Intervalos de notas para trabalho em trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

brfhorn
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 29
Registado: 11 mai 2010, 18:00
Localização: Brasilia - Brazil

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por brfhorn » 02 nov 2010, 01:39

Gil Brasil Escreveu:brfhorn, aqui vão as fotos com as medidas do bocal.
São medidas bastante aproximadas, pode haver alguma diferença ínfima, mas com certeza vai ajudá-lo.

Qualquer dúvida, fala aí. Clique no link:

http://img829.imageshack.us/img829/2620/bocal1.jpg

Abraço.
Que Deus te abençoe Gil Brazil. A propósito, a paz de Deus! Vi em outro tópico que você tb é da CCB. Sou de Brasília.

Aproveito a oportunidade pra perguntar se alguem conhece algum esquema de troca de afinação da trompa Fa/Sib para Sib/Fa para trompas Holton pois passei a tocar somente em Sib(Achei bem mais fácil pra afinar) e gostaria de fazer a essa troca. Abs[] e desde já agradeço.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por rmatosinhos » 02 nov 2010, 09:27

Darezzo Escreveu:Hum..´.acho que entendi...

só mais uma dúvida...existe trompa em Fá com 04 chaves??? Se existir qual a função da 4º Chave???

Um forte abraço meu caro Ricardo e parabéns pelo site.

Darezzo
Assim, de repente lembro-me de 3 possíveis opções.

O mais comum é ter uma trompa em fá com uma quarta chave que baixa meio tom (ou seja fica em Mi) para facilitar, não sendo necessário transpor para tocar em som bouché.
Uma outra possibilidade (mais rara) é uma trompa com uma 4 chave que transpõe para mib (uma vez que existe muito repertório para bandas de instrumentos de sopro que está escrito em mib.
Poderá ser ainda uma outra possibilidade...
Existem as trompas Fá/Sib / (full double horn) que têm 2 conjuntos de 3 tubos e existem umas trompas que estão em sib e têm uma chave que aumenta quase um metro ao comprimento da trompa para ficar em fá. Claro que como não tem um tubo para cada chave, nem sempre a afinação é das melhores.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por Gil Brasil » 02 nov 2010, 19:28

Darezzo Escreveu:Olá Gil e amigos trompistas...

Realmente deu uma boa esclarecida, porém passei um apuro tremento ontem na orquestra...fui com minha trompa para pelo menos tentar acopanhar os outros trompistas, e para a minha supresa advinhem, cheguei lá não tinha um sequer, nem pra cntar história, faltaram todos, e foi o meu primeiro ensaio com a trompa, resultado...foi um fiasco, não tinha base nenhuma, não consegui fazer quase nada, e descobri que o que eu pensava ser um Dó na trompa, era na realidade um Sol...ou seja...acho que estou fazendo tudo errado... #-o :oops:

estou desesperado...me ajudem...rsrsrs...a minha trompa é em Fá/Sib, as paetituras são para trompa em Fá, e a digitação que estou fazendo é Do0, Ré1, Mi0, Fá1, Sol0, Lá12, Si2, Do0...ou seja...como se fosse o Dó médio endiante do Trompete em Sib, porém devo considerar que é o Dó grave da trompa...é isso mesmo??? Estou fazendo algo errado???

Pelo amor de Deus me ajudem..estou desesperado...

Abraços

Darezzo

Calma, Darezzo, muita calma. Aprender é assim mesmo, ainda mais a trompa, esta maravilha de instrumento "misterioso".
Leia esta resposta que postei ao mapereira, vai te ajudar com certeza.
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f ... 1840#p1840
Qualquer coisa escreve aí, vamos juntos aprendendo.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por Gil Brasil » 03 nov 2010, 22:19

brfhorn Escreveu:
Gil Brasil Escreveu:brfhorn, aqui vão as fotos com as medidas do bocal.
São medidas bastante aproximadas, pode haver alguma diferença ínfima, mas com certeza vai ajudá-lo.

Qualquer dúvida, fala aí. Clique no link:

http://img829.imageshack.us/img829/2620/bocal1.jpg

Abraço.
Que Deus te abençoe Gil Brazil. A propósito, a paz de Deus! Vi em outro tópico que você tb é da CCB. Sou de Brasília.

Aproveito a oportunidade pra perguntar se alguem conhece algum esquema de troca de afinação da trompa Fa/Sib para Sib/Fa para trompas Holton pois passei a tocar somente em Sib(Achei bem mais fácil pra afinar) e gostaria de fazer a essa troca. Abs[] e desde já agradeço.
Amém, brfhorn.

Acho mais fácil você trocar de trompa do que fazer a troca da afinação, pois irá mexer num instrumento original e corre-se o risco do resultado não ser dos melhores, traduzindo, pode acabar com sua trompa.

De qualquer forma, é sempre bom ter as duas afinações (Fá e Sib), pois é bom para variar durante os hinos ou como opção mais interessante em determinados momentos. Sobre ter que apertar a 4ª chave o tempo todo é apenas questão de acostumar-se.

A Paz de Deus, brfhorn.
Gil Brasil

Darezzo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 25 out 2010, 20:36

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por Darezzo » 09 nov 2010, 15:19

Olá meus amigos

Dei uma sumidamas aqui estou eu principalmente para agradecer o apoio de vcs todos, sem a ajuda de vcs certamente não conseguiria...

Descobri algo muito interessante para mim, tocar a trompa em Sib é muito mais confortável do que a em Fá (será que é só pra mim...rsrsrs) me adaptei muito rápido e já estou até me integrando a orquestra...porém ainda tenho muito o que aprender principalmente no que diz respeito a embocadura que pelo que percebi faz toda a diferença e ao controle da coluna de ar.

MAs vamos em frente..mais uma vez muito obrigado...sem vcs certamente ja teria desistido.

Um forte abraço a todos e que Deus continue abençoando grandemente este trabalho \:D/ :tr1: =D> =D>

Darezzo

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por Gil Brasil » 03 fev 2013, 21:35

Amém, Darezzo,

Tocar a trompa em Sib é mais fácil para todos, sem dúvida, pois significa quase um metro menos de cano para passagem do ar. A trompa Sib foi feita para distanciar os harmônicos, principalmente os mais agudos.

E ainda tem as trompas em Fa alto e Mib alto, que reduzem ainda mais extensão dos canos de passagem de ar e aumentam a distância entre os harmônicos (geralmente existem as triplas http://www.donmack.com/HoyerFrenchHorns/TripleHorns.asp e as descant https://www.prowinds.com/merchantmanage ... 14_363_365 em várias configurações) que facilitam ainda mais alcançar notas agudas e agudíssimas, mas em compensação o som não é tão melodioso quanto à trompa originalmente em Fá e mesmo em Sib.

Sobre embocadura, como diz Ricardo Matosinhos, gaste bastante ar, inspire e respire fundo, treine, treine e treine. Só o tempo e dedicação trará melhoras e o aprendizado da trompa.

Continue tocando em Sib, use o chaveamento acima e não se espante como o usuário-trompista mapereira, pois a trompa fica muito aguda se tocada no contralto e mais ainda no soprano.

A Paz de Deus.
Gil Brasil

Jose Vizcaino
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 30 ago 2017, 15:14

Re: Intervalos de notas para trabalho em trompa

Mensagem por Jose Vizcaino » 30 ago 2017, 17:19

Congratulações pelo Site... Sou CCB ... Iniciei com 7 anos em trompete e depois fui para o Coralto na adolescência sem condições financeiras para a adquirir a Trompa, mas a tessitura limitada fez-me voltar ao Trompete, num amplo trabalho de estudo, tive acesso a uma Video Aula (VHS) Trompete - Tecnicas e Soluções - Sergio Cascapera e modifiquei minha embocadura de "Tu" para "TI" e ai , após 6 meses treinando de maneira pontual , sem frequência transformei a embocadura... tirando com facilidade sons agudíssimos no trompete...
...Quando fui ensinar um aluno em meados de 1998, me espantei com a minha própria embocadura usando o "TI" e o "DA", "DE" e "DI" e migrei para a Trompa em meados de 1999, e passei a estudada-la, e tomei conhecimento do trabalho de Ricardo Matozinhos após retornar para tocar a Trompa na CCB, seu trabalho amplo que ele fez em meados do inicio do século, salvo erro 2001 ou 2002 nas aulas, como destruir uma embocadura, pequena história da trompa .. etc...etc...ai passei acompanhar e estudar, estudar, estudar... segui minha vida de ganhar a vida como bancário e agora após aposentadoria decidi dedicar-me novamente , em meu período sabático indo para docência universitária e tocar mais este maravilhoso instrumento , revisitando partituras , etc...etc.. , revisitei várias de minhas aulas anteriores...
Concomitante vi o trabalho de Tessitura dos instrumentos da CCB no "Manual de Orientação Orquestral" e me espantei, colocaram a Tessitura da Trompa corretamente (ainda que questionável visto bocais apropriados, não mencionaram a Tropa Descante ou tripla" e mas "não abriram brecha para a Trompa fazer o soprano"... não entendo, a Trompa pode fazer tanto a vós masculina do soprano (imitando trombone" como a vós feminina também no soprano e meio soprano , ainda mais se for uma trompa "descante" ... os hinos foram reescritos para atingir o "fá" e a tessitura da Trompa atinge , por que não permitir se a Trompa executar o soprano em caso de necessidade?
Reforçando que pode com o efeito "surdina" que é feito com a mão ter melhor qualidade de sonoridade que um sax alto ou um trompete, por maior qualidade que tenha o executor , vis a vis a lei e acompanhamento de som no Brasil e nas prefeituras , inclusive com uso de decibelímetro?
Alguém aqui conhece alguém da Comissão da CCB que criou o "Manual de Orientação Orquestral" e consegue pedir para reverem este equivoco?
Lembrando que o projeto é aumentar a quantidade de trompas na orquestra no longo prazo, utópico talvez , mas não impossível...

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes