Surdinas

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Leôni Pepe
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 01 out 2008, 19:03

Surdinas

Mensagem por Leôni Pepe » 03 out 2008, 14:07

Sou pianista, mas sempre tive uma queda pela trompa.Desde a primeira vez que eu reparei no seu som, na trilha sonora do rei leão!!, busquei desesperadamente encontrar que instrumento tinha aquele som!!
A pouco tempo atrás comprei uma trompa em Fá, estudei e ja estou tocando, porem ainda tenho um pouco de dúvidas sofre as técnicas de surdina com a mão direita....Se você puder me ajudar ficarei muito grato! :lol: desde já obrigado!!!!! =P~

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Surdinas

Mensagem por rmatosinhos » 05 out 2008, 20:41

não compreendi a sua questão. Existem várias formas de modificar o som na campânula. Algumas com a mão e outras com surdinas de madeira metal ou outros materiais. A sua questão refere-se as surdinas em si ou as técnicas da mão direita?
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Leôni Pepe
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 01 out 2008, 19:03

Re: Surdinas

Mensagem por Leôni Pepe » 06 out 2008, 21:32

Me refiro as técnicas com a mão direita!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Surdinas

Mensagem por rmatosinhos » 08 out 2008, 22:46

é difícil falar simplesmente sobe isso num texto de um forum. Mesmo assim, existem dois princípios básicos:
1 - Fechar parcialmente a campânula faz baixar a afinação, cerca de meio tom (por vezes mais)
2 - Fechar totalmente a campânula faz subir a afinação meio tom.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

thiagora]
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 04 nov 2008, 00:43

Re: Surdinas

Mensagem por thiagora] » 04 nov 2008, 00:46

estou interessado em comprar uma trompa em sib...
jah toco trompete.. e vi aki no site q as notas são a mesma q no trompete porem 1 oitava abaixo...

queria só saber se eh necessario tocar com a mão na campanula? ou soh em casos especificos.. e quais seriam?

obrigado

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Surdinas

Mensagem por Wagner Bracci » 08 jan 2009, 16:00

Olá Tiago, se vai comprar uma trompa, se caso ainda não comprou, aconselho a comprar uma dupla Fá/Sib, pois assim terá muito mais opção, pois só em fá ou sib é dificil de completar a tessitura que consegue com a trompa dupla.
Usa-se a mão na campanula ou campana todo o tempo, porém existe execuções que pedem que se levante a trompa e abre toda a campanula, para soar um som mais brilhante e sonoro, no mais, mão sempre na campanula.
Ok.

spinetti
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 01 jan 2010, 20:52

Re: Surdinas

Mensagem por spinetti » 01 jan 2010, 21:02

ola, sou eduardo spinetti bacharel em música trompete e engenheiro civil e atualmente estudante de trompa, queria deixar o convide a conhecer as minhas surdinas para instrumentos de bocal, em especial esta o modelo inédito no brasil que é o modelo practice-mute, que baixa 90% do volume sonoro sem comprometer a afinação do instrumento e sem fazer mais força...pode ser adquerido na loja do www.danielinstrumentosmusicais.com.br ou pessoalmente 011 85325720 011 22400512 eduardospinetti@yahoo.com.br

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes