Resistência

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
luismota
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 29 mar 2009, 22:23
Localização: Carregado

Resistência

Mensagem por luismota » 10 jul 2009, 16:58

Boas! :)

Tenho 17 anos e toco trompa há mais ou menos 2 anos.
Como decidi tarde que queria ser trompista, e pq já estava no 11º ano em artes visuais quando pensei seriamente nisso, não me inscrevi numa escola profissional. Tive que me esforçar para acabar o 12º e estudar trompa ao mesmo tempo, o que por vezes era cansativo e ficava sem vontade de estudar trompa e/ou escola.. No fundo não estudava nem uma coisa nem outra! :-k

Agora que finalmente acabei o 12º, estudo cerca de 3/4 horas (divididas ao longo do dia) e noto que me falta muita resistência!
Mesmo tendo feito um bom aquecimento, exercicios de flexibilidade, escalas e arpejos, entre outros, quando quero estudar algum concerto não o consigo fazer do inicio ao fim, aliás, tenho que parar quase de pauta em pauta, pq fico com os lábios demasiado cansados! :-#

Será que pode ser um problema de adaptação, visto que só agora comecei a estudar mais horas?


Obrigado :yawinkle: :drinkers:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Resistência

Mensagem por rmatosinhos » 12 jul 2009, 09:38

Olá
Se estudava 30min e passou a estudar 3/4 é normal. Recomendo que a quantidade de estudo seja aumentada progressivamente.
De qq forma, sempre que há uma mudança, há tendência para os lábios incharem.
Continuando a estudar normalmente, pouco tempo de cada vez, dividido ao longo do dia, os lábios voltam ao normal passados uns dias.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Resistência

Mensagem por Wagner Bracci » 27 mar 2010, 12:46

](*,) Cuidado para não "estourar"a embocadura, aprendi que se começar a "doer" deve ver o que pode estar acontecendo, muitas vezes teimamos e ai o desastre é muito maior, tive um caso com um aluno que ficou fazendo muito bzbzbzbzbzbbzzzzz, resultado? não conseguia passar do sol 3, coisa que fazia com muita facilidade, mas devido o excesso de treino, fortificou muito os lábios, ai não conseguia vibrar as notas agudas.
Se doer, passe para estudos que exigam menos os lábios, mas nunca desistas de seu intento!!! :lol:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Resistência

Mensagem por rmatosinhos » 02 mar 2011, 02:47

Coloquei no meu site um pequeno artigo sobre esta temática.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes