Afinação Fa / Sib

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Evaldo R. Freitas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 03 jan 2010, 13:05

Afinação Fa / Sib

Mensagem por Evaldo R. Freitas » 13 fev 2010, 14:33

Olá pessoal !Primeiro quero expressar a minha satisfação em conhecer este Forum. Ele é muito bom. =D>
Bom, estou estudando trompa a 2 meses e percebi, utilizando um afinador eletrônico, que minha trompa quando em Fá, afina bem. Mas quando em Sib ela fica quase meio tom acima. É normal ou defeito ?? :roll:
Desde já , agradeço.
Abraço brasileiro a todos.
Evaldo.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinação Fa / Sib

Mensagem por rmatosinhos » 14 fev 2010, 10:26

Nas trompas duplas existem geralmente 2 ou 3 bombas de afinação: geral, fá e sib
A forma mais fácil de identificar é:
Geral: Tubo que aparece directamente a seguir ao leadpipe (tubo onde encaixa o bocal)
Fá: Geralmente é Maior (se retirar a bomba e tocar em fá tem ar a passar por esse tubo)
Sib Geralmente é mais pequena (se retirar a bomba e tocar em sib tem ar a passar por esse tubo)

Para afinar uma trompa dupla a primeira coisa que tem que fazer é equilibrar as duas trompas usando a bomba de fá e de sib (ou somente a de sib, dependendo dos modelos). Depois poderá usar apenas a bomba geral pois afinará as duas trompas ao mesmo tempo.
(Não esquecer afinar também os tubos do 1º, 2º e 3º rotor)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Jaime Resende
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 14 mar 2010, 19:17
Localização: OVAR - AVEIRO - PORTUGAL

Afinação Fa / Sib

Mensagem por Jaime Resende » 14 mar 2010, 19:49

olá a todos!!! Tenho uma trompa dupla JUPITER e nunca afinei a trompa pelas bombas dos rotores, mas isso implica que eu esteja sempre com a afinaçao muito alta, o q tambem é projudicial não só na afinçao como em apanhar alguns vicios, por isso gostava de de saber comoo e q se afina os rotores...

Alguem me pode ajudar???

Cmps. a todos.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinação Fa / Sib

Mensagem por rmatosinhos » 14 mar 2010, 23:07

Para afinar a trompa Sib comece por tocar um fá3 e afinar para ficar no "0" do afinador
De seguida fazer afinar segunda chave (afinando com a bomba do 2º rotor
De seguida fazer afinar a primeira chave (afinando com a bomba do 1º rotor
'''' ''' afinar a 1ª e 2ª chave (usando a bomba do 1º e 2º rotor. (não baixar demasiado a afinação, caso contrário vai afinar uma série e desafinar desafinar duas.
por último afine a 2ª e 3ª chave.
Não será necessário, numa trompa dupla, afinar a a posição 1+3 e 1+2+3 de trompa Sib (pois serão equivalentes a 0 e 2 de trompa fá)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

nonada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 13 jul 2012, 06:53

Re: Afinação Fa / Sib

Mensagem por nonada » 14 jul 2012, 23:21

Obrigado pelos esclarecimentos!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes