Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Ronaldo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 16 ago 2008, 19:25

Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Mensagem por Ronaldo » 16 ago 2008, 19:37

Olá Pessoal,

Gostaria de saber se minha embocadura para trompa pode ser prejudicada se eu tocar trompete.
Sou trompetista, mas agora estou ensaiando trompa, mas no grupo onde toco, ainda não tem um trompetista que possa me substituir, então ensaio a semana toda uma hora por dia com a trompa e nos finais de semana eu toco trompete, há algum problema??

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Mensagem por rmatosinhos » 17 ago 2008, 10:22

Há várias opiniões sobre isso e a mais aceite é que não é conviniente.

O Trompista de jazz russo, arkady shilkloper toca no mesmo concerto trompa, flugelhorn, trompa dos alpes etc, tudo com bocais diferentes.

Ele diz que é bom e até saudável pois se utilizam músculos diferentes e é o que lhe permite fazer um concerto sozinho sem cansaço.

Claro que para isso tem que estudar os vários instrumentos de forma equilibrada...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Ronaldo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 16 ago 2008, 19:25

Re: Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Mensagem por Ronaldo » 19 ago 2008, 14:10

Obrigado Ricardo.

Agora uma dúvida.
A trompa que eu toco ela é uma Dolphin Fá/Sib, já ouviu falar dessa marca?? O que me diz??
Outra coisa, quando monto partituras para os instrumentos em Sib, monto também a da trompa.
Aí quando vou tocar ela, eu toco com ela em fá sem pressionar o rotor para mudá-la para Sib.
Quantos tons eu preciso mudar e se é pra cima ou pra baixo.
Outro dia montei uma partitura pra ela e se fosse tocada em Sib, a primeira nota seria um Fa# agudo e aí quando mudei a tonalidade para dar certo com os demais instrumentos em Sib, a nota começou com um Si natural, ou seja, qtos tons eu conto aí??

Ronaldo.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Mensagem por rmatosinhos » 20 ago 2008, 01:11

Não conheço essa marca de trompas.

um tópico neste site onde foi abordada parte dessa questão da trompa sib.

Quanto à transposição 2 tons e meio para cima ou 3 tons e meio para baixo. na trompa costumam aparecer as duas transposições. Claro se estiver a fazer um arranjo a partir de música de trompete lembre-se que a o registo sonora da trompa é mais grave, logo preferencialmente deverá tocar uma 5ª perfeita baixo (3 tons e meio) logo:

Trompete | Trompa
Dó | Fá
Si | Mi
Sib | Mib
La | Ré
Láb | Réb
Sol | Dó
Fá# | Si
Fá | Sib <- Este é especialmente interessante: A trompa está em Fá e o trompete em Sib nesta nota precisamente inverte (o sib da trompa é o Fá do trompete)
Mi | Lá
Mib | Láb
Ré | Sol
Dó# | Fá#
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Ronaldo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 16 ago 2008, 19:25

Re: Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Mensagem por Ronaldo » 22 ago 2008, 22:28

Ricardo,

Gostaria que me passasse algum exercício pra eu ter uma boa embocadura
na trompa para tirar as notas graves como agudas.
A Trompa é um instrumento muito milindroso né, pq se não tomar cuidado
estamos dando uma nota que não tem nada a ver com a que queremos.
Precisava de um exercício para melhorar isso, os ataques na trompa, a agilidade
nos dedos para dominar as teclas. Enfim, rsrsrs, sou iniciante e preciso muito
de ajuda. Na minha região não temos nenhum curso para trompistas.
Outra coisa meu amigo, qual chave eu afino a trompa??
Acontece de ter alguma nota mais baixa quando tocamos, como acertar isso??
Por favor, me ajude.

Obrigado,
Ronaldo.

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Posso tocar trompete e Trompa? Há problema na embocadura?

Mensagem por Wagner Bracci » 08 jan 2009, 15:44

Olá, talvez possa ajudar, embora sou aluno do curso iniciante de trompa, mas digo que toquei trompete por 30 anos, como amador, também toquei flugel, e digo que ao iniciar o estudo de trompa deixei o trompete por espaço de um ano. Entendo que quem toca muitos instumentos, é claro com excessões, não toca nenhum com muita qualidade. Tive que optar por um, e optei pela trompa.
Quanto a exercicios para notas graves e agudas, comece fazendo escalas- primeiro uma oitava, depois duas oitavas, assim por diante, sempre lembrando que há tempo para tudo, não espere melhoras em semanas...
Quanto ao ataque, bem... pense na nota e ataque, não arrume a embocatura, ataque.
Afina-se a trompa com a nota Mi- posição solta (0).
Tem notas na trompa que soa mais escuras, digamos fechadas, compense com o volume de ar, pratique, pratique, estudo mais estudo, após algum tempo verá melhoras, não espere progresso muito rápido, pois não é assim. Também explorar entre o ppp-pp-p-mf-f-ff-fff e inverter ajuda muito a centrar as notas, lembre-se sem forçar muito, mas com pressão e volume do ar.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes