COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Abner » 05 nov 2010, 19:19

Ola pessoal!!!!! Me chamo Abner, moro em São Paulo.
Estudo trompa a 10 meses, mas tenho dificuldades em melhorar o som
dela. Sei q a trompa tem um som muito bonito, mas eu não consigo faze-lo.
Fica um som fraco e "vazio", não é o som cheio da trompa q eu geralmente
escuto em orquestras ou escuto com o meu instrutor.
Existe alguma técnica ou somente embocadura resolve? E também tenho
dificuldades em saber a posição correta da mão direita dentro da campana.

Muito obrigado!!!!! :tr1: :tr1: :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Gil Brasil » 05 nov 2010, 20:13

Abner, a trompa é realmente linda, mas depende de algumas coisas.

Um bom instrumento, um bocal adequado, estudo, dedicação, saber trabalhar a embocadura e usar a mão na campana, isso para ser muito breve e resumido.

Um instrumento de boa qualidade é o começo de tudo, que pode ser uma Holton, Hans Hoyer, Yamaha, Conn, Atkinson, Otto Dieter, ou as mais caras e famosas como Alexander, Paxman, Eng. Schmid, Lewis, Cornford, etc. Aqui no Brasil, temos a Weril e as chinesas baratas, mas a meu ver são instrumentos de baixa qualidade.

Também tem a questão do instrumento ter um som mais escuro ou mais brilhante, de ser do estilo Kruspe ou Geyer/Knopf.

A embocadura é muito importante e é essencial para se ter um som bonito, cheio e vibrante. Mas, não basta, é preciso as outras coisas funcionarem bem. Sobre embocadura, leia isso, vai te ajudar:
http://trompista.com/pt/download/file.php?id=116

Sobre a mão na campana, leia isso e outros tópicos aqui no Trompista sobre o assunto:
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f=10&t=842

Abraço.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por rmatosinhos » 05 nov 2010, 22:37

Como melhorar o som da trompa?

Paciência.... uma dose reforçada de paciência.
Se toca à 10 meses ainda toca à pouco tempo.
Dê tempo ao tempo, mas tendo sempre em mente uma melhoria do som.
Instrumentos, bocais e acessórios à parte a primeira sugestão vai para gastar um pouco mais de combustível.
Em tempo de crise financeira mundial há apenas uma coisa que ainda não se paga (para já! :) )
"Ar!"
Use bastante ar, gaste todo o ar que puder, pelo menos inicialmente.
Se necessário respire mais vezes, e verá que o seu som melhorará consideravelmente.
Continue sempre gastando muito ar e daqui por 1 ou 2 meses, assim que gostar do seu som, aí sim tente usar o ar de forma mais eficaz, gastando menos ar e produzindo a mesma qualidade de som.
Nessa altura, passe novamente por cá e poderei dar-lhe depois algumas dicas para usar melhor o ar.
Até lá, gaste ar à vontade!
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Abner » 06 nov 2010, 11:39

A respeito da marca, a minha é CSR, essa é uma marca boa?????
A afinação dela é boa! Eu também toco com os sax altos, inclusive o
meu irmão toca sax, a a afinação esta certa, só q o som ainda não chegou
aonde eu espero da trompa!!!! #-o
Más muito obrigado pela ajuda!!!!! :tr1: :tr1: :tr1:

Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Abner » 10 nov 2010, 20:02

Gostaria de saber se a marca CSR é uma boa marca da trompa??? Nunca li nada sobre essa marca aqui no portal!!!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Gil Brasil » 11 nov 2010, 21:25

Abner Escreveu:Gostaria de saber se a marca CSR é uma boa marca da trompa??? Nunca li nada sobre essa marca aqui no portal!!!!
Abner,

CSR - Centro Sul Representações - é uma empresa atacadista, que fica em Guarulhos, São Paulo, Brasil, que importa instrumentos musicais e mais um monte de coisa (eletrônicos, cine/foto, iluminação, etc).

As trompas que ela importa são chinesas, e como as muitas chinesas que estão no Brasil, a CSR incorpora sua marca aos produtos que importa, colocando a marca CSR ainda na fábrica em território chinês ou, em outros casos, aqui mesmo no Brasil, dependendo da possibilidade.

Ela tem 3 modelos de trompa: 6443L (igual às chinesas Conductor, Dolphin, etc, cópias da original Hans Hoyer 801), 6443N (me pareceu copiada de alguma Conn, talvez a 8D Elkhart) e 6444N (parece uma tripla, mas não tenho certeza). O certo é que são trompas chinesas, copiadas das trompas famosas.

Para iniciantes, se a afinação é boa, se as chaves não estão emperrando, a pintura não está descascando, tudo bem. Você falou que o som ainda não chegou onde você quer, mas talvez isso seja um problema de todos os trompistas do mundo :mrgreen: :lol: , porque eu não conheço gente mais exigente (leia-se, detalhista, enjoado) do que trompista e realmente procede pois é o instrumento mais difícil de tocar e o mais difícil de gravar em estúdio, exatamente porque a trompa fica voltada para trás e ela precisa do ambiente para construir todo o seu som.

Porém, é sempre bom procurar melhorar, eu acho que é um aprendizado para vida toda.
Gil Brasil

Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Abner » 13 nov 2010, 00:34

Muito obrigado pessoal!!!!!
Se eu tiver qualquer outra duvida eu volto a perturba-los!!! :D :D :D

Muito obrigado!! vcs são 10 :tr1: :tr1: :tr1:

mauricio
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2010, 12:35

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por mauricio » 10 mai 2011, 22:12

ola trompista de plantao, estou tocando trompa a 1 ano mas eu ainda falho muito nas notas agudas,gostaria de saber ce para tocar o soprano na trompa o certo seria agudo ou 1 oitava abaixo, no contralto ate vou bem,nao sei ce marca de instrumento ajuda, pois toco em uma conm

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por rmatosinhos » 11 mai 2011, 10:54

Olá Mauricio
A melhor forma de perder o medo de voar é entrar num avião.
A melhor forma de tocar bem no registo agudo é estudar o registo agudo.
Claro que tem que haver conta, peso e medida...

Faça um bom aquecimento e estude as passagens (notas, ritmos, dinâmicas e articulações) uma oitava abaixo, toque de seguida na oitava correcta.
Evite juntar dificuldades registo agudo - texto musical. Trabalhe primeiro a clareza do texto musical e depois a oitava correcta. Se estudar tudo ao mesmo tempo, provavelmente irá ficar demasiado cansado antes de conseguir tocar toda a informação que está escrita na partitura.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Gil Brasil » 11 mai 2011, 21:29

mauricio Escreveu:ola trompista de plantao, estou tocando trompa a 1 ano mas eu ainda falho muito nas notas agudas,gostaria de saber ce para tocar o soprano na trompa o certo seria agudo ou 1 oitava abaixo, no contralto ate vou bem,nao sei ce marca de instrumento ajuda, pois toco em uma conm
Mauricio, se vc é da CCB, é possível entender a sua dúvida.
Prof. Matosinhos proporcionou uma excelente explicação técnica e didática sobre o tema.
Recomendo que se atenha a estudar e tocar a sua parte (contralto) até a ter domínio completo e só depois alçar novos voos, no caso o soprano.

O correto é tocar o soprano na oitava correta, mas isso demanda enorme dedicação, tempo e prática.
Porém, caso seja necessário tocar o soprano, observe isso: se for orquestra pequena e estiver inseguro e sem prática, toque uma oitava abaixo; se for orquestra maior (20 músicos acima, por exemplo), estiver bastante seguro, treinado e ver que a orquestra consiga absorver o seu som sem interferir na altura e andamento, toque a oitava correta.

Sobre a Conn 6D, na minha opinião e pelo que leio nos reviews em vários lugares, a Conn talvez não seja a mais apropriada para agudos, por se tratar de uma marca com características próprias e, além disso, há opiniões de que fabricam lotes ora excelentes, ora com falhas.
Gil Brasil

Rafael Ferraz
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 14 nov 2012, 14:35

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por Rafael Ferraz » 08 jan 2013, 14:55

Eu tenho uma Jupiter estou com 2 meses de aula, o som ja está começando a ficar ´´ agradavel `` mas eu vejo q preciso melhorar e muito!!! O que vocês acham da Jupiter? E algumas dicas para melhorar o som !!
Muito Obrigado...

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: COMO MELHORAR O SOM DA TROMPA?????

Mensagem por rmatosinhos » 09 jan 2013, 08:57

Para melhorar o som deverá aumentar a quantidade e pressão de ar.
Outros aspectos que influenciam igualmente a qualidade do som passam por uma vibração focada e um controlo da mão direita, zelando para que esta não feche demasiado a campânula.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes