Do euphonium para trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por rmatosinhos » 06 mai 2010, 10:37

É difícil falar sobre embocadura num pequeno tópico.
Há diversas teorias sobre a embocadura umas que afirmam que não deverá haver mudanças outras que assumem movimento do maxilar inferior (pivot system)

A melhor recomendação que lhe posso dar em poucas palavas, será:
procurar o "centro" da embocadura. O centro não tem que ser necessariamente no centro da embocadura ou 90 graus com o bocal ou com o ar a apontar directamente para o orifício do bocal. O Centro é o ponto em que o som sai mais focado (centrado) e com o minimo de energia despendida. Gastar demasiado ar e produzir pouco som significa que o som não está focado.
Quem deve controlar este processo é o ouvido (independentemente da posição que tiver na embocadura). Os grandes mestres da trompa têm muitas vezes embocaduras tudo menos standard...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Luiz Colombelli
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 25 abr 2010, 03:46

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por Luiz Colombelli » 02 jun 2010, 15:45

obrigado...
e onde eu posso encontrar metodo para iniciante??

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por rmatosinhos » 05 jun 2010, 07:25

há muitos métodos para começar a dúvida é o que consegue encontrar no brasil (pelo nome penso q seja brasileiro)

Anton Horner - Primary Studies

há um muito bom de Emil WIPPERICH numa edição da Orquestra Filarmónica de Praga em 6 volumes. Trata-se de uma compilação de estudos de diversos autores, muitos deles transpostos para tonalidades e tessituras mais fáceis.

Se procura métodos que falem um pouco de tudo, posição, vibração ritmo etc tem também os 2 volumes de Franz SCHOLLAR ou o método de Oscar FRANZ.

O ideal será provavelmente procurar junto um trompista aí. Pois nem tudo é fácil de encontrar em todos os países.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Luiz Colombelli
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 25 abr 2010, 03:46

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por Luiz Colombelli » 10 jun 2010, 00:17

sou brasileiro sim...
moro no paraná...(nno interior)

aqui na regiaão nao tem nenhum trompista...
mas muito obrigado...

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por Gil Brasil » 24 mai 2011, 18:27

Viril Escreveu:É verdade que não é fácil!!!! Mas nós, trompistas, estamos lá a tocar, se tivéssemos todos a mentalidade dos outros músicos, não havia trompas em nenhuma banda! Para além de que uma trompa bem tocada é um espectáculo, linda!
Verdade Viril, mas pouquíssimos músicos entendem isso, pois a maioria ignora o quanto a trompa é mais difícil que os outros instrumentos.
Se você erra perto de algum saxofonista, logo olham achando que eles são ótimos no "sax" e você ruim na trompa.
Mas, também tem o lado estimulante: outro dia, estava eu e outro trompista no contralto, e um trombonista levantou-se e foi até nós nos parabenizar pelo lindo som das trompas. É isso que faz valer a pena.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por mapereira » 25 mai 2011, 02:11

Gil
No mês de março lá estava eu no ensaio regional em Campo Limpo Paulista onde sempre aparece, todos os anos, vindos de São Paulo ou região metropolitana, de seis para mais trompistas; mas neste ensaio de março eu entrei pouco depois das nove e fiquei na expectativa, observando para ver se chegava alguém; nove e meia, começa o ensaio e só eu no meio dos trompetes, e só eu no meio de mais de trezentos músicos. Lá ia tudo bem quando, quase ao final do ensaio o regional disse que tinha alguns instrumentos desconhecidos ali e que mostrássemos um pouquinho. Começou com os oboés e fagotes juntos, depois a trompa sendo acompanhada pelo órgão. Toquei, não consegui tirar um bom som, a pressão foi muito grande mas, mesmo assim, toquei. Fiquei triste ao notar alguma reprovação.
Mês de abril, ensaio local, encarregado de Franco da Rocha pede que flauta faça soprano e trompa contralto; toquei e gostei. Ao término do ensaio os parabéns, ficou ótimo, esse instrumento têm um som maravilhoso, diziam; lá estava eu, agora alegre e feliz,; nos dois ensaios era o hino 450.
Paz de Deus

AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por AndersonAndrade » 25 mai 2011, 16:47

ApdD aos trompistas CCB,

Comecei a tocar em ensaios a 2 meses e esse é um dos "problemas" que tenho percebido.. Os encarregados sempre querem escutar a trompa no solo... Isso já me deixou em apuros também. Mas, ao mesmo tempo, isso demonstra o quanto apreciam nosso instrumento.

Continuemos na luta, em busca da tocada perfeita... :-)

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por Gil Brasil » 25 mai 2011, 18:39

mapereira Escreveu:Gil
No mês de março lá estava eu no ensaio regional em Campo Limpo Paulista onde sempre aparece, todos os anos, vindos de São Paulo ou região metropolitana, de seis para mais trompistas; mas neste ensaio de março eu entrei pouco depois das nove e fiquei na expectativa, observando para ver se chegava alguém; nove e meia, começa o ensaio e só eu no meio dos trompetes, e só eu no meio de mais de trezentos músicos. Lá ia tudo bem quando, quase ao final do ensaio o regional disse que tinha alguns instrumentos desconhecidos ali e que mostrássemos um pouquinho. Começou com os oboés e fagotes juntos, depois a trompa sendo acompanhada pelo órgão. Toquei, não consegui tirar um bom som, a pressão foi muito grande mas, mesmo assim, toquei. Fiquei triste ao notar alguma reprovação.
Mês de abril, ensaio local, encarregado de Franco da Rocha pede que flauta faça soprano e trompa contralto; toquei e gostei. Ao término do ensaio os parabéns, ficou ótimo, esse instrumento têm um som maravilhoso, diziam; lá estava eu, agora alegre e feliz,; nos dois ensaios era o hino 450.
Paz de Deus
mapereira, trompista é assim, superação a cada tocada, ainda mais a gente que tem pouco tempo para dedicar num instrumento altamente exigente, mas ao mesmo tempo lindo, diferenciado. Meu sogro, que é trombonista, fala que a trompa tem "o som dos céus".

Será que os que reprovaram nunca erraram? Certamente nunca tentou tocar uma trompa, ou nem faz ideia do que é tocar trompa, ainda mais no contralto, que é um das partituras mais exigentes que já vi em termos de duração de tempo das notas, quase nenhuma pausa e grande quantidade de notas média-agudas e agudas (50% das notas estão acima do Sol3 em tonalidade de Dó, indo até Mi4).

Não é fácil, em comparação com o trompista profissional solista, este tem muitas pausas em várias peças e concertos, enquanto a orquestra faz a contraparte; em sinfonias ou concertos de câmara, quando a trompa é somente acompanhamento, tem mais descanso ainda. Não estou aqui dizendo que o trompista profissional não tem dificuldades, mas ele está melhor preparado para isso e a questão das pausas é verdadeira em comparação com nossos hinos.

Uma dica é sempre na semana do ensaio tocar todos os dias anteriores, cerca de uma hora, com bastante firmeza e ritmo. No dia anterior ao ensaio, faça apenas 50% do que fez nos dias anteriores, mas com firmeza. No dia do ensaio, se quiser dê apenas uma escala em casa e vá para o ensaio. Vai se sentir mais confiante e vai conseguir um som firme.

Continuemos a aprender, a cada dia uma batalha vencida.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por Gil Brasil » 25 mai 2011, 18:49

AndersonAndrade Escreveu:ApdD aos trompistas CCB,

Comecei a tocar em ensaios a 2 meses e esse é um dos "problemas" que tenho percebido.. Os encarregados sempre querem escutar a trompa no solo... Isso já me deixou em apuros também. Mas, ao mesmo tempo, isso demonstra o quanto apreciam nosso instrumento.

Continuemos na luta, em busca da tocada perfeita... :-)
Amém, Anderson.

De fato, os encarregados, nem todos, gostam de apreciar sons diferentes como o da trompa.
Quando você escreve: "trompa no solo"? Quer dizer, no contralto, no soprano ou no tenor? Porque se for no soprano é exigir demais de qualquer trompista, tem que estar muito preparado para isso. Até mesmo profissionais precisariam estudar a partitura para conseguir um soprano excelente.

Um dia, num ensaio regional, estava ao lado de um encarregado regional (e era fera) com um trompete importado (não me lembro a marca), eu naquela pressão, estava começando ainda, e ele me disse que ele achava a trompa difícil demais, que não se animaria a tocá-la. Daí se percebe o quanto alguém que conhece a dificuldade dá valor ao trompista, mas infelizmente não é o caso daqueles que desconhecem tal fato, como relatou nosso querido mapereira. (Aliás, mapereira, diga-nos seu nome: seria Mário Pereira?)

O segredo para uma boa tocada é dedicação, prática diária ou alternada, estudar métodos, e por fim, tentar conseguir uma trompa de melhor qualidade e um bocal adequado. No Brasil, a dificuldade financeira de comprar uma trompa de qualidade é visível, pois tudo temos que importar, o que onera demais o preço.

Mas, confiando em Deus e buscando sempre a perfeita tocada...

Deus te abençoe.
Gil Brasil

AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

Re: Do euphonium para trompa

Mensagem por AndersonAndrade » 28 mai 2011, 17:48

É meu caro Gil.. Realmente é muito complicado.

Mas agora que estamos na chuva, vamos tocar..rsss

Quando disse solo me referi ao contralto mesmo, acompanhado sempre do orgão. De qualquer forma complica né pois todos os possíveis defeitos aparecem. é como vc disse, tem q ter muita firmeza. Vamos em busca disso.

E que Deus nos abençoe sempre.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes