualarmos a eles.
esta teoria e' muito boa e real. mas por exemplo, gil qntas horas vc treina e qndo sabe qndo parar. li aqui uma vez q o matozinhos recomenda a parar assim que os labios incharem, mas acho que e' para iniciante, n'ao 'e?
e quando se tem a sensacao de, ao tocar, te areia nos labios, um som meio sujo?

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por Eliabe Alamo » 20 out 2012, 20:03

Eu tocava e deixava criar muito ar no queixo (não esticava, não deixava tudo durinho), então meu professor observando isso, ele começou a pegar no meu pé e eu fui prestando mais atenção au queixo. Hoje pela manhã quando cheguei no ensaio da orquestra o maestro chegou pros meninos que tocam trompete e disse: "Olhe como o som de Eliabe está cristalino!". O Que percebi é que realmente no inicio o som piorou, mas com o estudo e com os exercícios de fortalecimento que o Gil ensinou, o som melhorou de forma acentuada! Ajudou a controlar as notas, o som ficou puro, consegui mais agudos e mais graves... Uma série de benefícios que eu não gosava por causa de uma simples desatenção minha!

Vlw Abs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura

Mensagem por Gil Brasil » 22 out 2012, 20:58

Alessandro Escreveu:concordo com a resposta.
o que eu gosto de saber e' experiencias de bons trompistas pois a bibliografia deles ajuda na nossa iniciacao. ou seja o caminho que eles percorreram serve meio que de regra para nos igualarmos a eles.
esta teoria e' muito boa e real. mas por exemplo, gil qntas horas vc treina e qndo sabe qndo parar. li aqui uma vez q o matozinhos recomenda a parar assim que os labios incharem, mas acho que e' para iniciante, n'ao 'e?
e quando se tem a sensacao de, ao tocar, te areia nos labios, um som meio sujo?
Alessandro, não necessariamente se deve deixar inchar os lábios, isso se diz em forma de aviso, de alerta.
Mas o treinamento e prática normais não é recomendável deixá-los inchar, isso é anormal se com frequência.
Há dias que se força um pouco mais, mas o ideal é, como eu disse, utilizar até 60% da capacidade.
Isso você descobre com o tempo, ou seja, você está tocando e se sentindo bem e aí toca mais e mais, logicamente vai se cansar e ultrapassar os limites de melhoramento de performance.
A prática pode durar 3 ou 4 horas, mas tem que haver pausas de 10 a 15 minutos a cada 30 minutos de prática sucessiva.
Se estiver cansado e continuar a insistir, não terá resultado positivo, é isso que tem que entender.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes